Casamentos naturais

Marcis Baltskars

"Tenho a certeza de que não há qualquer casal no mundo para o qual não consiga criar fotografias de casamento incríveis. Se o casal acreditar no que faço, podemos captar algo verdadeiramente magnífico e único", afirma Marcis Baltskars, que é considerado um dos melhores fotógrafos de casamentos do mundo.

Tal como muitos outros fotógrafos, Marcis entrou no mundo da fotografia devido a um desejo de fugir de uma vida de trabalho das 9 às 17.

marcis baltskars sony a7rIII grande plano dos noivos

© Marcis Baltskars | Sony α7R III + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/250s @ f/2.8, ISO 100

"Candidatei-me a muitos cursos de fotografia ministrados por alguns dos principais fotógrafos da Letónia. Aprendi a trabalhar com caracterizadores, estilistas e modelos profissionais. As imagens que captei neste período chamaram a atenção nas redes sociais e comecei a receber ofertas de trabalho. Não demorou muito até chegar à conclusão de que me poderia tornar um fotógrafo profissional, por isso, decidi arriscar."

"Quando olho para os últimos 10 anos, é uma história que consiste em estar no local certo, à hora certa. Nunca procurei nem fiz nada de propósito, tudo começou de forma aleatória, até que, depois, pareceu uma bola de neve enorme a rolar pela montanha. A minha intenção nunca foi especializar-me em fotografia de casamentos, mas parecia existir uma grande procura nesse sentido."

marcis baltskars sony a7rIII a silhueta dos noivos num barco no lago

© Marcis Baltskars | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/125s @ f/2.5, ISO 2000

Muitos fotógrafos têm uma relação de amor/ódio com os casamentos. Existe muita pressão, uma vez que não é possível voltar a fotografar noutro dia, mas Marcis tira partido da importância da ocasião.

"Gosto da emoção positiva que domina o dia de casamento. É fantástico estar presente num momento tão bonito. Há algo especial em cada casamento!"

"As pessoas são tão diferentes", continua, "e a tarefa do fotógrafo é estar ao mesmo ritmo dos noivos. É importante que o casal confie em mim e acredite nas minhas ideias. Geralmente, estas ideias são espontâneas, uma vez que as condições meteorológicas e a luz mudam constantemente."

marcis baltskars sony a7rIII noivos em roupas salpicadas de tinta a beijarem-se numa praia

© Marcis Baltskars | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/2500s @ f/4.0, ISO 100

"Normalmente, temos duas ou três localizações planeadas, mas tudo o resto é improvisado. Por vezes, as fotografias mais deslumbrantes são tiradas na berma da estrada, junto a uma floresta ou um prado nos quais reparamos ao passar, e a luz natural é perfeita."

"Gosto de utilizar a luz natural tanto quanto possível e raramente utilizo o flash. Fotografo com a Sony α7R III e, graças à gama dinâmica e ao respetivo desempenho de sensibilidade elevada, consigo fotografar em condições de luz muito fracas e, mesmo assim, obter imagens surpreendentes. O segredo consiste em saber onde está a luz e, em seguida, tirar partido dela."

marcis baltskars sony a7rIII recém-casados sentados na extremidade de um balão de ar quente de mãos dadas

© Marcis Baltskars | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 1/200s @ f/4.0, ISO 100

"No ano passado, um casal optou por casar num balão de ar quente. Tivemos de acordar às 02:00 e a cerimónia começou às 05:00, ao nascer do sol. O destino assumiu o controlo e o balão aterrou num prado saído de um verdadeiro conto de fadas, repleto de orvalho e luzes mágicas, que foi onde a sessão fotográfica decorreu."

marcis baltskars sony a7rIII noivos a beijarem-se num campo enquadrado por uma teia de aranha

© Marcis Baltskars | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/18, ISO 1000

"Os motivos principais pelos quais utilizo a α7R III são o tamanho e a qualidade da imagem. Dá-me muitas informações que me permitem editar a fotografia com liberdade. Quando estou a fotografar as minhas imagens de casamentos ao estilo de reportagem, nem sempre é possível aproximar-me tanto quanto queria ou pode haver algo indesejado na extremidade da fotografia. Com a Sony α7R III, tenho 42 milhões de píxeis, por isso, tenho resolução suficiente para cortar ligeiramente e ainda ter uma imagem de alta resolução."

marcis baltskars sony a7rIII noiva a sorrir sentada no banco de trás de um carro

© Marcis Baltskars | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 1/125s @ f/4.0, ISO 500

"Também consigo fotografar até 10 fps para captar o momento perfeito. Além disso, já utilizei a Sony α9, que me permite fotografar a 20 fps e escolher a imagem que capta a luz e a emoção do momento na perfeição."

"Outro aspeto fundamental", continua, "é o obturador silencioso, que me permite fotografar um casamento sem o perturbar com os «cliques» da câmara."

marcis baltskars sony a7rIII noivos a abraçarem-se numa floresta repleta de árvores

© Marcis Baltskars | Sony α7R III + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/125s @ f/2.8, ISO 400

"Por fim, o autofocus é rápido e fiável e adoro a possibilidade de selecionar o ponto de focagem através do ecrã tátil. Isto permite-me fotografar em ângulos diferentes, onde pode não ser possível ver através do visor eletrónico. É uma vantagem importante."

marcis baltskars sony a7rIII noiva a admirar o seu vestido antes da cerimónia

© Marcis Baltskars | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/500s @ f/2.8, ISO 160

No final de contas, um casamento é uma história a ser contada e lembrada entre familiares e amigos e a tarefa de Marcis consiste em captar e contar a história do dia e da relação do casal.

"Empenho-me ao máximo em todos os casamentos. Para quem participou, é uma história conhecida que irá criar lembranças. Para quem não esteve presente, quero que olhem para as imagens e criem a sua própria história."

Produtos referidos neste artigo

ILCE-7RM3

Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

SEL1224G

FE 12-24mm F4 G

SEL85F14GM

FE 85mm F1.4 GM

SEL70200GM

FE 70-200mm F2.8 GM OSS

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

Mārcis Baltskars
Alpha Universe

Mārcis Baltskars

Letónia

O melhor aspeto de uma fotografia é que nunca muda, mesmo quando as pessoas que lá estão mudam - Andy Warhol

Ver perfil

x