ID do artigo : 00192851 / Última modificação : 17-05-2018

Os vídeos transmitidos da Internet param, são interrompidos, ficam a carregar ou a qualidade de imagem e de som é fraca

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

Para usufruir da visualização de vídeos transmitidos da Internet, é necessária uma rede com uma velocidade de linha rápida e estável. Em geral, são necessárias velocidades semelhantes às seguintes:

Utilize a "ferramenta de teste de velocidade" para verificar a velocidade de linha da rede que utiliza:
Como testar a velocidade da ligação à Internet.

Se a velocidade for lenta:
Eis alguns exemplos de como aumentar e estabilizar a velocidade de linha da sua rede. (A velocidade não pode ultrapassar os limites do seu contrato de ISP ou as capacidades do seu router.)

NOTA: Alguns ISP aplicam um limite de largura de banda ou dados aos respetivos planos, o que limita a transferência de dados e pode levar à apresentação de um ecrã preto ao utilizar o serviço Netflix. O serviço Netflix deverá continuar a ser reproduzido a uma velocidade inferior, embora com fraca qualidade de imagem, exceto se existirem outros dispositivos ligados à mesma rede em simultâneo.

  • Certifique-se de que o produto Sony que está a transmitir o vídeo tem o software de sistema (firmware) mais recente instalado.
    A instalação do firmware atualizado (se disponível) pode melhorar a estabilidade da ligação à Internet.
    Para televisores, consulte: Como efetuo uma atualização de software para o televisor?
  • Se existirem vários dispositivos ligados à rede, experimente utilizar apenas um de cada vez.
    Outros computadores ou dispositivos na mesma rede podem afetar a velocidade da ligação e a qualidade do vídeo transmitido. Esta situação é mais suscetível de ocorrer quando outra pessoa na rede está a transferir ficheiros, a jogar jogos de vídeo online ou a ver vídeos transmitidos online a partir de outro dispositivo. Experimente parar a utilização de outros dispositivos antes de visualizar.

    NOTAS:

    • Se estiver a utilizar uma rede sem fios não protegida, poderá estar a partilhar a sua ligação com outras pessoas da sua área sem o seu conhecimento, aumentando as necessidades de largura de banda da rede. Recomenda-se a utilização de uma rede segura.
    • Se estiver a utilizar um serviço VoIP (Voice Over Internet Protocol) para enviar e receber chamadas, a ligação à Internet pode cair quando alguém em casa estiver a utilizar o telefone.
  • Se estiver a utilizar uma rede sem fios, considere o ambiente de utilização e a configuração.

    1. Efetuar uma reposição da alimentação do router
      Efetuar uma reposição da alimentação do router também pode ajudar.
      1. Experimente desligar o cabo de alimentação do router da tomada elétrica durante 30 segundos.
      2. Volte a ligar o cabo de alimentação à tomada, e espere até as luzes intermitentes indicarem que o router foi totalmente reiniciado.

    2. Confirmar se existe uma melhoria quando o router LAN sem fios é aproximado
      Qualquer produto sem fios pode ser afetado por velocidades de ligação lentas.
      Isso deve-se, normalmente, à distância do router ou de outros dispositivos eletrónicos em casa que interferem com o sinal sem fios.
      1. Experimente aproximar o ponto de acesso de router do produto da Sony que está a transmitir o vídeo.
      2. Se o router estiver suficientemente próximo, sugere-se, em alternativa, a utilização de uma ligação Ethernet com fios.

    3. Otimizar as definições do seu router LAN sem fios
      1. Quando uma rede sem fios próxima está a utilizar o mesmo canal, a interferência pode causar a desestabilização das comunicações. Experimente alterar as definições no router para um número do canal diferente.
      2. Dependendo das especificações da sua rede local sem fios, as velocidades de comunicação, a estabilidade, a gama de transmissão, etc. poderão variar.
        Se suportado pelo seu router, efetue a ligação através de [n].
        • [n]: Recomendado pela Sony. Suporta reprodução de qualidade de imagem HD.
        • [g]: Não tão rápido como [n], mas estável.
        • [b]: Não recomendado para transmitir vídeos.
      3. Além disso, alguns routers dividem igualmente o fluxo de dados (largura de banda) entre cada dispositivo na rede.
        Outros routers dispõem de definições de qualidade de serviço (QoS) que podem ser ajustadas para ajudar a gerir prioridades de dados na sua rede. Poderá ter de consultar o fabricante do router ou o seu fornecedor do serviço de Internet (ISP) para verificar e ajustar as definições QoS.
  • Nas definições de rede do seu produto Sony, tente alterar as definições de DNS Primário.
    • O seu fornecedor do serviço de Internet pode estar a sofrer um forte tráfego da Internet. Neste caso, o desempenho poderá ser melhorado alterando manualmente a opção Primary DNS Server (Servidor DNS primário) para 8.8.8.8 ou 8.8.8.4 no menu Network Settings (Definições de rede) do produto da Sony. Se o desempenho lento persistir, experimente aceder ao conteúdo mais tarde ou contacte o seu ISP para resolver o problema.

Se não se verificarem melhorias, o ambiente de utilização pode estar a impedir um aumento da velocidade. Se o serviço de rede que está a utilizar permitir alterar a qualidade de imagem, veja com uma qualidade de imagem/resolução inferior.

Para saber como reduzir a resolução no Netflix, consulte as Perguntas frequentes: A transmissão de vídeo do Netflix é apresentada em baixa resolução.

Se a velocidade for aceitável:

  • Verifique se o seu produto da Sony tem o firmware mais recente.
    Certifique-se de que o produto Sony que está a transmitir o vídeo tem o software de sistema (firmware) mais recente instalado. A instalação do firmware atualizado (se disponível) pode melhorar a estabilidade da ligação à Internet.
  • Contacte o seu fornecedor do serviço de Internet.
    Se não for possível ver facilmente apenas um determinado serviço de rede, poderá existir um problema com o servidor que está a transmitir os vídeos. Para obter informações sobre manutenção e outras dificuldades que podem estar a ocorrer no serviço de rede, contacte/consulte o seu fornecedor do serviço de Internet.