ID do artigo : S700024675 / Última modificação : 12-07-2018

Limpar o seu portátil VAIO

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

Poderá ser necessário limpar o seu VAIO ocasionalmente ao longo da vida útil do produto. Este artigo irá fornecer-lhe uma série de sugestões e cuidados a ter para o ajudar a limpar o seu VAIO de forma eficaz, evitando, ao mesmo tempo, que o possa danificar por acidente.

nível de dificuldade Nível de dificuldade:
Muito fácil
tempo necessário Tempo necessário:
actividade de 10 minutos

A limpeza das diferentes peças do seu VAIO requer diferentes métodos. Abaixo encontrará os métodos apropriados para limpar as zonas especiais do VAIO, bem como o VAIO em geral.

Limpar o monitor
 
AVISO: Não utilize qualquer agente de limpeza químico, materiais abrasivos ou água. A utilização de qualquer um destes produtos poderá danificar o revestimento da superfície do monitor, ou os seus componentes electrónicos respectivamente. Não faça pressão sobre o LCD. Mesmo que não cause fissuras, pode destruir elementos individuais do LCD, originando nuvens escuras dentro do ecrã.

  1. Pegue num pano seco e macio. Preferencialmente, um pano de microfibras.
  2. Encerre o VAIO, desligue o transformador de CA e remova a bateria.
  3. Incline o monitor do VAIO num ângulo de 90 graus, e vire o portátil de forma a que fique assente na tampa do monitor, e não nos pés da unidade. Utilize um pano para evitar riscos na tampa do monitor.
  4. Utilize um pano seco e macio para limpar suavemente o monitor, sem pressão. Utilize a luz reflectida pelo monitor para verificar a presença de pó.
    Se ainda houver manchas, prossiga para o passo seguinte.
  5. Respire sobre as manchas que não desapareceram do monitor e tente limpá-las novamente com o pano seco e macio.
    Se ainda houver manchas, prossiga para o passo seguinte.
  6. Coloque uma das suas mãos em água corrente. Desligue a água e sacuda a mão para retirar o excesso.
  7. Agarre no pano seco com a mão molhada para o humedecer ligeiramente, e utilize o pano (agora ligeiramente húmido) para limpar cuidadosamente as manchas que continuem no monitor.
Limpar o teclado e o touchpad

AVISO: Não utilize qualquer agente de limpeza químico, materiais abrasivos ou água. A utilização de qualquer um destes produtos pode danificar as letras impressas no teclado, os seus componentes electrónicos, e até mesmo a placa principal caso seja aplicado líquido em excesso. 
Tenha em atenção que as teclas estão presas de forma individual e podem ficar soltas se lhes for aplicada pressão lateral.

  1. Pegue num pano seco e macio. Preferencialmente, um pano de microfibras. Um pincel suave pode ajudar.
  2. Encerre o VAIO, desligue o transformador de CA e remova a bateria.
  3. Coloque o VAIO na posição de funcionamento em cima de uma mesa.
  4. Utilize um pano seco e macio para limpar suavemente o teclado e o touchpad. Para chegar aos intervalos entre as teclas, use um pincel suave.
    Se isto não for suficiente, prossiga para o passo seguinte.
  5. Pressione para baixo e limpe individualmente as teclas que requererem mais atenção. Pressioná-las para baixo permite-lhe aplicar mais pressão lateral de forma segura.

Limpar o sistema de arrefecimento do VAIO


AVISO: O sistema de arrefecimento do VAIO depende de uma passagem de ar constante e desobstruída através do dissipador de calor para poder funcionar. Se entrar pó para dentro do VAIO e ficar preso no dissipador de calor, a sua eficácia irá diminuir consideravelmente. Uma limpeza profunda requer a desmontagem do VAIO e deve ser feita apenas por um centro de reparações VAIO. O processo indicado abaixo destina-se a reduzir a quantidade de pó preso no dissipador de calor.
Tenha em atenção que, dependendo da temperatura e da quantidade usada, o ar comprimido poderá ficar líquido. Teste a sua lata de ar comprimido antes de a utilizar no seu VAIO.

  1. Adquira uma lata de ar comprimido. Poderá adquirir uma em lojas de componentes electrónicos e informáticos.
  2. Encerre o VAIO, desligue o transformador de CA e remova a bateria.
  3. Coloque o VAIO virado para baixo em cima de uma mesa. Utilize um pano para evitar riscos na tampa do monitor.
  4. Localize a saída do sistema de arrefecimento do VAIO. Deverá conseguir ver o dissipador de calor através da grelha.
  5. Use a lata de ar comprimido para soprar o pó para fora da superfície interior do dissipador de calor.