ID do artigo : S700024624 / Última modificação : 12-07-2018

Como efectuar uma cópia de segurança dos seus dados

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

Este artigo fornece algumas linhas gerais para garantir que não perde os seus dados.

nível de dificuldade Nível de dificuldade:
Intermédio
tempo necessário Tempo necessário:
Não relevante

Uma cópia de segurança é uma cópia, guardada preferencialmente num suporte de dados externo, de dados importantes existentes no seu disco rígido. A ausência de cópias de segurança dos dados está na origem de muitas frustrações e perda de dinheiro/dados/tempo, portanto, recomendamos vivamente que se certifique de que são efectuadas cópias de segurança dos seus dados regularmente.

Alguns exemplos de "suportes de dados externos": disco rígido USB externo, discos ópticos, dispositivo USB, memória flash.
Determinados websites também proporcionam soluções online de cópia de segurança.


Opções para efectuar cópias de segurança dos seus dados

Ferramentas de cópia de segurança do Windows

O Windows contém uma ferramenta pré-instalada para criar e restaurar cópias de segurança.

No Windows Vista, pode encontrar o Centro de cópia de segurança e restauro no Painel de controlo. O Centro de cópia de segurança e restauro do Vista contém uma extensa secção de ajuda, à qual pode aceder clicando no ponto de interrogação existente no canto superior direito.

No Windows XP e nas versões anteriores, pode aceder a esta função de cópia de segurança a partir de Iniciar - (Todos os) Programas - Acessórios - Ferramentas do sistema.
O Windows XP Home não vem com o utilitário de cópias de segurança pré-instalado.
Na maioria dos sistemas, pode encontrar esta funcionalidade no primeiro disco de recuperação, na pasta "\VALUEADD\MSFT\Ntbackup". Em alguns discos, esta pasta não existe; neste caso, pode

  • Contactar a assistência do VAIO Link. Poderemos fornecer-lhe o programa de instalação.
  • Procurar o programa de instalação online. Existem vários websites que o disponibilizam.
  • Uma vez que o Ntbackup é um utilitário muito limitado, poderá consultar a opção seguinte.

Ferramentas de cópia de segurança de terceiros

Caso pretenda explorar outras opções de gestão das suas cópias de segurança, um bom local para começar a procurar informações é o artigo da Wikipédia sobre cópias de segurança, em http://en.wikipedia.org/wiki/Backup. Este artigo também contém uma ligação para uma lista de software de cópia de segurança: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_backup_software.

Cópia de segurança manual

Copie/cole ficheiros importantes em suportes de dados externos.
Esta opção é a menos recomendada, pois requer sempre um trabalho manual e é propensa a erros humanos.

E se as coisas correrem mal

a. o seu sistema operativo falhou e não efectuou uma cópia de segurança recentemente.

Se o modelo do seu VAIO for relativamente recente, o VAIO Recovery Center oferece a opção Rescue Data [Recuperar dados]. Esta opção oferece a possibilidade de ligar um disco rígido USB externo e efectuar uma cópia de segurança dos ficheiros de que ainda precisa.

Instruções sobre a opção "Rescue Data" [Recuperar dados]:
Se a partição de recuperação ainda existir, carregue em F10 no arranque. A opção "Rescue Data" [Recuperar dados] aparece na lista. Se tiver criado discos de recuperação, pode iniciar o sistema a partir dos discos de recuperação e a opção aparece na lista das opções de recuperação.
Nota: Se a opção "Rescue Data" [Recuperar dados] não for apresentada, significa que o seu VAIO não vem equipado com esta ferramenta. Não podemos disponibilizá-la em separado.

b. o seu sistema operativo falhou e não tem acesso à opção "Rescue Data" [Recuperar dados].

Esta é uma situação complicada, pelo que não podemos fornecer uma solução simples e directa. Seguem-se algumas opções que podem ou não funcionar, consoante a gravidade do seu problema:
  • Utilize um software de recuperação de dados de terceiros que permita iniciar uma aplicação a partir de um CD e efectuar cópias de segurança num disco externo. Não podemos recomendar uma ferramenta específica.
  • Pode experimentar instalar um 2.º sistema operativo no seu computador. Desta forma, pode localizar e efectuar cópias de segurança dos seus dados antes de executar uma recuperação completa do sistema.
    Aviso:  tenha em conta que não podemos prestar assistência relativamente a este problema e que a resolução pode ser deveras complicada.
  • Se o seu modelo permitir uma remoção simples do disco rígido, pode inserir o disco num compartimento USB externo e aceder aos dados a partir de outro computador.
    Aviso:  tenha em conta que as manipulações do hardware podem anular o direito à garantia.
  • Existem vários fabricantes de computadores especializados em recuperação de dados que podem até conseguir recuperar dados de discos rígidos com defeito.