grupo de homens a filmar em condições de gelo

Walden: uma curta-metragem cinematográfica com a Sony FX3

Dennis Schmelz

O meu nome é Dennis Schmelz e sou um cineasta profissional de Erfurt, na Alemanha. O meu trabalho dá-me a oportunidade de visitar lugares entusiasmantes, conhecer pessoas interessantes e descobrir histórias únicas. Esforço-me bastante no meu trabalho para criar filmes autênticos, inspiradores e visualmente deslumbrantes. O meu trabalho não é apenas um emprego para mim, mas uma paixão e desfruto de todos os aspetos no processo de um novo projeto. Há sempre uma história para contar e uma nova perspetiva para descobrir.

Walden

Com a FX3 na gama de câmaras Cinema Line da Sony, queria produzir uma curta-metragem cinematográfica para mostrar o que é possível com uma câmara tão pequena. O filme explora o contraste entre o nosso mundo rápido e digital e o silêncio e a força da natureza, em conjunto com alguns momentos mais leves. Originalmente, tinha planeado filmar nos Alpes e já tinha investigado alguns locais adequados, mas, com as restrições da Covid, não foi possível. No final, decidi filmar na Turíngia, na Alemanha, e acabou por ser a decisão certa.

homem a segurar uma câmara fx3 com acessórios montados

Photo: © Pascal Blaurock

Primeiras impressões ao filmar com a Sony FX3

Fiquei imediatamente impressionado com o estilo e a construção da câmara: é muito sólida e o design é bom. Os controlos e os pontos de acessórios para equipamentos adicionais, como monitores e transmissores, estão bem planeados e proporcionam um fluxo de trabalho rápido e eficaz.

O sistema de arrefecimento de ventoinha implicou nunca ter de me preocupar com o sobreaquecimento da câmara e a opção S-Cinetone é um ótimo complemento. Apesar de a ter utilizado muito, na verdade, prefiro o S-Log3 para obter a gama dinâmica mais ampla da câmara, especialmente para cenas de alto contraste.

Com a pega superior e a adição de 2 portas XLR – o fluxo de trabalho é semelhante ao de quando se utiliza a caixa XLR K3M, que eu aprecio bastante – senti-me como se estivesse em casa para gerir o áudio durante as filmagens e, além disso, pode utilizá-la para filmar em ângulos mais baixos com maior facilidade.

homem a filmar um camião na parte de trás de um carro

Photo: © Pascal Blaurock

Aspeto da imagem e lentes utilizadas durante as filmagens

Filmámos bastante com lentes de distância focal fixa para melhorar o aspeto cinematográfico e a profundidade de campo menos profunda. Tive a sorte de testar a nova 35 mm f/1.4 GM para um projeto anterior e adorei especialmente esta lente nestas filmagens. A FE 50 mm f/1.4 ZA, que proporciona um bokeh incrivelmente suave, também foi utilizada, juntamente com a FE 24 mm f/1.4 GM para as filmagens amplas na cabana. Para as filmagens em retrato mais longas, precisava de algo com uma distância focal maior para separar o meu objeto do fundo, por isso, utilizei a 85 mm f/1.4 GM e a FE 135 mm f/1.8 GM para transições de focagem automática mais rápidas e precisas. Para flexibilidade, também utilizámos algumas lentes de zoom, principalmente para filmagens de carro: a FE 16-35 mm f/2.8 GM, a 24-70 mm f/2.8 GM e a FE 70-200 mm f/2.8 GM OSS. E, por último, para as filmagens de animais, precisava de muito mais alcance: utilizámos a FE 100-400 mm f/4.5-5.6 GM OSS e a FE 200-600 mm f/5.6-6.3 G OSS. A Sony tem tantas opções para ser criativo nas escolhas de distância focal e todas as suas lentes funcionam perfeitamente nas câmaras Sony.

homem a filmar ator com a sua câmara sony alpha

Photo: © Pascal Blaurock

Dicas de filmagem com a Sony FX3 e últimas considerações

Adorei a oportunidade de testar a câmara antes do lançamento oficial e acho que a FX3 prova que não são necessariamente precisas grandes montagens para conseguir uma qualidade cinematográfica. O poder e o tamanho pequeno desta câmara provam-no perfeitamente!

Dennis Schmelz

Dennis Schmelz | Germany

"Há sempre uma história a contar e uma perspetiva nova a descobrir"

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito