ID do artigo : S700024674 / Última modificação : 12-07-2018

VAIO Care

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

O VAIO Care é um programa fácil de utilizar que lhe permite optimizar, actualizar e resolver problemas que ocorram no seu computador VAIO em poucos cliques.

nível de dificuldade Nível de dificuldade:
Muito fácil
tempo necessário Tempo necessário:
não aplicável

VAIO Care


Funções do VAIO Care:
My VAIO [Meu VAIO] Informações do sistema, manual e estado do VAIO
System Care [Assistência ao sistema] Analisa e optimiza o seu VAIO para que este trabalhe de forma segura com o máximo desempenho
Troubleshooting [Resolução de problemas] Ajuda-o a resolver problemas que ocorram no seu VAIO, automaticamente, em poucos minutos
Diagnostics [Diagnóstico] Testes de diagnóstico para o hardware do VAIO
Recovery & Restore [Recuperação e restauro] Reinstale aplicações e controladores, crie um suporte de dados para recuperação, reponha o estado original de fábrica do VAIO ou restaure o Windows para um estado anterior
Contact Sony [Contactar a Sony] Estabelece a ligação ao Suporte VAIO quando necessitar de assistência profissional.
Options [Opções] Configura o VAIO Care de acordo com as suas necessidades


Como executar o VAIO Care no Windows


  • Carregando no botão ASSIST: abre a secção "Troubleshooting" [Resolução de problemas] do VAIO Care
  • Clicando no ícone do VAIO Care no VAIO Gate: abre a secção "One Click Care" [Assistência num clique] do VAIO Care
  • Acedendo ao VAIO Care no menu "Iniciar": abre a secção "One Click Care" [Assistência num clique] do VAIO Care.
Se o Windows não voltar a iniciar:
Pode iniciar o VAIO Recovery Center carregando no botão ASSIST enquanto o VAIO estiver encerrado. O VAIO Recovery Center permitir-lhe-á guardar os seus dados e repor o estado original de fábrica do VAIO.


My VAIO [Meu VAIO]



A secção "My VAIO" [Meu VAIO] inclui:
  • VAIO Status [Estado do VAIO] - mostra quaisquer itens de acção restantes de verificações de sistema anteriores.
  • Using My VAIO [Utilizar o meu VAIO] oferece as seguintes opções:
    • VAIO Control Center - permite-lhe aceder a definições de sistema específicas do VAIO.
    • Windows Control Center - permite-lhe aceder a definições de sistema genéricas do Windows.
    • VAIO Manual [Manual do VAIO] - abre o manual de funcionamento do seu PC VAIO.
  • System Information [Informações do sistema] - mostra especificações e identificadores do seu PC VAIO , por exemplo, o Número de série.
Exemplos: Quer procurar o Número de série do seu PC VAIO.
Quer alterar o modo de funcionamento predefinido do painel táctil.
Quer saber o que é que o LED de estado indica actualmente no VAIO.



System Care [Assistência ao sistema]



A secção "System Care" [Assistência ao sistema] inclui One Click Care [Assistência num clique] e System Tune-up [Optimização do sistema].
  1. One Click Care [Assistência num clique]

    A opção "One Click Care" [Assistência num clique] analisa a segurança do seu VAIO, certifica-se de que tem as actualizações mais recentes, avalia se é necessária uma optimização e disponibiliza os resultados num relatório do estado do VAIO - uma forma simples de garantir que o seu VAIO está em boa forma.




    Opções de "One Click Care" [Assistência num clique]


    "One Click Care" [Assistência num clique] está pré-configurado para analisar o estado do computador e gerar um relatório mensalmente. Pode alterar este intervalo à medida das suas necessidades específicas no menu "Options" [Opções]. Para aceder ao menu "Options" [Opções], clique no ícone  existente no canto superior direito da janela do VAIO Care.



    Exemplo: Quer agendar o VAIO Care para efectuar uma análise do estado do computador todas as semanas.

  2. System Tune-up [Optimização do sistema]

    A opção "System Tune-up" [Optimização do sistema] é uma subdefinição da secção "One Click Care" [Assistência num clique]. A opção "System Tune-up" [Optimização do sistema] desfragmenta e limpa o seu disco rígido e o seu registo do Windows para melhorar o desempenho do sistema.

