Sky on Fire (“Céu em chamas”)

Uma curta-metragem rodada com a Sony FX6

James Matthews

Chamo-me James Matthews. Sou cineasta, youtuber e embaixador da Sony com sedeado em Essex, Reino Unido. Desde os 14 anos de idade que sou apaixonado pelo cinema e, com o passar do tempo, compreendi que o meu trabalho é inspirado por elementos emocionais como a natureza, as pessoas e a música. Quando uma combinação destes elementos evoca certos sentimentos em mim, utilizo a câmara como uma ferramenta para os transmitir aos espectadores.

Sky on Fire (“Céu em chamas”)

Na minha curta-metragem "Céu em Chamas", proponho uma viagem cheia de emoções e aventuras através da experiência do protagonista, Luke. Para sermos capazes de contemplar os momentos extraordinários que a natureza nos proporciona, temos de explorar ambientes igualmente extraordinários. Na curta-metragem seguimos o Lucas enquanto ele enfrenta as duras condições da bela ilha da Madeira e atinge o seu ponto mais alto para admirar o céu ardente.

James Matthews agachado no nevoeiro com a câmara Sony FX6

Primeiras impressões sobre a Sony FX6

Sem dúvida, a minha característica favorita da FX6 é o filtro de densidade neutra variável (ND filter) e a capacidade de o utilizar em modo automático. Esta função foi essencial para manter uma aparência consistente ao longo da curta-metragem sem comprometer a qualidade da imagem, tentando obter a exposição certa. Graças ao filtro ND variável não tive de mudar a velocidade do obturador ou a profundidade de campo, o que me deu a consistência que procurava.

Outra melhoria que achei útil durante a gravação é a ciência da cor. Deve ser o melhor que já vi depois daquele oferecido pelas câmaras de filmar topo de gama da Sony, como a Venice e a FX9. As cores são extremamente fiéis à realidade e ainda mais com o perfil de imagem S-Cinetone. Mas também inclui uma profundidade de cor interna de 10 bits, o que dá à imagem uma melhor latitude de exposição nas altas luzes (por exemplo, não há sobre-exposição ao filmar nuvens num céu brilhante), bem como uma maior flexibilidade na fase de pós-produção.

Um último aspeto que apreciei verdadeiramente é o desempenho do “rolling shutter”. Sou um grande fã da operação de câmara à mão com bastantes movimentos de câmara e panorâmicas. Nesta câmara o "rolling shutter" não causa praticamente nenhuma distorção, o que me permite mover com confiança sem ter que me preocupar com linhas retas que poderiam aparecer distorcidas nos planos que filmo.

James Matthews segura a câmara Sony FX6 com a objetiva FE 24-105 mm F4 G OSS.

Aspeto da imagem e objetivas utilizadas durante a gravação.

Em alguns casos é necessário escolher objetivas específicas com diferentes distâncias focais para expressar diferentes emoções e para contar a história. Nesta curta, utilizei a FE 16-35 mm F2.8 GM a 35 mm em muitos dos planos que filmei. Queria um plano médio em que se pudesse distinguir bem o personagem do ambiente que o rodeia, uma vez que este era um elemento chave na história. Para os planos aproximados do protagonista, utilizei o modelo FE 85 mm F1.8 para o isolar do fundo e focar algumas cenas nas suas expressões e emoções. Graças à abertura rápida de f1.8, combinada com o sensor Full Frame da FX6 e o filtro ND interno, consegui um aspeto que me deu a capacidade de optar por uma profundidade de campo muito baixa quando queria isolar o personagem sem aplicar alterações. O trocar entre estas duas objetivas foi essencial para mostrar a evolução das emoções sentidas pelo personagem e a mudança do ambiente em que se inseria.

James Matthews configura as definições do menu na sua Sony FX6

Conselhos para gravação com o Sony FX6 e pensamentos finais

Eu aconselharia aqueles que gravam com a Sony FX6 a confiarem no novo filtro ND variável. Se tiver uma visão ou uma determinada aparência visual em mente, não sinta que deve sacrificá-la para manter a exposição correta. O filtro ND variável encoraja a criatividade e dá-nos maior liberdade ao filmar mantendo o estilo pretendido. Esta câmara é uma ferramenta fantástica para qualquer cineasta: é Full Frame, oferece um ótimo desempenho em condições de pouca luz e incorpora um filtro ND variável e uma excelente ciência de cores a 10 bits. Foi concebida para nos ajudar a criar grande cinematografia com um toque pessoal. Basta configurar e montar as suas luzes e começar a rodar!

Produtos incluídos
FX6
Sony FX6

FX6

SEL1635GM
FE 16-35mm F2.8 GM

SEL1635GM

SEL85F18
FE 85mm f/1.8

SEL85F18

SEL24105G
Lente FE 24-105 mm F4 G OSS

SEL24105G

Artigos relacionados


x