Se pensarmos num fotógrafo ou videógrafo, é muito provável que seja uma única pessoa que trabalha sozinha, apesar de ter liberdade criativa. Para Beatrice de Guigne e Jeremie Pennequin, a ideia de trabalhar de acordo com um conjunto de convenções é oposta à criatividade e à liberdade de que precisam para produzir as suas imagens.
Assim, Beatrice, a fotógrafa, e Jeremie, o videógrafo, trabalham em conjunto e compõem a entidade criativa conhecida como The Quirky.
“O que nos torna diferentes? Não sei”, afirma Beatrice. “Talvez sermos um casal, o que é invulgar. Tal como diz o nosso nome, somos excêntricos, daí utilizarmos a palavra “quirky”. A maioria dos fotógrafos utiliza o próprio nome e nós não queremos trabalhar assim, porque também não somos assim no nosso quotidiano.”
Jeremie concorda: “Adoramos trabalhar com pessoas como nós, que não gostam de convenções nem de dar ouvidos aos pais. É por isso que fotografamos casais que fogem em segredo: noivos que saem e se casam. Adoramos esses casais.”
O casal The Quirky começou a trabalhar em conjunto há 4 anos. Na altura já eram um casal, Beatrice era fotógrafa há cerca de 10 anos e Jeremie abandonou a sua carreira de arquiteto de interiores para viver o sonho de ser videógrafo.
Trabalham com várias câmaras e lentes da Sony. Jeremie utiliza duas câmaras Sony α7S II e também uma α7 III.
“Comecei com a α7S II pelas suas capacidades de captação com pouca luz e estabilização incorporada, o que me permite fotografar a ISO 100 000”, explica. “Normalmente, tenho utilizado a α7 III como câmara principal e α7S II para as cerimónias na igreja e para a festa à noite, quando preciso de fotografar com pouca luz.”
Beatrice trabalha com duas câmaras Sony α9 depois de recentemente ter mudado de uma DSLR de nível profissional.
Apesar de no início ter estranhado o visor eletrónico, Beatrice agora encara-o como uma das muitas vantagens da α9, assim como várias outras funcionalidades. “Adoro a Sony α9 especialmente por estes quatro motivos: o visor eletrónico sem obscurecimento, o obturador silencioso, o fantástico autofocus e o facto de poder ver a exposição através do visor eletrónico.”
Beatrice explica que “a combinação de todas estas funcionalidades permite garantir que teremos mais imagens utilizáveis. Posso elevar a sensibilidade e saber que as imagens captadas com sensibilidade elevada continuarão a ser ótimas.”
Com um estilo único e uma perspetiva singular na abordagem aos casamentos, este casal rapidamente se tornou conhecido pela fotografia e pelo vídeo de casamentos na sua localidade de Bordéus, no sudoeste de França. No entanto, os seus principais clientes não são locais: a maioria dos casais fotografados são britânicos, americanos e australianos que viajam até à região para se casarem.
“90% dos nossos clientes não são franceses. Em França, somos péssimos a discursar em casamentos”, brinca Jeremie. “Prefiro discursos em inglês durante o jantar. Os americanos e os ingleses são muito melhores a exprimirem os seus sentimentos.”
Graças às redes sociais, o casal The Quirky tem agora a oportunidade de viajar pelo mundo. “Este ano fotografámos em Marrocos, nos EUA, na Austrália, em Itália, na Islândia e em Espanha: 15 dos casamentos que fotografámos ocorreram no estrangeiro. Graças ao Facebook e ao Instagram, estivemos no Havai há 10 dias!”
Relativamente às lentes que utilizaram nestes locais, ambos utilizaram lentes com a distância focal de 35 mm, que ajudam a unir as fotografias e o vídeo num projeto final uniforme.
Jeremie utiliza a lente Loxia 35mm f/2 da Zeiss, um parceiro da Sony, e Beatrice utiliza a lente Sony Zeiss Distagon 35mm f/1.4 T*. Depois de compor a cena com a distância focal de 35 mm, Beatrice pode mudar para a sua lente Sony 85mm f/1.4 GM de confiança para captar retratos espontâneos dos noivos e de alguns dos convidados.
Resumindo, o casal The Quirky dedica-se a captar um dia especial com um estilo que reflete a personalidade dos noivos.
Beatrice resume muito bem: “Esperamos que a nossa fotografia seja diferente e tentamos fazer tudo de forma diferente. Os casamentos não vão ter todo a mesma imagem. Todos os casais são diferentes. Tentamos ser sempre mais criativos, mesmo após tantos anos.”
"Espírito rock'n'roll pela estrada fora."
Subscreva no YouTube