O meu nome é James Matthews. Sou realizador, Youtuber e embaixador da Sony e vivo em Essex, no Reino Unido. A realização é uma das minhas paixões desde os 14 anos e ao longo do tempo descobri que me inspiro em elementos emocionais como a natureza, as pessoas e a música. A realização é a ferramenta que utilizo para expressar esta combinação e comunicá-la ao mundo.
Céu em fogo
Na minha curta-metragem "Sky on Fire" (Céu em fogo), levo o público numa viagem de espanto e aventura com a personagem Luke. Para assistirmos a momentos extraordinários da natureza, temos de vivenciar certos ambientes extraordinários. Acompanhamos Luke em condições difíceis e de grande beleza na Ilha da Madeira, enquanto sobe até ao topo da ilha e descobre o céu em fogo.
Primeiras impressões ao filmar com a Sony FX6
A minha característica favorita da FX6 é o filtro ND variável e a opção de utilizá-lo no modo automático. Esta funcionalidade foi essencial para poder manter a consistência estética ao longo do filme, sem comprometer a qualidade de imagem para obter a exposição correta. Com um filtro ND variável, podemos manter a velocidade do obturador e a profundidade de campo constantes, o que me proporcionou a consistência que pretendia.
Outra melhoria que apreciei durante a gravação foi a ciência de cor. A melhor que já vi à parte das câmaras de cinema Sony de alta gama, a Venice e a FX9. As cores são extremamente precisas e ainda mais com o perfil de imagem S-Cinetone, incluindo a profundidade de cor interna de 10 bits que proporciona um melhor roll-off de realce (sem corte das nuvens com um céu luminoso, por exemplo), assim como a vantagem adicional de oferecer mais flexibilidade na pós-produção.
Uma outra melhoria é o desempenho de obturador de rolamento. Sou fã da operação manual com muitos movimentos de câmara e panning. O obturador de rolamento é praticamente inexistente nesta câmara e permite-me efetuar esse movimento sem me preocupar com a distorção de linhas retas no fundo das imagens.
Visual das imagens e lentes utilizadas durante a gravação
Para obtermos um determinado visual, temos de escolher lentes específicas com distâncias focais diferentes para expressar emoções diferentes e contar uma história. Para esta curta-metragem, utilizei a Sony G Master FE 16-35mm f/2.8 a 35 mm para muitas imagens. Queria uma amplitude que me permitisse ver a personagem em grande plano e também no seu ambiente, pois era um elemento importante da história. Para os grandes planos da personagem principal, utilizei a Sony FE 85mm f/1.8 para isolar a personagem do fundo e focar algumas das suas expressões e emoções. Com a abertura rápida de f/1.8, o sensor full-frame da FX6 e o filtro ND interno, o visual que obtive permitiu-me ter uma profundidade de campo muito reduzida quando queria isolar a personagem sem alterar o visual. Foi importante poder alternar entre estas duas lentes para mostrar a evolução das emoções da personagem e do seu ambiente.
Dicas de filmagem com a Sony FX6 e últimas observações
Uma dica rápida para quem grava com a Sony FX6 é confiar no novo filtro ND variável. Se têm uma visão ou um visual em mente, não sintam que têm de comprometer esse visual para obter uma exposição correta. O filtro ND variável vai ajudá-los a serem mais criativos e oferece mais liberdade para o estilo individual de captação de cada um. Esta câmara é uma ferramenta excelente para os realizadores: full-frame, ótimo desempenho em pouca luz, ND variável e fantástica ciência de cor de 10 bits. Foi concebida para nos ajudar a criar uma cinematografia de alta qualidade e a introduzir uma estética pessoal. É só preparar as luzes e começar a gravar!
"O meu trabalho é inspirado na emoção. Quero que o meu público se sinta de uma determinada maneira quando vê os meus filmes ao levá-lo numa viagem".