grande plano de um homem a agarrar uma bola de basquetebol

Fotografias arriscadas | Basquetebol com a Alpha 1

Mine Kasapoğlu

Às vezes, as ideias novas nascem das coisas mais simples. Um pequeno pensamento ou ideia pode dar origem a um novo projeto e utilizar uma nova definição, câmara ou lente pode ser tudo o que é necessário para ter um momento de inspiração.

É precisamente isto que aconteceu à fotógrafa de desporto turca, Mine Kasapoğlu, quando recentemente utilizou a Sony Alpha 1 e a lente FE 400mm f/2.8 G Master para fotografar um jogo de basquetebol.

dois jogadores de basquetebol a enfrentarem-se durante um jogo

© Mine Kasapoğlu | Sony α1 + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/1250s @ f/2.8, ISO 2500

"Muitas pessoas viram-me em direto na televisão, deitada no chão do campo de basquetebol. Recebi mensagens de fotógrafos amigos a perguntar se estava a fotografar um jogo de basquetebol com uma lente de 400 mm."

Apesar de a lente de 400 mm ser trivial quando se fotografa um evento desportivo exterior, como futebol, esqui ou ciclismo, num local reduzido de um campo de basquetebol, é uma escolha pouco vulgar. No entanto, Mine tinha em mente algo específico quando tirou a lente da mala para câmara e a colocou na sua Alpha 1.

jogador de basquetebol a correr enquanto dribla a bola

© Mine Kasapoğlu | Sony α1 + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/1250s @ f/2.8, ISO 3200

"Durante os primeiros dois períodos do jogo, fotografei todas as fotografias habituais que uma agência de imprensa exigiria do evento, por isso utilizei a minha lente 70-200mm f/2.8 G Master. Pensei em experimentar fotografar com a lente FE 400mm f/2.8 GM durante a segunda metade do jogo. Ninguém fotografa basquetebol com uma lente de 400 mm, mas eu estava a gostar do resultado das fotografias."
jogador de basquetebol a apontar durante um jogo

© Mine Kasapoğlu | Sony α1 + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/1250s @ f/2.8, ISO 3200

As imagens resultantes são retratos em jogo que captam as expressões momento a momento dos jogadores de basquetebol focados no jogo sob as luzes do estádio.

"Procuro sempre expressões reais nos rostos dos atletas. Não gosto muito de expressões sérias com rostos distorcidos, entre outros. Gosto de fotografias heroicas de momentos reais quando um atleta está no seu elemento. É impossível recriar estes momentos num estúdio."

A capacidade para fotografar retratos em jogo como este é possível por Mine fotografar com a Sony Alpha 1 e um sensor BSI CMOS empilhado de 50,1 megapíxeis.

jogador de basquetebol a olhar para longe durante um jogo

© Mine Kasapoğlu | Sony α1 + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/1600s @ f/2.8, ISO 3200

"Sou bastante tradicional e ainda me lembro de todas as regras de fotografar em analógico. Tínhamos de fotografar com filme ISO 3200 e aceitar o aspeto rígido do grão do filme. No entanto, agora a Alpha 1 dá-me muito poder porque consigo trabalhar em situações com pouca luz e as imagens têm um aspeto ótimo e nítido. É incrível fotografar em tais condições e essa capacidade é uma vantagem enorme."

Não foi apenas a qualidade de imagem soberba da Alpha 1 em situações de pouca luz que ajudou Mine a criar estes retratos em jogo. A câmara também possui uma focagem precisa em condições destas.

dois jogadores durante um jogo de basquetebol

© Mine Kasapoğlu | Sony α1 + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/1250s @ f/2.8, ISO 2500

"Os fotógrafos de desporto estão sempre preocupados em focar os rostos. Quando vemos os fotógrafos a olhar para os seus ecrãs, estão 100% a verificar a focagem no rosto para ver se conseguiram a fotografia ideal. Com a Sony Alpha 1, não preciso de verificar. Posso fotografar uma sequência total de até 30 fps e sei que todas as imagens estão focadas. Tal é importante porque me permite escolher a expressão facial específica que pretendo para retratar o atleta no seu melhor naquele momento."

A capacidade de focagem automática avançada da Sony Alpha 1 mudou a forma como Mine fotografa desportos como o basquetebol. "Quando costumava fotografar numa DSLR, focava-me no cesto e esperava se quisesse captar um jogador a fazer um afundanço. Com a Alpha 1, utilizo o AF de rastreamento para seguir toda a ação e ainda conseguir fotografar o afundanço. A focagem era a minha preocupação principal, mas deixou de o ser quando troquei para a Sony."

homem a apanhar a bola de basquetebol

© Mine Kasapoğlu | Sony α1 + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/1000s @ f/3.5, ISO 2500

Os retratos de basquetebol demonstram a paixão de Mine em mostrar as emoções que os atletas sentem enquanto jogam. Existe uma motivação maior por detrás do seu trabalho: inspirar a próxima geração de desportistas.

"Inspirar a próxima geração é a minha missão. Gosto que os atletas fiquem tão bem que toda a gente queira fazer o que eles fazem. Com o meu kit da Sony à mão é fácil que toda a gente que fotografo esteja no seu melhor."

Produtos incluídos

Mine Kasapoğlu

Mine Kasapoğlu | Turkey

"Buscar a luz, a energia e a emoção captadas no momento exato"

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito