The Wilderness Nearby (“Espaços naturais próximos”)
Uma curta-metragem rodada com a Sony FX6

James Glancy

O meu nome é James Glancy e sou um defensor da natureza e apresentador que regista o seu próprio conteúdo. Há sete anos deixei o Exército Britânico para seguir uma carreira na televisão como conservacionista. Filmei e apresentei programas para o Discovery Channel e National Geographic. Também produzi uma série sobre o ambiente para o Mail Plus no Reino Unido. Sou apaixonado pela biodiversidade terrestre e marinha e, embora adore trabalhar em produções de natureza, senti a obrigação de narrar visualmente os danos que a atividade humana está a infligir ao ambiente e de dar a conhecer as pessoas que se esforçam por proteger o nosso planeta. Acabo de regressar dos Estados Unidos, onde tenho estado a filmar um documentário sobre tubarões para a National Geographic.

"The Wilderness Nearby" (“Espaços naturais próximos”)

2020 serviu para nos fazer ver de como muitos de nós estamos distantes do mundo natural. As restrições impostas à nossa vida quotidiana deram-nos a oportunidade de descobrir a beleza do nosso ambiente, que muitas vezes se esconde nos recantos mais próximos. Compreendemos a importância de preservar a biodiversidade do ambiente, sem a qual não podemos sobreviver. Queria fazer uma curta-metragem para prestar homenagem aos incríveis lugares selvagens onde muitas pessoas no sul de Inglaterra desfrutaram de um descanso da pandemia e para ilustrar que vale a pena cuidar das áreas naturais próximas.

James Glancy com a câmara Sony FX6 pendurado numa árvore.

Primeiras impressões sobre a Sony FX6

A minha coisa favorita ao gravar com a Sony FX6 foi a capacidade dela em câmara lenta em 4K a 120fps. É ideal para captar os momentos intensos oferecidos pela vida selvagem, pois permite quebrar os movimentos dos animais e tornar emotivo o conteúdo gravado.

Pode-se decompor os movimentos dos animais e trazer emoções ao seu conteúdo. Outro requisito essencial quando vou registar espécies de vida selvagem é que o equipamento tenha um tamanho e peso mínimos, para poder gravar de ângulos diferentes (por exemplo, no topo das árvores ou ao nível do solo). A FX6 é uma câmara extremamente robusta e pequena. Estas características tornam-na perfeita para gravar em movimento pois é tão leve para uma câmara deste calibre. Podia-se pensar que um corpo tão pequeno teria certas limitações, mas a verdade é que oferece uma qualidade de imagem fantástica em todas as condições de iluminação graças ao seu sensor full frame 4K.

sony fx6 on a tripod with 24-70 GM lens attached

Outro aspeto que aprecio é o seu design modular, pois facilita a montagem rápida em diferentes acessórios como no gimbal, no carmount ou no tripé. Para mim isto é essencial, pois para gravar animais em liberdade não há segundas oportunidades para imortalizar os instantes únicos.

Para este projeto utilizei várias objetivas de grande angular e de longas distâncias focais, como é natural em tais circunstâncias. Para obter imagens de pormenor de animais selvagens sem os perturbar, utilizei principalmente as objetivas Sony 70-200mm F/2.8 GM, 600mm F/4 GM e 200-600mm G. Esta última dá muita versatilidade no que toca as longas distâncias focais para que rapidamente se possam reenquadrar os planos. Também utilizei objetivas grande-angular como a Sony 16-35mm f/2.8 GM para gravar sequências contextuais com grande poder narrativo.

James Glancy com a sua Sony FX6 e a objetiva FE 70-200 mm F2.8 GM OSS montada

Conselhos para gravação com o Sony FX6 e pensamentos finais

Em primeiro lugar, penso que é essencial utilizar as objetivas originais desenvolvidas para a baioneta E-Mount da Sony porque permitem tirar o máximo partido da funcionalidade única de autofocus da FX6. Embora ainda use uma combinação de objetivas de foco manual nas minha rodagens, posso dizer que o novo sistema de focagem automática é excelente para seguir os movimentos dos animais.

Os menus serão familiares aos que já utilizaram a Sony FS7, por exemplo. No entanto, a FX6 tem múltiplas opções para guardar funções predefinidas. Vale a pena tirar algum tempo para configurar estas predefinições para gravar em movimento se tiver pouco tempo para preparar as suas filmagens.

Quanto a acessórios, recomendo a utilização de um gimbal de mão, uma vez que a FX6 é pequena e leve. A sua conceção modular permite que seja facilmente montada em qualquer gimbal de diferentes fabricantes. Eu também incluiria um visor no meu kit para anexar ao monitor da FX6.

É fantástico que a FX6 se tenha juntado à incrível gama Sony Alpha. Penso que esta câmara tornar-se-á em breve a favorita dos realizadores de documentários, particularmente daqueles que captam cenas que ocorrem a alta velocidade. É tão robusta e adequada a ambientes agressivos como a FS7, mas é muito mais pequena e oferece uma qualidade de imagem muito superior.

Produtos incluídos
FX6
Sony FX6

FX-6

SEL1635GM
FE 16-35mm F2.8 GM

SEL1635GM

SEL70200GM
FE 70-200 mm f/2.8 GM OSS

SEL70200GM

SEL200600G
FE 200–600 mm F5.6–6.3 G OSS

SEL200600G

SEL600F40GM
FE 600mm f/4 GM OSS

SEL600F40GM

Artigos relacionados


x