sandra aberg sony alpha 7r3 noiva posa em floresta enevoada com o braço sobre a cabeça

Criar um universo através da moda

Sandra Åberg

"Para mim, as imagens de moda não são muito interessantes quando se trata apenas das roupas", diz Sandra Åberg. "Quero contar uma história que mova as pessoas. Uma boa fotografia, incluindo de moda, deve fazer-nos sentir alguma coisa". Sandra, especialista em fotografia de moda, retrato e casamento, trabalha na área há 15 anos e escolheu a sua carreira após mudar-se para Milão, onde se sentiu "inspirada e intrigada pelas pessoas e pela indústria, um universo em que toda a gente cria alguma coisa". Desenvolveu um estilo leve e romântico, baseado nas ligações emocionais e na narrativa de histórias fortes, para o qual tem contribuído a sua câmara Alpha.

sandra aberg sony alpha 7r3 mulher de vestido branco abre portal vermelho

© Sandra Åberg | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/2500s @ f/1.4, ISO 2000

"Quero oferecer qualquer coisa pela qual as pessoas se apaixonem", continua. "Transmitir a sensação que teriam ao vestirem estas roupas, uma sensação de beleza ou liberdade. Quero revelar um universo de que queiram fazer parte. Muito depende do trabalho com as modelos e os estilistas e gosto mais de fotografar na natureza, pois infunde o sentido de realismo, liberdade e emoção que pretendo". Então, se é necessária emoção para tornar a imagem interessante, como chegamos lá? Para Sandra, com boas ideias visuais e uma comunicação forte. "Uma das coisas de que mais gosto na moda é poder reunir na imagem aquilo de que gosto e criar este universo exatamente como quero. Quando fotografamos mulheres, podemos criar imagens muito belas com as formas, poses e as figuras nas roupas. Também podemos controlar a expressão e o estado de espírito, se queremos um visual suave e onírico ou forte e poderoso. Estes elementos são combinados para contar a história".

sandra aberg sony alpha 7r3 noiva de vestido branco em ambiente de floresta

© Sandra Åberg | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/1250s @ f/1.6, ISO 4000

No trabalho com as suas modelos, começa com "uns rabiscos de figurinhas, que têm sido alvo de gozo a minha vida inteira! A partir desta base, posso explicar o que imagino que a mulher está a sentir e a forma como quero transmiti-lo. Também temos de saber interpretar as aptidões de cada modelo, para sabermos o que é mais adequado a cada pessoa. Algumas têm jeito para rir e um estilo relaxado, enquanto outras podem ser mais sérias e ter uma certa personalidade, tudo serve para construir a história". O segredo está na interação e a sua α7R III ajuda-a neste ponto, afirma Sandra. "Na forma como trabalho, a simplicidade de captação é vital, porque, quando estou com a modelo, não quero distrações, quero viver o momento com ela, para fazer nascer a história. Costumava passar muito tempo a estudar a câmara, mas com funções como o EVF da α7R III, posso dedicar-me mais ao trabalho com o objeto e menos às definições".

sandra aberg sony alpha 7r3 noiva loira com véu diante de bouquet de penas e flores

© Sandra Åberg | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/100s @ f/2.0, ISO 400

Sandra utiliza lentes rápidas como a T* FE 55mm f/1.8 ZA para obter o visual suave e luminoso que pretende. O modo AF de olhos da Sony e o novo Seguimento em tempo real da α7R IV também são funções indispensáveis ao seu estilo de fotografia. "Não tenho de me preocupar com a focagem perfeita", explica. "Por exemplo, em imagens para a Vogue e outras revistas de moda, é aborrecido termos a imagem com o aspeto perfeito e, ao fazermos zoom, descobrirmos que a nitidez não é perfeita! O AF de olhos é muito preciso, não nos preocupamos. Basta detetar os olhos e começar a captar, por isso, posso utilizar estas grandes aberturas com tranquilidade, o que me dá mais liberdade". A gama dinâmica soberba e o excelente desempenho ISO também contribuem para as belas imagens, permitindo-lhe confiar no seu instinto e captar motivos muito iluminados ou em contraluz. "Graças à capacidade do sensor de reter o detalhe, não tenho de me preocupar com o desaparecimento dos objetos nas sombras. Para mim, é uma nova forma de captar. E como fotografo imagens muito pouco pesadas, isto ajuda muito na edição. Utilizo refletores e, por vezes, uma luz de preenchimento, mas, quanto mais simples, melhor, não gosto de esquemas complicados".

sandra aberg sony alpha 7r3 noiva com véu sentada diante de bouquet de penas com rosa nas mãos

© Sandra Åberg | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/100s @ f/1.4, ISO 250

"Estas novas tecnologias", conclui Sandra, "trabalham em conjunto com o instinto dos fotógrafos e aumentam a nossa capacidade de sermos criativos. Nunca me interessei muito em mexer nas definições da câmara. Gosto de captar, interessa-me o objeto do outro lado da câmara e gosto de me obrigar a criar coisas novas. Por isso, para mim, a α7R III é perfeita".

Produtos incluídos

Sandra Åberg

Sandra Åberg | Dinamarca

"Se lhe suscita tanto entusiasmo quanto medo, significa que provavelmente o deve fazer!"

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito