ID do artigo : 00193749 / Última modificação : 04-08-2022Imprimir

Como resolver problemas com a imagem e o ecrã do televisor

Existem linhas no ecrã, o ecrã está desfocado, tem imagens duplas, está demasiado brilhante ou escuro ou tem cores estranhas.

    Experimente uma solução conforme o problema que está a ocorrer:

    Antes de começar

    Descrição geral do conteúdo:

    Clique ou toque numa ligação para avançar para o parágrafo:

    1. Linhas no ecrã
    2. Ecrã desfocado
    3. Imagens duplas
    4. Visualização anormal
    5. Problemas de contraste (Demasiado brilhante ou escuro)
    6. Ecrã cinzento
    7. Cores estranhas no ecrã
    8. Pontos de verificação básicos de problemas no ecrã (linhas/cores desfocadas/estranhas) do dispositivo de áudio/vídeo
    9. Outros problemas do ecrã

    1. Linhas no ecrã (linhas verticais/horizontais, bandas)

    Diagrama de imagens do sintoma

    Prima o botão HOME do telecomando para visualizar o ecrã de menu do televisor.

    Quando o mesmo problema ocorre no ecrã de menu

    Exemplos:
    Problema de linhas no ecrã do menu Home

    Poderá existir um problema com o seu televisor. Siga estes passos para resolver o problema:

    1. Reinicie o televisor e verifique se o problema foi resolvido.
      1. Desligue o televisor e, em seguida, desligue o cabo de alimentação CA (alimentação elétrica).
      2. Mantenha a ficha do televisor desligada durante 30 segundos.
      3. Ligue o cabo de alimentação CA (alimentação elétrica) e, em seguida, ligue o televisor para verificar o respetivo estado.
    2. Ao utilizar um televisor com a opção de Autodiagnóstico, experimente o teste de Autodiagnóstico. Para mais informações, consulte Como utilizar a opção de Autodiagnóstico .
    3. Se os passos acima não ajudarem a resolver o problema, o produto pode necessitar de assistência.

    Quando o mesmo problema ocorre fora do ecrã de menu

    Podem existir problemas com a fonte do sinal de transmissão, a box de cabo/satélite, IPTV ou outros dispositivos como um leitor de DVD.
    Siga estes passos para resolver o problema:

    • Se este problema ocorrer apenas num canal ou estação emissora em particular, isto pode dever-se à fonte do sinal de transmissão. Contacte o seu fornecedor de serviços para obter mais informações.
    • Se tiver problemas ao ligar um televisor e um dispositivo de áudio/vídeo através de um cabo analógico (cabo composto ou componente) ou cabo HDMI, consulte a secção seguinte deste artigo antes de prosseguir com os passos abaixo: Problemas no ecrã (linhas/cores desfocadas/estranhas) do dispositivo de áudio/vídeo
    1. Ao utilizar um televisor com a opção de Autodiagnóstico, experimente o teste de Autodiagnóstico. Para mais informações, consulte Como utilizar a opção de Autodiagnóstico .
    2. Desligue quaisquer dispositivos com funcionamento a bateria que possam estar a criar interferência de frequência de rádio (RF).
    3. Se estiver a utilizar uma antena, os sinais de emissão são refletidos por edifícios altos nas proximidades, o que pode causar o efeito fantasma na imagem.
      Tente ajustar a direção e a localização da antena.
    4. Tente ligar o cabo de alimentação a outra tomada elétrica e/ou protetor de sobretensão.
      Estes sintomas podem ocorrer se a tomada elétrica estiver ligada de forma incorreta ou não estiver a produzir a tensão adequada.
      Se estiver a utilizar um protetor de sobretensão ou fio de extensão, este também pode estar defeituoso.

    (Voltar ao início)


    2. Ecrã desfocado (turvo, desbotado)

    Prima o botão HOME do telecomando para visualizar o ecrã de menu do televisor.

    Quando o mesmo problema ocorre no ecrã de menu

    Exemplo:
    Ecrã do menu Home desfocado

    Poderá existir um problema com o seu televisor.
    Nota: As imagens podem parecer estar a deixar um rasto ou o ecrã pode estar escuro durante a utilização num local frio. Não se trata de uma avaria e o televisor irá recuperar quando a temperatura voltar ao normal.

    1. Reinicie o televisor e verifique se o problema foi resolvido.
      1. Desligue o televisor e, em seguida, desligue o cabo de alimentação CA (alimentação elétrica).
      2. Mantenha a ficha do televisor desligada durante 30 segundos.
      3. Ligue o cabo de alimentação CA (alimentação elétrica) e, em seguida, ligue o televisor para verificar o respetivo estado.
    2. Ao utilizar um televisor com a opção de Autodiagnóstico, experimente o teste de Autodiagnóstico. Para mais informações, consulte Como utilizar a opção de Autodiagnóstico .
    3. Se o televisor estiver ligado a uma ligação à Internet ativa e estável, instale o software mais recente do televisor. Consulte o artigo Como efetuar uma atualização do software.
    4. Limpe o ecrã do televisor. Consulte o artigo Como cuidar de um ecrã LCD.
    5. Se os passos acima não ajudarem a resolver o problema, o produto pode necessitar de assistência.

    Quando o problema ocorre noutro ecrã que não seja o ecrã Menu

    Podem existir problemas com as definições do televisor, a fonte do sinal de transmissão, a box de cabo/satélite, IPTV ou outros dispositivos como um leitor de DVD.

    Nota: Se tiver problemas ao ligar um televisor e um dispositivo de áudio/vídeo através de um cabo analógico (cabo composto ou componente) ou cabo HDMI, consulte a secção seguinte deste artigo antes de prosseguir com os passos abaixo: Problemas no ecrã (linhas/cores desfocadas/estranhas) do dispositivo de áudio/vídeo

    1. Ao utilizar um televisor com a opção de Autodiagnóstico, experimente o teste de Autodiagnóstico. Para mais informações, consulte Como utilizar a opção de Autodiagnóstico .
    2. Para televisores com a função Motionflow, selecione Standard ou Desativar.
    3. Se estiver a utilizar uma antena, os sinais de emissão são refletidos por edifícios altos nas proximidades, o que pode causar o efeito fantasma na imagem.
      Recomenda-se que ajuste a direção e a localização da antena.
    4. A qualidade obtida de discos DVD gravados em gravadores de DVD domésticos varia muitas vezes devido a diferentes definições de qualidade utilizadas nos gravadores.
      A qualidade de imagem de cassetes VHS parece, muitas vezes, ser significativamente pior do que a de outras fontes. Os sintomas incluem frequentemente imagens granuladas e pálidas.
    5. Reponha o seu televisor para as predefinições de fábrica. Consulte o manual de instruções fornecido com o produto.

    (Voltar ao início)


    3. Imagens duplas (Imagem fantasma, imagem dupla)

    1. Ao utilizar um televisor com a opção de Autodiagnóstico, experimente o teste de Autodiagnóstico. Para mais informações, consulte Como utilizar a opção de Autodiagnóstico .
    2. Consulte o artigo As imagens e os vídeos no televisor são apresentados a dobrar [English]..

    (Voltar ao início)


    4. Visualização anormal

    1. Consulte o artigo O ecrã parece ter uma sombra branca e nebulada ou pontos brilhantes quando não há entrada de conteúdo ou ao ver cenas muito escuras.
    2. Ao utilizar um televisor com a opção de Autodiagnóstico, experimente o teste de Autodiagnóstico. Para mais informações, consulte Como utilizar a opção de Autodiagnóstico .

    (Voltar ao início)


    5. Problemas de contraste (Demasiado brilhante ou escuro)

    Se o ecrã tiver um problema com Brilho ou Contraste, tente o seguinte.

    1. Ajuste as definições do televisor utilizando os seguintes artigos:
    2. Reponha o televisor.
    3. Efetue uma atualização de software.
    4. Reponha o seu televisor para as predefinições de fábrica:

    (Voltar ao início)


    6. Ecrã cinzento

    Se o ecrã ficar cinzento quando estiver a ver um programa de TV, experimente executar o seguinte.

