ID do artigo : 00192645 / Última modificação : 17-05-2018

Resolução de problemas para quando a câmara se desliga automaticamente

    Em determinadas circunstâncias, é normal que a câmara se desligue automaticamente. Por exemplo, se não utilizar a câmara durante um determinado período de tempo, a câmara passa para o modo de poupança de energia e fica quase desligada. Para cancelar a poupança de energia, utilize a câmara, por exemplo, premindo o botão do obturador até meio. Pode definir o tempo de Power Save (Poupança de energia) no menu de configuração da sua câmara.

    Verifique as definições de Power-Off (Desativar)

    Para impedir que a bateria descarregue, consulte a definição Power save (Poupança de energia) da câmara equipada com uma função de Auto Power Off (Desativação automática).

    NOTA: O nome da definição pode variar consoante o modelo.

    • Se a poupança de energia estiver definida como Standard ou Max, o monitor vai escurecer e, em seguida, desligar para evitar o consumo de bateria se a câmara não for utilizada durante um determinado período de tempo [Auto Power Off (Desativação automática)].
    • Se a câmara estiver equipada com um visor orgânico EL, o monitor irá escurecer para evitar a gravação de imagens no ecrã, mesmo se a poupança de energia estiver Off (Desligada), mas a alimentação desliga-se.
    • Se o monitor escurecer, toque no ecrã (para os modelos equipados com um painel sensível ao toque) ou utilize a câmara para retomar o funcionamento.

    Verificar o ambiente de funcionamento

    Ao utilizar a câmara num ambiente frio, poderá ocorrer condensação quando a câmara é movida para um ambiente mais quente, impedindo que funcione normalmente. Se tiver utilizado a sua câmara no exterior, aguarde algumas horas a temperatura ambiente até a condensação desaparecer.

    Em determinados produtos, a câmara desliga-se automaticamente quando a sua temperatura se torna extremamente elevada num local quente. Esta é uma especificação para proteger a câmara. Quando a temperatura da câmara se torna muito elevada, aparece um ícone amarelo de aviso de sobreaquecimento no ecrã LCD. Neste caso, desligue a câmara e deixe-a repousar para baixar a temperatura.

    Verificar a configuração de disparo

    Quando grava filmes ou tira fotografias em modo Burst, a temperatura do sensor aumenta. Quando a temperatura atinge um determinado nível, a câmara desliga-se automaticamente como uma medida de proteção. Este é um comportamento normal. Deixe a câmara arrefecer durante uma hora.

    Verificar a bateria

    • A bateria pode levar a câmara a desligar-se subitamente, por exemplo, se não estiver totalmente carregada.
    • Utilize sempre baterias genuínas Sony. Certifique-se de que a bateria vem de um agente autorizado da Sony.
    • Deixe a bateria carregar durante várias horas antes de a inserir na câmara.

    Siga os passos abaixo para verificar porque é que a bateria recarregável não carrega corretamente:

    1. Certifique-se de que a bateria está suficientemente carregada
      Carregue a bateria de forma suficiente se esta tiver sido totalmente descarregada, como no momento da compra ou quando não é carregada durante muito tempo.

      NOTA: A bateria descarrega gradualmente de forma natural, mesmo se não for utilizada.
    2. Verifique se os terminais da bateria ou o carregador de bateria estão sujos
      Se os terminais da bateria estiverem sujos, limpe a sujidade com um pano seco, cotonete, ou algo semelhante. Em seguida, carregue a bateria.

      Exemplos de terminais sujos (para NP-BD1)

      Imagem

      A: Dedadas nos terminais
      B: Objetos estranhos nos terminais
      C: Referência: Terminais limpos

      NOTA: Tenha cuidado para não tocar nos terminais da bateria com as mãos ou com objetos metálicos.

    3. Substitua a bateria e verifique se os sintomas se mantêm

      Se disponível, experimente uma bateria diferente.
      Se ocorrerem os mesmos sintomas com uma bateria diferente, o carregador de bateria ou a câmara podem estar avariados.