    Exemplo: O seu VAIO parece não ser tão rápido como anteriormente.
Troubleshooting [Resolução de problemas]




A secção de resolução de problemas resolve automaticamente os problemas detectados no seu VAIO em poucos minutos, por exemplo, problemas relacionados com som e rede. Seleccione a categoria na qual detecta as dificuldades. O VAIO Advisor detecta as possíveis causas e fornece uma ou mais soluções.



Exemplos: Está a ver um vídeo enviado por um amigo, mas não ouve o som.
Quer ligar-se à Internet através de um ponto de acesso sem fios, mas o Internet Explorer não consegue apresentar a página de destino de nenhum website.

Diagnostics [Diagnóstico]



A secção "Diagnostics" [Diagnóstico] oferece diagnósticos de hardware e software.

  1. Os diagnósticos de hardware permitem a execução de testes a uma variedade de dispositivos de hardware, tais como o processador, o disco rígido e a memória.



  2. Os diagnósticos de software incluem a VAIO Startup Setting Tool [Ferramenta de definições de arranque do VAIO], que faz uma listagem e controla todos os programas carregados no arranque do Windows. Quando se suspeita que um programa específico é a causa de um problema, a desactivação desse programa permite-lhe verificar se o problema ainda ocorre sem ele.

    Nota: Os diagnósticos de software estão desactivados por predefinição. Para activar o diagnóstico de software, clique no ícone de opções, no canto superior direito da janela do VAIO Care, clique no separador de diagnóstico e seleccione Show advanced diagnostics [Mostrar diagnóstico avançado]. Confirme com OK.


Recovery & Restore [Recuperação e restauro]



A secção "Recovery & Restore" [Recuperação e restauro] inclui as opções Restore Windows [Restaurar o Windows] e Recovery [Recuperação].

  1. Restore Windows [Restaurar o Windows]

    Pode utilizar o restauro do sistema para restaurar os ficheiros do sistema do seu VAIO para um momento anterior no tempo. Esta é uma forma de anular as alterações recentemente efectuadas no sistema do seu computador sem afectar os seus ficheiros pessoais, como o correio electrónico, documentos ou imagens.



    Pode obter mais informações sobre o restauro do sistema:
    • Na secção "Help and Support" [Ajuda e suporte]: Clique em Start [Iniciar] - Help and Support [Ajuda e suporte], digite System Restore [Restauro do sistema] na caixa "Search Help" [Procurar na Ajuda].
    • No Guia de resolução de problemas e de recuperação impresso, fornecido com o seu VAIO.

    Exemplo: Instalou vários programas transferidos ontem e, hoje, o seu VAIO está muito instável: desliga-se e falha frequentemente.

  2. Recovery [Recuperação]

    A secção "Recovery" [Recuperação] permite-lhe:
      Reinstalar aplicações e controladores
    • Criar um suporte de dados para recuperação
    • Recuperar o computador
    • Definições do BIOS



    Pode obter mais informações sobre o VAIO Recovery Center:
    • Na secção "Help and Support" [Ajuda e suporte]: Clique em "Start" [Iniciar] - "Help and Support" [Ajuda e suporte] - "Recovery" [Recuperação].
    • No "Guia de resolução de problemas e de recuperação" impresso, fornecido com o seu VAIO.

    Exemplos: Quer criar um suporte de dados para recuperação.
    Aparece um ponto de exclamação amarelo à frente de "LAN sem fios da Intel" no Gestor de dispositivos.
    Desinstalou acidentalmente o VAIO Gate e quer reinstalá-lo.


Contact Sony [Contactar a Sony]



A secção "Contact Sony" [Contactar a Sony] contém informações sobre o modelo e o número de série do seu VAIO. Também estabelece uma ligação com o Suporte VAIO e com as soluções dos parceiros preferidos.

Clique em "VAIO Support" [Suporte VAIO] para aceder ao website do Suporte VAIO, onde encontrará as soluções, actualizações, controladores mais recentes e informações de contacto.



Exemplo: Quer consultar as notícias de assistência mais recentes sobre o seu VAIO, mas não encontra o website do Suporte VAIO europeu.