    1. Ao utilizar um televisor com a opção de Autodiagnóstico, experimente o teste de Autodiagnóstico. Para mais informações, consulte Como utilizar a opção de Autodiagnóstico .
    2. Reponha o televisor. Para obter informações sobre a reposição, consulte as perguntas mais frequentes abaixo.
      Para Android TVs e Google Tvs: Como se repõe um televisor Android TV/Google TV?
      Para outros televisores: Como repor a alimentação num televisor da Sony.
    3. Atualize o software do televisor para a versão mais recente. Para mais informações, consulte o artigo Como efetuar uma atualização do software.

    (Voltar ao início)


    7. Cores estranhas no ecrã (Solarização, Sem cor, desvanecimento, Cores misturadas/espalhadas)


    Prima o botão HOME do telecomando para visualizar o ecrã de menu do televisor.

    Quando o mesmo problema ocorre no ecrã de menu

    Exemplo:
    Ecrã do menu Home com cores estranhas

    Poderá existir um problema com o seu televisor. Siga estes passos para resolver o problema:

    1. Ajuste as definições de cor da imagem utilizando os seguintes artigos:
    2. Se o seu televisor tiver uma função de reposição para as definições de imagem, siga as instruções abaixo para repor as definições.
      1. Prima o botão HOME ou MENU no telecomando.
      2. Os próximos passos irão depender das opções no menu do seu televisor:
        • Selecione DefiniçõesVisualização e Som, Picture & Display (Imagem e ecrã) ou VisualizaçãoImagem ou Picture adjustments (Ajustes da imagem) — Definições avançadasRepor.
        • Selecione Definições VisualizaçãoImagemRepor.
        • Selecione DefiniçõesDefinições do Sistema ImagemRepor.
          Nota: Se o telecomando tiver o botão Opção, pode repor as definições premindo o botão Opção no telecomando — Imagem ou Modo de ImagemRepor.
    3. Ao utilizar um televisor com a opção de Autodiagnóstico, experimente o teste de Autodiagnóstico. Para mais informações, consulte Como utilizar a opção de Autodiagnóstico .
    4. Reinicie o televisor e verifique se o problema foi resolvido.
      1. Desligue o televisor e, em seguida, desligue o cabo de alimentação CA (alimentação elétrica).
      2. Mantenha a ficha do televisor desligada durante 30 segundos.
      3. Ligue o cabo de alimentação CA (alimentação elétrica) e, em seguida, ligue o televisor para verificar o respetivo estado.
    5. Se o televisor estiver ligado a uma ligação à Internet ativa e estável, instale o software mais recente do televisor. Consulte o artigo Como efetuar uma atualização do software.
    6. Se os passos acima não ajudarem a resolver o problema, o produto pode necessitar de assistência.

    Quando o mesmo problema ocorre fora do ecrã de menu

    Podem existir problemas com as definições do televisor, a fonte do sinal de transmissão, a box de cabo/satélite, IPTV ou outros dispositivos como um leitor de DVD.

    Nota: Se tiver problemas ao ligar um televisor e um dispositivo de áudio/vídeo através de um cabo analógico (cabo composto ou componente) ou cabo HDMI, consulte a secção seguinte deste artigo antes de prosseguir com os passos abaixo: Problemas no ecrã (linhas/cores desfocadas/estranhas) do dispositivo de áudio/vídeo

