ID do artigo : 00193086 / Última modificação : 17-05-2018

Como resolver problemas num televisor que não emite qualquer áudio ao utilizar uma ligação DIGITAL AUDIO (OPTICAL) OUT (Saída [ótica] de áudio digital)?

    Seguem-se causas possíveis para este problema:

    • O sistema de cinema em casa, o recetor de áudio ou a barra de som não estão definidos para descodificar adequadamente o sinal digital.
    • O televisor não está sintonizado num canal digital.
    • O cabo ótico não está bem ligado.
    • O cabo ótico pode estar danificado.
    • O televisor pode necessitar de uma atualização do software do sistema (firmware).
    • A barra de som ou o sistema de cinema em casa de terceiros que ligou pode não ser compatível com o televisor.

    IMPORTANTE: A ficha ótica foi concebida para transportar som quando o conteúdo que está a ver contém áudio digital. (Tecnologia PCM ou Dolby Digital) Esta funcionalidade está disponível em determinados serviços de transmissão digital e transmissão de vídeo e não é suportado por estações analógicas ou por cabo padrão.

    Se o conteúdo não incluir um sinal de áudio digital, não será emitido qualquer som através desta ligação. É possível utilizar uma ligação analógica secundária para passar o sinal de áudio nesta situação. Adicionalmente, o som enviado para o televisor através de uma ligação HDMI ou outra entrada poderá não ser transportado através da ficha ótica. Neste caso, a ficha ótica do dispositivo de origem (leitor de Blu-ray Disc, leitor de DVD, descodificador de cabo ou satélite) deve ser ligada diretamente ao sistema estéreo ou de cinema em casa para ouvir o som emitido.

    Siga os passos abaixo para resolver problemas se lhe parecer que a ficha ótica não está a funcionar.
    NOTA: Cada um destes passos representa uma solução possível para a falha de transmissão de som proveniente do televisor ao utilizar uma ligação ótica a um sistema de áudio ou barra de som.

    1. Certifique-se de que o sistema estéreo ou de cinema em casa está definido na entrada e modo adequados para uma ligação ótica.
    2. Certifique-se de que o cabo ótico está bem ligado ao televisor e ao sistema estéreo ou de cinema em casa.
    3. Tente mudar o canal no televisor para outra transmissão digital.
    4. Aceda ao menu Som ou Altifalante do televisor e selecione External Speakers (Altifalantes externos) ou Sistema de áudio.

      IMPORTANTE: Alguns televisores requerem a desativação das colunas internas antes de transmitir o sinal de áudio para outro dispositivo. Este passo desliga as colunas internas.

    5. Certifique-se de que o televisor tem a atualização do software do sistema mais recente.

    6. Substitua o cabo ótico.
    7. Se o problema não ficar resolvido, desligue o cabo ótico e utilize uma ligação analógica para transmitir o som do televisor para o sistema de áudio.
      NOTA: Se utilizar um dispositivo de origem (tal como um descodificador de sinal por cabo, recetor de satélite ou um DVR) para obter o sinal para o televisor, podem também tentar ligar este dispositivo ao recetor de áudio através de uma ligação ótica.
      A imagem seguinte fornece um exemplo deste tipo de ligação:
      Saída ótica do dispositivo de origem

    8. Reponha o televisor.