ID do artigo : S700024717 / Última modificação : 12-07-2018

Como recuperar o seu VAIO com o VAIO Care 6

    O software VAIO Care versão 6 pode ser utilizado para restaurar o computador para a configuração de software original de fábrica.

    AVISO: todos os dados, definições e programas adicionados ao computador serão eliminados. Durante este procedimento terá a oportunidade de fazer uma cópia de segurança dos seus dados. A Sony não garante que a cópia de segurança e o restauro dos seus dados pessoais serão efectuados correctamente.

    IMPORTANTE:
    • Este modelo não requer discos de recuperação. Os dados de recuperação estão incluídos numa partição especial do disco rígido. Dito isto, recomenda-se vivamente que crie um conjunto de discos de recuperação.
    • Se o sistema operativo não arrancar e não for possível executar qualquer medida de resolução de problemas, é possível executar uma recuperação do sistema iniciando o computador e carregando na tecla F10 quando o logótipo VAIO é apresentado, ou carregando na tecla ASSIST quando o VAIO está desligado.
    • Recomenda-se que ligue o transformador de CA ao computador para que não haja uma interrupção na alimentação. 
    • Recomenda-se que desligue todos os dispositivos externos, tais como impressoras, cabos de rede, câmaras, discos rígidos externos ou unidades flash.

    Siga o procedimento abaixo para executar uma recuperação do sistema:
    1. Encerre todos os programas abertos.
    2. Clique no botão Iniciar e depois clique em Todos os Programas.
    3. No menu Todos os Programas, clique na pasta VAIO Care e depois clique em VAIO Care.
      NOTA: se lhe for pedida uma palavra-passe de administrador ou se aparecer um pedido de Controlo de Conta de Utilizador, introduza a palavra-passe adequada ou clique em Sim.
    4. Na janela do VAIO Care, no painel à esquerda, clique em Recovery & restore [Recuperação e restauro].




    5. Em Recovery & restore [Recuperação e restauro], clique em Recovery [Recuperação].




    6. Na janela Recovery [Recuperação], clique em Recover computer [Recuperar computador].




    7. Na janela do VAIO Care , clique no botão Yes [Sim].
      NOTA:
      o computador irá reiniciar.
    8. Na janela VAIO Care Rescue [Cópia de segurança do VAIO Care], clique em Start recovery wizard [Iniciar assistente de recuperação].




    9. Na janela "Do you need to rescue your data?" ["Necessita de efectuar uma cópia de segurança dos seus dados?"], clique em Yes, I'd like to rescue my data [Sim, pretendo efectuar uma cópia de segurança dos meus dados].
      NOTA: se não tiver quaisquer dados no seu computador dos quais necessite de fazer uma cópia de segurança, clique no botão Skip Rescue [Ignorar cópia de segurança] e avance para o passo 15.




    10. Ligue um dispositivo de armazenamento externo ao computador, tal como um disco rígido USB ou uma pen.
    11. Na janela Select Rescue type [Seleccione o tipo de cópia de segurança], clique em Easy rescue [Cópia de segurança fácil].
      NOTA: se pretender seleccionar manualmente os ficheiros da cópia de segurança, clique em Custom Rescue [Cópia de segurança personalizada] e siga as instruções no ecrã.



      NOTA:
      o software detecta os seus dados automaticamente.




    12. Clique para seleccionar a unidade onde pretende guardar a cópia de segurança dos seus dados, e clique no botão Next [Seguinte]. NOTA: este ecrã apresenta a quantidade de espaço em disco necessária e a quantidade de espaço livre na unidade externa.




    13. Na janela Confirm options and start rescue [Confirmar opções e iniciar cópia de segurança], clique no botão Start Rescue [Iniciar cópia de segurança].



      NOTA: uma janela de progresso apresentará o estado da cópia de segurança.




    14. Na janela Rescue has completed successfully [A cópia de segurança foi concluída com sucesso], clique no botão Next [Seguinte].




    15. Na janela "Are you sure you want to start recovery?" ["Tem a certeza de que pretende iniciar a recuperação?"], clique para seleccionar Yes, I'm sure [Sim, tenho a certeza] e depois clique no botão Start Recovery [Iniciar recuperação].



      NOTA: uma janela de estado é apresentada para indicar o progresso das diferentes aplicações. Não é necessária qualquer acção. Este processo pode demorar até 2 horas e o computador pode reiniciar várias vezes.




    16. Na janela Recovery complete [Recuperação concluída], clique no botão Restart [Reiniciar].
      NOTA:
      o computador irá reiniciar.




    17. Siga as instruções no ecrã para configurar o sistema operativo e concluir a recuperação do sistema.