    1. Se o seu televisor tiver uma função de reposição para as definições de imagem, siga as instruções abaixo para repor as definições.
      1. Prima o botão HOME ou MENU no telecomando.
      2. Os próximos passos irão depender das opções no menu do seu televisor:
        • Selecione DefiniçõesVisualização e Som, Picture & Display (Imagem e ecrã) ou VisualizaçãoImagem ou Picture adjustments (Ajustes da imagem) — Definições avançadasRepor.
        • Selecione Definições VisualizaçãoImagemRepor.
        • Selecione DefiniçõesDefinições do SistemaImagemRepor.
          Nota: Se o telecomando tiver o botão Opção, pode repor as definições premindo o botão Opção no telecomando — Imagem ou Modo de ImagemRepor.
    2. Verifique se o cabo está devidamente ligado ao televisor e ao dispositivo ligado, e certifique-se de que não está solto.
    3. Utilize um cabo sobressalente para substituir o atualmente utilizado e verifique se a situação melhora.
    4. Utilize outro terminal de entrada do televisor.
      1. Ligue o dispositivo a outros terminais de entrada do televisor.
      2. No telecomando fornecido pelo televisor, prima o botão de entrada para mudar para o método de entrada que corresponde ao dispositivo ligado e verifique se a situação melhora.
    5. Ligue outro dispositivo A/V ao televisor utilizando o mesmo terminal de entrada para verificar se o dispositivo A/V ligado causa o problema.
    6. Se estiver a utilizar uma antena, os sinais de emissão são refletidos por edifícios altos nas proximidades, o que pode causar o efeito fantasma na imagem.
      Recomenda-se que ajuste a direção e a localização da antena.
    7. Desligue quaisquer dispositivos com funcionamento a bateria que possam estar a criar interferência de frequência de rádio (RF).
    8. Ao utilizar um televisor com a opção de Autodiagnóstico, experimente o teste de Autodiagnóstico. Para mais informações, consulte Como utilizar a opção de Autodiagnóstico .
    9. Reponha o seu televisor para as predefinições de fábrica:

    (Voltar ao início)


    8. Pontos de verificação básicos de problemas no ecrã (linhas/cores desfocadas/estranhas) do dispositivo de áudio/vídeo

    O seguinte apresenta soluções caso experiencie problemas ao ligar um televisor e um dispositivo de áudio/vídeo através de um cabo analógico (cabo composto ou componente) ou cabo HDMI.

    1. Verifique se o método de entrada do televisor corresponde ao dispositivo ligado
      Verifique se o televisor e o dispositivo ligado (um dispositivo de áudio/vídeo, como, por exemplo, um leitor de Blu-ray) estão ligados. Prima o botão Input no telecomando do televisor e, em seguida, mude o método de entrada para o que corresponde ao dispositivo ligado e verifique se a imagem é apresentada no ecrã do televisor.
    2. Verifique se o cabo está devidamente ligado ao televisor e ao dispositivo ligado
      Poderá ocorrer uma situação em que o áudio/vídeo não é emitido do televisor corretamente se o cabo ligado ao televisor e ao dispositivo A/V se soltar dos terminais.
    3. Quando tiver um cabo sobressalente, verifique se o cabo de ligação causa este problema
      Substitua o cabo atualmente utilizado e verifique se a situação melhora.
    4. Ligue outro terminal de entrada do televisor e verifique se o terminal de entrada do televisor causa este problema
      Ligue o cabo a outro terminal de entrada do televisor. Exemplo: O cabo está atualmente ligado ao terminal de entrada do componente 1. → Em alternativa, ligue o cabo ao terminal de entrada do componente 2. Prima o botão Input no telecomando do televisor e, em seguida, mude o método de entrada para o que corresponde ao terminal de entrada ligado no passo 1 e verifique se a imagem é apresentada no ecrã do televisor.
    5. Ligue outro dispositivo A/V ao televisor e verifique se o dispositivo A/V ligado causa este problema
      Se tiver outro dispositivo A/V, ligue-o ao mesmo terminal de entrada do televisor como o dispositivo A/V original e, em seguida, verifique se a imagem é apresentada no ecrã do televisor

    (Voltar ao início)


    9. Outros problemas do ecrã

    1. Ao utilizar um televisor com a opção de Autodiagnóstico, experimente o teste de Autodiagnóstico. Para mais informações, consulte Como utilizar a opção de Autodiagnóstico .
    2. Se o televisor estiver ligado a uma ligação à Internet ativa e estável, instale o software mais recente do televisor. Consulte o artigo Como efetuar uma atualização do software.
    3. Limpe o ecrã do televisor. Consulte o artigo Como cuidar de um ecrã LCD.
    4. Se os passos acima não ajudarem a resolver o problema, o produto pode necessitar de assistência.

    (Voltar ao início)