duas mulheres numa encosta ventosa a realizar um filme

Bloom – Uma curta-metragem cinematográfica com a Sony FX3

 

O meu nome é Salomé e sou uma diretora de fotografia (DoP) de 27 anos de França. Comecei a trabalhar na indústria como segunda assistente de câmara em mais de 15 locais de filmagens de dramas de TV e filmes. Trabalhei para produções internacionais ("Isolados", realizado por Xavier Gens, "O Corvo Branco", realizado por Ralf Fiennes em filme de 16 mm) e produções francesas ("Clara e Claire", protagonizado por Juliette Binoche). Nos últimos 9 meses, transitei para o papel de diretora de fotografia ao trabalhar em curtas-metragens, anúncios digitais de moda e documentários.

Bloom

Quando a Sony me contactou com esta oportunidade de realizar uma curta-metragem com a nova FX3, pensei sobre o que poderia mostrar no ecrã que pudesse tirar partido das capacidades de pouca luz da câmara e do modo de frequências de fotogramas elevadas de 100p. Criativamente, deram-me "carta branca", por isso, aproveitei esta oportunidade para celebrar a força das mulheres, a sua magia incrível.

Pensei imediatamente no filme "Retrato de Uma Rapariga em Chamas" e na sua representação realista das bruxas. Também me inspirei na minha experiência pessoal. Quando era jovem, fazia parte de um grupo de escuteiras onde é costume realizar-se uma "totemização", um ritual de passagem, que simboliza a transição da adolescência para a idade adulta. No Bloom, tentei mostrar esse momento de amizade e comunidade onde as mulheres cuidam umas das outras. Como faço parte do coletivo "Femmes a la Camera" (Mulheres por trás das câmaras), a teoria do movimento do olhar feminino é essencial para o trabalho da DoP feminina. Vamos contar histórias que se pareçam mais com as mulheres ou histórias que queremos ver mais. Para mim, gostaria que fossem contadas mais histórias sobre mulheres que se amam umas às outras.

Mulheres a dançar à volta de uma fogueira à noite

Primeiras impressões ao filmar com a Sony FX3

Existem três aspetos fundamentais desta câmara que se destacaram para mim.

Em primeiro lugar, o ISO de base no S-LOG 3 (ISO160) é incrivelmente bom. À noite, utilizei o ISO 640, pois tinha apenas uma fonte de luz (a fogueira onde tínhamos uma bola chinesa de iluminação para a reforçar) e não notei qualquer ruído na imagem. Fiz um teste de campo com o Da Vinci Resolve e percebi imediatamente que não haveria problema de níveis de ruído. Os tons pretos são profundos e podia brincar com tons médios e realces conforme desejasse.

Em segundo lugar, o sistema de focagem automática: é incrível mesmo em 24 mm. No início, tinha algum receio de confiar nele, mas, mais uma vez, quando vi a minha filmagem, não me desiludi com o resultado. Optei por utilizar a focagem de ponto único totalmente automática e as transições ficaram perfeitas, sem hesitações. O único caso em que teve dificuldade foi quando estávamos realmente no escuro, onde mudei para a focagem manual em algumas cenas. Mas, no final, aumentei um pouco a exposição e funcionou muito bem novamente. Foi uma experiência impressionante.

Por fim, um aspeto importante desta câmara é a facilidade de utilização e o facto de ser leve. A pega recentemente concebida e os novos esquemas de botões mudam tudo comparativamente a uma câmara Alpha. É possível aproximar bastante das personagens com as mãos, o que cria intimidade, que é um estilo de filmagem que eu aprecio particularmente.

grupo de mulheres a serem filmadas numa colina ao anoitecer

Aspeto da imagem e lentes utilizadas durante a filmagem

Para esta curta-metragem, queria utilizar apenas uma lente: a FE 24 mm f/1.4 GM. Dá um aspeto muito orgânico à imagem final. Também utilizei uma caixa mate para utilizar uma abertura ampla constantemente e compensar as mudanças de exposição na cena.

Mulheres a dançar à volta de uma fogueira com tochas

Sugestões de fotografia com a Sony FX3 e últimas considerações

Filme sempre que puder. Escreva as suas próprias histórias, peça aos seus amigos para as representar e conte histórias criativas e artísticas que desafiem. Conheça os princípios básicos da luz e inspire-se com o que acontece à sua volta. Pode ser qualquer coisa: o aspeto da luz da rua, livros de fotografia, um filme, uma série de TV. Simplesmente, filme para melhorar. Esta câmara é perfeita para isso e dá-lhe aquele aspeto cinematográfico caraterístico das câmaras de cinema full-frame mais caras.

Produtos incluídos

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito