ID do artigo : 00173790 / Última modificação : 13-06-2022Imprimir

O que é a retenção de imagem em televisores OLED e como a evitar

O que é a retenção de imagem?

    MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

    O que é a retenção de imagem?

    A retenção de imagem diz respeito a uma imagem residual temporária ou permanente num ecrã. Devido às caraterísticas dos materiais utilizados para obter imagens de alta definição, o ecrã dos televisores OLED podem sofrer de retenção de imagem caso uma imagem seja apresentada continuamente durante longos períodos de tempo. Em alternativa, a retenção de imagem pode ocorrer se a mesma imagem for apresentada repetidamente. Para proteger o ecrã, evite utilizar imagens suscetíveis a retenção de imagem tanto quanto possível e cumpra as precauções indicadas no artigo abaixo.

    De forma resumida, se desligar regularmente o seu televisor OLED e não apresentar sempre a mesma imagem estática, é extremamente improvável que se depare com a retenção de imagem.

    Que imagens podem contribuir para a retenção de imagem?

    • Conteúdo com barras pretas na parte superior e inferior ou dos lados esquerdo e direito do ecrã, tal como num ecrã letterbox com formato 4:3
    • Imagens estáticas, como fotografias
    • Jogos de vídeo com conteúdo estático em alguma parte do ecrã
    • Menus no ecrã, guias de programação e logótipos de canais
    • Conteúdo estático de aplicações
    • Alertas no ecrã, como os utilizados para notícias e destaques

    Que funções do televisor reduzem automaticamente a retenção de imagem?

    Para proteger o ecrã do televisor da retenção de imagens, este foi equipado com funções que ajustam automaticamente as condições do ecrã. Estas funções são executadas automaticamente de acordo com o estado do televisor ou pode executá-las manualmente.

    FunçõesComo é que impede a retenção de imagens?
    Atualização do painelAjusta a uniformidade do ecrã do televisor depois de o utilizar durante longos períodos de tempo (recomenda-se que não efetue este procedimento mais do que uma vez por ano).
    Calibração do painelOtimiza o ecrã ou melhora a imagem em cenas escuras. O televisor efetua automaticamente a calibração do painel algumas horas após a alimentação ser desligada com o telecomando.
    Deslocamento de pixéisMuda a imagem no ecrã do televisor após um determinado período de tempo, sendo esta função executada automaticamente quando a mesma está ativada.
    Proteção de ecrãAtiva-se quando o televisor está inativo durante um determinado período de tempo de forma a proteger o painel da retenção de imagem. Estão disponíveis definições relativas ao tempo em que o televisor deve estar inativo antes de a proteção de ecrã ser ativada.
    Função para ajustar o brilho do ecrãEsta função reduz gradualmente o brilho do ecrã para proteger o ecrã. Para controlar o brilho do ecrã, verifique as definições do sensor de luz ambiente, sensor de luz, sensor de luz e cor e de pico de luminância.

    Como evitar a retenção de imagens

    Verifique o seguinte para reduzir o risco de retenção de imagem no ecrã:

    Reduzir a retenção de imagem ou a não uniformidade no ecrã do televisor OLED: Desligue-o

    1. Depois de utilizar o televisor, prima o botão de Alimentação no televisor ou no telecomando para o desligar. Recomendamos que desligue sempre o televisor após a sua utilização.
      • Deixe o televisor desligado durante cerca de seis horas ou mais (por exemplo, durante a noite).
    2. Afaste o televisor da luz solar direta. A exposição à luz solar pode alterar as características do ecrã do televisor e pode parecer não uniforme.

    Preencha o ecrã utilizando o Modo expandido para eliminar as barras pretas

    Selecione o Modo expandido e não o Normal.

      1. Abra o ecrã Definições.
      2. Selecione Visualização e Som ou Visualização.
      3. Selecione Ecrã.
      4. Selecione Modo expandido.
      5. Selecione Otimizado, Expandido ou Zoom.

    Como aceder às Definições

    Desligue o OSD (Visualização no ecrã) e evite as imagens estáticas

    • Prima o botão de Visualização no telecomando fornecido para desligar o OSD.
    • Evite apresentar imagens estáticas com cores vivas (incluindo branco), relógios ou logótipos em qualquer parte do ecrã.

    Configure as definições de imagem com base nas condições do ambiente

    1. Abra o ecrã Definições.
    2. Selecione Visualização e Som ou Visualização.
    3. Selecione Imagem.
    4. Selecione Modo de Imagem.
    5. Selecione Standard. Recomenda-se Standard para utilização em casa e para visualização de conteúdo que apresenta frequentemente logótipos de estações, etc.

    Como aceder às Definições