Porque é necessária a Gestão de cores?
A cor é uma percepção humana. Os olhos (e a mente) apreendem a informação espectral que é usada como base para sentir a cor. As cores Verde, Laranja ou Amarelo por exemplo, são apenas termos - mas não descrevem os componentes espectrais da luz reflectida de um objecto.
Assim sendo, é necessário um tipo de linguagem da cor para descrever os componentes espectrais de uma determinada cor, que não seja discutível pelas pessoas (como são, por exemplo, o azul-celeste, azul-escuro, azul-marinho ou azul claro). Era necessário criar uma linguagem que descrevesse todas as cores visíveis pelos humanos, com as palavras de um computador.
Esta linguagem é chamada Lab, L significa luminosidade e "a" e "b" os componentes da cor. Com a Lab é possível descrever uma cor com muita exactidão. Mais à frente, iremos analisar melhor a Lab.
Como cada dispositivo de imagem tem uma forma única de processar as cores, existe uma forma normalizada de descrever a cor característica de cada dispositivo. Isto ajuda a passar informação de cor rigorosa de um dispositivo para outro dentro do fluxo de trabalho.
As câmaras digitais, monitores e impressoras a jacto de tinta são, provavelmente, os componentes mais conhecidos de um fluxo de trabalho de imagens digitais. Mas sabia que o software é a parte mais importante do seu fluxo de trabalho?
O que é a Gestão de cores?
A gestão de cores descreve todo o sistema do seu computador que é usado para uma comunicação de cor precisa entre o hardware e o software. É usada para descrever as características de entrada da sua câmara digital, de forma a controlar a apresentação de uma imagem no seu monitor ou para definir uma impressão exacta daquilo que vê no seu monitor. É também necessária para transferir imagens de um software para outro sem haver mal entendidos de cores.
A gestão de cores é possível tanto no Microsoft Windows, como no Apple Mac OS X. Tem um longo historial com cada vez mais possibilidades em cada nova versão dos sistemas operativos.
Devem ser explicadas algumas situações para uma melhor compreensão da gestão de cores.
PerfilUm perfil pode ser comparado a uma pequena etiqueta que está colada a cada imagem e dispositivo de imagem. Estas etiquetas descrevem cores específicas em RGB (de Red-Vermelho, Green-Verde e Blue-Azul) e na linguagem específica de gestão de cores. Desta forma, o computador e o software sabem quais são as cores reais (em Lab) através dos valores RGB de uma imagem digital.
Além disso, os perfis podem conter valores CMYK em vez de valores RGB (por ex., para impressão em offset). Como vamos ficar no fluxo de trabalho RGB puro, não vamos focar-nos nos espaços de cores CMYK neste texto.
Espaço de coresCada tipo de câmara tem a sua própria forma de ver as cores, tal como cada tipo de monitor tem a sua forma de apresentar as cores. Também as impressoras têm o seu intervalo de cores imprimíveis, que varia de acordo com o tipo, tinta e papel. Este intervalo de cores é designado por espaço de cores. Um espaço de cores descreve todas as cores que podem ser processadas por um dispositivo de imagem.
O espaço de cores mais usual é sRGB. Descreve o espaço de cores médio que um monitor standard consegue apresentar. A maior parte das câmaras digitais consegue capturar no espaço de cores sRGB e a maior parte das impressoras consegue imprimir correctamente imagens em sRGB. Ainda assim, existem espaços de cores maiores tais como ProPhoto RGB, Adobe RGB 1998, Wide Gamut RGB.
Estes espaços de cores são usados quando é necessária uma qualidade maior. De qualquer modo, para a maior parte das situações o sRGB é a escolha certa.
Imagem 1: Comparação entre sRGB (interior, a cores) e Adobe RGB (exterior, armação)
Os perfis podem ser incorporados em imagens, o que é necessário para a comunicação de cores entre as aplicações de imagens. Sem um perfil incorporado, uma aplicação não sabe quais as cores reais que um ficheiro contém, uma vez que os número RGB puros não têm qualquer relação com os valores Lab.
As câmaras Alpha da Sony podem fotografar no modo sRGB ou Adobe RGB. Se configurou a sua câmara para capturar no modo Adobe RGB, esta opção é claramente visível no monitor da câmara. Além disso, as imagens fotografadas no modo Adobe RGB podem ser reconhecidas por um _ no início do nome do ficheiro (exemplo: image1234.jpg → sRGB; _image1234.jpg → AdobeRGB) Se ainda não tem a certeza sobre o espaço de cores que escolheu quando fotografou a imagem pode consultar a informação EXIF.
Gestão de cores no Sony Image Data Converter SR (IDC SR)
Tem de configurar apenas algumas opções para obter um fluxo de trabalho de gestão de cores preciso. Escolha as definições no menu e abra a caixa de diálogo de gestão de cores. Pode escolher o espaço de cores de trabalho na parte superior: Se escolher sRGB, Adobe RGB ou Wide Gamut RGB, o IDC SR vai sempre publicar as imagens processadas no espaço de cores desejado. Se forem escolhidas as definições da câmara, o IDC SR vai definir o espaço de trabalho da câmara. Pode ser sRGB ou Adobe RGB.
Por baixo do espaço de trabalho pode encontrar as definições de cores do seu monitor. A escolha vai influenciar fortemente o aspecto das imagens no IDC SR, por isso deve estar atento e, ocasionalmente, verificar se as definições ainda estão correctas. Se não tem um determinado perfil do monitor instalado no seu sistema, escolha sRGB.
Caso o seu monitor tenha sido fornecido com um perfil de apresentação geral, instale este perfil no seu sistema operativo e, depois, escolha-o noutro perfil de monitor.
Para um fluxo de trabalho extremamente profissional é necessário calibrar o monitor (e também a impressora). Os perfis individuais do monitor que tenham sido criados noutras soluções de gestão de cores podem também ser escolhidos na secção do perfil do monitor do menu de gestão de cores.
Se a calibração tiver sido feita correctamente e o perfil resultante tiver sido escolhido no menu, pode obter uma qualidade de apresentação de cores muito fiável no Image Data Converter.
Apresentação correcta de cores num software de imagem diferente
Se gosta de trabalhar com outro software de imagem de outros fabricantes, certifique-se de que as suas definições de gestão de cores do outro software de imagem correspondem às definições escolhidas no Image Data Converter, de forma a conseguir uma apresentação correcta das cores!