ID do artigo : 00199112 / Última modificação : 15-03-2022Imprimir

Sugestões sobre o emparelhamento de auscultadores Bluetooth e outros dispositivos

    MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

    Resolver os problemas de emparelhamento e ligação Bluetooth

    Primeiro, vamos verificar o problema de Bluetooth que está a ter:

    1. Estou com dificuldades em ligar dois dispositivos Bluetooth pela primeira vez ou em emparelhar um segundo dispositivo. A ligação de dois dispositivos pela primeira vez é denominada Emparelhamento Bluetooth e é muitas vezes ativada automaticamente quando utiliza o produto pela primeira vez. Referimo-nos ao emparelhamento com um dispositivo subsequente como "segundo emparelhamento". Continue a ler o artigo abaixo.
    2. Emparelhei e liguei dois dispositivos com êxito, mas o som é interrompido, não consigo ouvir nada ou não sei que configurações de som escolher.Visite nosso artigo sobre dicas sobre como resolver problemas de som do Bluetooth.

    O que é o emparelhamento Bluetooth?

    Quando conhece uma pessoa nova, começa, normalmente, por se apresentar e trocar informações básicas. Não terá de fazer isso novamente da próxima vez que encontrar o seu novo conhecido – a não ser que se tenha esquecido de quem é ou vice-versa.

    O emparelhamento Bluetooth é semelhante. Quando dois dispositivos Bluetooth estão a emparelhar, eles trocam informações. Estabelecem uma ligação e reconhecem-se mutuamente no futuro sem qualquer apresentação – a menos que um dispositivo se esqueça do outro ou vice-versa.


    Primeiro emparelhamento versus segundo emparelhamento

    Muitos dispositivos Bluetooth novos (por exemplo, auscultadores sem fios) entram automaticamente em modo de emparelhamento na primeira vez que os liga. O seu dispositivo torna-se automaticamente detetável. Neste momento, o dispositivo não tem quaisquer informações de emparelhamento guardadas. No entanto, quando emparelhar um segundo dispositivo, terá de ativar manualmente o modo de emparelhamento. O seu dispositivo não entrará automaticamente em modo de emparelhamento, ao contrário do que aconteceu na primeira vez.


    A regra dos 7 segundos

    Com muitos dispositivos Bluetooth da Sony, a ativação do modo de emparelhamento é efetuada ao manter premido o botão de emparelhamento/alimentação no seu dispositivo durante cerca de 7 segundos. Frequentemente, irá ouvir um som ou ver um LED azul a piscar para informar que o dispositivo entrou no modo de emparelhamento. O dispositivo irá permanecer no modo de emparelhamento durante alguns minutos e desligar-se-á automaticamente se o procedimento de emparelhamento não for bem-sucedido.

    Certifique-se de que consulta o manual ou o Guia de ajuda para saber como ativar o emparelhamento Bluetooth no seu produto.

    Exemplo: como ativar o modo de emparelhamento para os auscultadores WH-1000XM4

    Onde encontrar manuais online no seu idioma


    Mantenha-os próximos e carregados

    Coloque os seus dispositivos a uma distância máxima de 1 metro um do outro durante o emparelhamento.

    Certifique-se de que ambos os dispositivos têm uma potência ampla. O emparelhamento pode falhar se um dispositivo tiver pouca energia da bateria.


    NFC: a forma mais fácil de emparelhar e ligar auscultadores ao seu smartphone

    Alternar entre dispositivos Bluetooth nas suas definições pode ser aborrecido. Sabia que pode evitar totalmente o menu de definições quando está a utilizar um telemóvel Android?

    Near Field Communication (NFC) é a tecnologia utilizada em pagamentos contactless. Para isso, segura o seu cartão diante de um leitor de cartão e espera até que o pagamento seja aprovado. Da mesma forma, o NFC também pode ser utilizado para emparelhar e ligar dispositivos Bluetooth. Se ambos os dispositivos estiverem equipados com NFC e a definição de NFC estiver ativada no seu telemóvel, pode emparelhá-los instantaneamente sem passar pelas definições de Bluetooth:

    1. Certifique-se de que ativou o NFC no seu telefone.
    2. Desbloqueie o telemóvel.
    3. Mantenha-o junto ao logótipo NFC (por exemplo, auricular esquerdo no WH-1000XM4). Nem sequer tem de ligar os auscultadores. Eles ligar-se-ão automaticamente.
    4. O emparelhamento Bluetooth ocorrerá ou a ligação Bluetooth será ativada se tiver emparelhado previamente os dispositivos.

    Para obter mais informações, consulte o artigo: Qual é a forma mais fácil de emparelhar os meus auscultadores Bluetooth com um telefone Android?


    Não consigo encontrar o dispositivo na lista Bluetooth: tente DESATIVAR e voltar a ATIVAR o Bluetooth

    DESATIVAR e voltar a ATIVAR o Bluetooth é particularmente útil quando o dispositivo ao qual pretende ligar não aparece na lista de menus do Bluetooth. DESATIVAR e voltar a ATIVAR o Bluetooth atualiza novamente a lista. Esta sugestão aplica-se a smartphones, computadores e televisores.

