ID do artigo : 00193577 / Última modificação : 28-01-2019

O nosso guia definitivo para obter as definições de imagem do televisor perfeitas

    A ideia da imagem de televisor perfeita varia, sem dúvida, de pessoa para pessoa: trata-se de uma questão de gosto pessoal. Apesar de tudo, é fácil melhorar a cor, o contraste e a nitidez de qualquer ecrã de televisor, bastando alguns pequenos ajustes nas definições de segundo plano. Eis como começar:

    Preparação
    Antes de começar, transfira ográfico de teste anexado a esta página e guarde-o numa pen USB. Ligue a pen USB ao seu televisor e abra a imagem utilizando o leitor multimédia para que o gráfico seja apresentado no ecrã. Nos nossos Android TV mais recentes, reproduza o ficheiro através do leitor de Blu-ray ou DVD, uma vez que não é possível alterar as definições de imagem na aplicação Álbum.

    É sempre melhor começar ajustando as definições básicas, mas para o fazer corretamente, é necessário desativar algumas características avançadas. No ecrã inicial do televisor, aceda a Settings icon"Definições" > "Definições do sistema" > "Eco" e desligue o sensor de luz. Em seguida, aceda a "Definições" > "Imagem" e desligue a "Reprodução da realidade", "Gradação suave" e todas as características "Redução de ruído".

    *NOTA: Em dispositivos com o sistema Android Oreo (OSV-O), o ícone de definições encontra-se no canto superior direito.

    Recomendamos que mantenha a definição "Retroiluminação" em cerca de sete ou oito e a definição do modo de imagem como "Standard". Depois de ajustado, clique em "Avançado" e desligue tudo.

    NOTA: Certifique-se de que só acede às configurações de imagem a partir do ecrã inicial do televisor premindo o botão "Home" no telecomando. Se aceder a partir do botão de opções, apenas pode ajustar as definições para uma fonte em vez de todo o televisor. Além disso, certifique-se de que as entradas estão definidas como "Comum".

    Calibrar o seu televisor
    Em primeiro lugar, é preciso verificar o tamanho correto da imagem. Em geral, os televisores aumentam o sinal fornecido ligeiramente, o que resulta numa imagem que não é tão nítida como poderia ser; poderá notá-lo verificando as barras de resolução que mostram um tipo de efeito ondulado. Para ver o tamanho verdadeiro da imagem, aceda a "Definições" > "Visualização" > "Controlo Ecrã" e defina a área do visualizador como "Desativar" e a área de ecrã como "Pixel total". Agora, deverá ver as setas completas em cada canto e o efeito ondulado no campo resolução deve ter desaparecido.

    Calibrar o seu televisor

    Ajustar o brilho
    Analise a secção mais preta da barra de escala de cinzentos do gráfico de teste e, em seguida, ajuste o brilho do seu televisor de forma a que o campo preto à esquerda seja o mais escuro possível. Quando conseguir ver a diferença para o próximo campo à direita, o brilho está definido corretamente. Se não conseguir ver qualquer diferença entre os dois, aumente gradualmente a luminosidade até conseguir ver a diferença

    Ajustar a luminosidade

    Ajustar o contraste
    Vamos agora ver a parte mais clara da barra de escala de cinzentos do gráfico de teste. Comece ajustando o contraste do seu televisor até que o campo mais à direita esteja branco e ainda consiga ver a diferença entre este e a secção ao lado. Se não conseguir ver qualquer diferença, o contraste é demasiado elevado.

    Ajustar o contraste

    Ajustar a nitidez
    Quando a nitidez de um televisor é demasiado elevada, a imagem começa a não parecer natural e a parecer artificial. Para evitar esta situação, ajuste os níveis de nitidez para que as linhas da cruz no gráfico de teste não tenham uma margem brilhante em redor. Se conseguir ver uma margem branca, basta baixar a nitidez até esta desaparecer.

    Ajustar a nitidez

    Ajustar a saturação de cor
    Ajuste a saturação de cor para um nível que lhe permita notar a diferença entre todas as gradações de cor no gráfico de teste. Certifique-se de que presta especial atenção à parte central da escala de cores e à imagem no meio do gráfico de teste, para garantir que consegue tons de pele naturais.

    Ajustar a saturação da cor

    Definições adicionais
    Agora que todas as definições básicas no televisor foram otimizadas, já deve ser capaz de notar a diferença. Mas antes de se pousar o telecomando, vale a pena voltar às definições avançadas e ativar as definições que lhe oferecem um pouco mais de detalhe. As nossas recomendações são:

    • "Reprodução da realidade" > "On" (Ativar). Irá melhorar a qualidade das suas imagens, restaurando os detalhes perdidos.
    • "Gradação suave" > "Médio". Melhora ainda mais as gradações de cor de todas as fontes e é muito eficiente em sinais altamente comprimidos. Notará a diferença nas várias gradações de um céu azul, por exemplo.
    • Se apenas utiliza fontes digitais, recomendamos que desligue todas as definições de redução de ruído.

    Todas as outras definições, incluindo temperatura de cor e correção do preto nas definições avançadas, podem ser ajustadas ao seu próprio gosto pessoal. Reserve algum tempo para fazer experiências com cada e ver o que pensa.

    Otimizar as definições para várias fontes
    Uma das formas mais simples de melhorar rapidamente a qualidade de imagem em geral é selecionar a cena que corresponde à fonte do seu conteúdo. Por exemplo, se tiver ligado uma PlayStation 4 a uma das portas HDMI, deve selecionar "Jogo" no menu de seleção de cenas, ou se tiver ligado um computador, deve aceder a "Gráficos". A partir daqui, pode afinar as definições consoante as suas preferências; certifique-se de que efetua os ajustes com o botão de opções no telecomando, para que apenas se apliquem à fonte específica.

    Agora que todas as definições de imagem estão otimizadas no seu televisor, deve ver uma grande melhoria, mesmo que na sua opinião a sua imagem já tinha bom aspeto no início! Tudo o que tem de fazer agora é recostar-se, relaxar e aproveitar a melhor qualidade de imagem possível.