ID do artigo : 00193040 / Última modificação : 12-07-2018

Porque é que a câmara tem dificuldade em focar automaticamente?

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

A câmara pode ter dificuldade em focar automaticamente nas seguintes situações:

  • No caso de movimentos rápidos ou altas velocidades, como num carro em andamento
  • Quando um objeto aparece demasiado próximo da câmara
  • Se existir uma cena com muitos contrastes baixos, como um céu azul ou uma praia
  • Uma cena que está em constante mudança como, por exemplo, as ondas ou uma queda de água
  • Em situações de pouca luz, tais como no interior de uma igreja ou durante a noite
  • Quando o objeto está iluminado em contraluz por uma fonte de luz forte, tal como o sol
  • Em caso de sobreposição de objetos situados perto e longe, criando profundidade, tal como um objeto situado atrás de uma cerca

Quando a focagem automática tem dificuldade em focar, tal pode dever-se a várias questões, tal como a distância entre si e o objeto que está a fotografar. As condições de luz também podem dificultar a focagem.

Cada lente da câmara tem uma distância mínima à qual pode fotografar um objeto. A isto chama-se distância mínima de focagem. Se estiver mais próximo do objeto do que a distância mínima de focagem, não será possível focar corretamente. A distância mínima de focagem varia de acordo com a lente e, no caso de lentes de zoom, também pode variar consoante a distância focal. Para verificar a distância mínima de focagem de uma lente, consulte as respetivas especificações ou a distância impressa na mesma, conforme indicado na imagem abaixo.

Imagem

Os dígitos aqui indicados apresentam primeiro a abertura máxima (3,5f - 6,3f) e, em seguida, a distância mínima de focagem (4,3 cm - 129 cm), dependendo do aumento ou redução do zoom aplicados à lente. Quando o zoom está no mínimo, a distância mínima de focagem ao tirar fotografias com uma grande angular é de 4,3 cm. Quando o zoom está no máximo, a distância de focagem mínima ao tirar fotografias de um objeto distante é de 129 cm.

Se encurtar esta distância, não será possível focar o objeto adequadamente. Para fotografar o objeto de perto, aproxime-se o máximo possível. Em seguida, afaste-se aos poucos até encontrar a distância onde é possível focar o objeto.

Se ainda assim tiver dificuldades em focar, tente as seguintes ações:

IMPORTANTE: As funções suportadas ou os nomes das funções podem variar dependendo do produto. Para mais detalhes, consulte o manual.

  • Quando pressiona ligeiramente o botão do obturador, é apresentada uma moldura verde em redor da área focada (Bloqueio de focagem). Se pretender focar um objeto muito pequeno ou uma área pequena, desloque a moldura de alcance de AF para o ponto pretendido no monitor utilizando o Flexible Spot (Ponto flexível).
    Imagem
  • Se o problema persistir, tente focar outro objeto tão próximo quanto possível do objeto original e recomponha a imagem, ou utilize a focagem manual.
  • Quando a opção Lock-on AF (Rastreio AF) estiver definida, pode manter objetos em movimento automaticamente focados.
  • Quando fotografar cenas escuras ou com iluminação em contraluz, utilize Superior Auto.
  • Quando fotografar cenas noturnas, utilize Night Scene (Cenas noturnas) ou Hand-held Twilight (Crepúsculo manual) em Scene Selection (Seleção de cenas), ou Center (Central) no modo P (Program Auto) (P [Programa automático]). Quando fotografar cenas noturnas com pessoas, utilize Night Scene (Cena noturna) ou Night Portrait (Retrato noturno).

NOTA: Caso esteja a utilizar uma câmara da série DSC-RX10 ou da série DSC-RX100

  • Se o Focus Mode (Modo de focagem) estiver definido para Continuous AF (AF-C) (AF contínua [AF-C]), o produto irá ajustar continuamente a focagem e manterá a focagem no objeto enquanto o botão do obturador estiver premido até meio. Pode parecer que a focagem não está bloqueada quando mantém o botão do obturador premido até meio, mas tal não é um problema. A lente movimenta-se ou o ângulo de visualização altera-se no monitor para ajustar a posição de focagem, pelo que pode fotografar sem se preocupar que a imagem vai ficar desfocada.

  • Quando o Focus Mode (Modo de focagem) estiver definido para AF-S (Single-shot AF) (AF de disparo único) ou AF-C (Continuous AF) (AF contínua), certifique-se de que o objeto que pretende focar se encontra dentro da moldura verde.

  • As funções MF Assist (Assistência de MF) e Peaking Level (Nível de pico) facilitam a focagem manual. As funções MF Assist (Assistência MF) e Peaking Level (Nível de pico) não estão disponíveis em alguns modelos.

Se a lente estiver suja, tente limpar a sua câmara Cyber-shot .
Se o problema persistir e a câmara continuar a não focar adequadamente, pode ser necessário enviar o produto para a assistência. Se acredita ser este o caso, contacte-nos para obter assistência adicional.