    Smartphone Xperia (Android): Como ATIVAR/DESATIVAR o Bluetooth

    Portátil Windows 10: Como ATIVAR/DESATIVAR o Bluetooth


    Não consigo encontrar o dispositivo na lista Bluetooth: verifique se está automaticamente emparelhado com um dispositivo anterior

    O dispositivo Bluetooth ao qual se está a tentar ligar pode não aparecer na lista Bluetooth se já estiver ligado a um dispositivo diferente (por exemplo, o telefone de um familiar pode já estar ligado à sua coluna ou auscultadores sem que se tenha apercebido). Primeiro, é necessário desativar essa ligação.

    Como posso saber se o um smartphone Xperia já está ligado por Bluetooth?

    Alguns dispositivos (por exemplo, os auscultadores WH-1000XM4) podem estar ligados a dois dispositivos Bluetooth em simultâneo. Isto é designado como "ligação multiponto". Para obter mais informações, consulte o artigo: Ligue os auscultadores WH-1000XM4 a dois dispositivos (ligação multiponto).


    Embora tenha emparelhado os meus dispositivos, eles não ligam: elimine as informações de emparelhamento e emparelhe novamente

    Mensagem do Windows 10 em definições de Bluetooth e outros dispositivos para WH-1000XM4:

    Embora incomum, é possível que dois dispositivos estejam emparelhados com êxito, mas recusem ligar-se. Se tiver a certeza de que isto não é provocado por um nível de bateria baixo ou por uma falta de correspondência de perfis Bluetooth, elimine as informações de emparelhamento e volte a emparelhar os dispositivos para resolver este problema. Pode eliminar (Esquecer/Remover dispositivo) as informações de emparelhamento Bluetooth no menu Bluetooth do seu telemóvel ou computador.

    Smartphone Xperia (Android): Como desligar um dispositivo ou eliminar as suas informações de emparelhamento

    Portátil Windows 10: Como desligar um dispositivo ou eliminar as suas informações de emparelhamento

    Existe também um limite para o número de dispositivos Bluetooth que pode emparelhar. A maioria dos smartphones pode guardar informações de emparelhamento Bluetooth para até oito dispositivos. Esse limite significa que o seu telemóvel irá eliminar as informações de emparelhamento mais antigas se tentar emparelhar um nono dispositivo.


    Não consigo emparelhar dispositivos: certifique-se de que os perfis Bluetooth dos seus dispositivos correspondem

    O que é um perfil Bluetooth?

    O perfil Bluetooth de um dispositivo determina com que dispositivos Bluetooth pode comunicar e como essa comunicação é feita. Veja estes dois exemplos:

    • Alguns televisores suportam telecomandos Bluetooth, mas não auscultadores Bluetooth. Os auscultadores necessitam de um perfil Bluetooth diferente do telecomando.
    • Existem dispositivos Bluetooth de transmissão e receção. O seu telemóvel consegue enviar música para uma coluna, mas o contrário não acontece.

    Dois dispositivos Bluetooth que pretendam comunicar sem fios têm de ter perfis compatíveis. Tenha sempre em consideração a finalidade do dispositivo que está a tentar emparelhar. Pode verificar se o dispositivo suporta o perfil necessário no manual e nas especificações do dispositivo. Os manuais estão publicados no nosso website de assistência. Em alternativa, se um dispositivo permitir mais do que um modo de ligação (por exemplo, telefone, música, mensagens e lista de contactos) experimente desativar determinados modos em qualquer um dos dispositivos ligados para ver se isso ajuda a resolver o problema.

    Artigos relacionados


    Consulte os nossos vídeos de suporte Bluetooth

    Consulte a nossa série de vídeos centrada no Bluetooth.

    1. [VÍDEO] Série Bluetooth – Como emparelhar dispositivos
    2. [VÍDEO] Série Bluetooth – Emparelhar dispositivos com NFC (Near Field Communication)
    3. [VÍDEO] Série Bluetooth – Ligar a um PC Windows ou Mac
    4. [VÍDEO] Série Bluetooth – Resolução de problemas básica (Explicação para os problemas de Bluetooth mais comuns)

    Tentou repor e inicializar ambos os dispositivos?

    Os auscultadores, as barras de som, as colunas sem fios e outros dispositivos Bluetooth têm uma função de Reposição, que está explicada no respetivo manual. Os manuais estão publicados no nosso website de assistência.

    Se já tentou tudo e o Bluetooth continua a não funcionar, faça a Reposição e, em seguida, a Inicialização do seu dispositivo. Tenha em atenção que a inicialização do dispositivo irá restaurar as definições de fábrica. Depois de inicializar o dispositivo, este entra automaticamente no modo de emparelhamento quando o liga, como se fosse totalmente novo.