Focagem da imagem

Thodoris Markou | Linhas

Quando tenho tempo livre, gosto de dar asas à criatividade. Pego na minha Sony Alpha 1, vou para o estúdio, contacto alguns modelos e estilistas e, de alguma forma, acabamos por criar algo do nada. Este retrato veio de um desses "momentos criativos".

Muitas vezes, procuro inspiração e marco fotografias de que gosto para referência futura. Antes de uma sessão fotográfica, trago-as e mostro-as aos estilistas no cenário. Juntos, somos capazes de colaborar em novas ideias. Para esta imagem, visualizei apenas o rosto do objeto com um pouco de maquilhagem, porque queria que houvesse um jogo entre as linhas do seu rosto e os losangos do vestido.

Tirei a fotografia na minha Sony Alpha 1 com a lente FE 135mm f/1.8 G Master. Inicialmente, tentei tirar a fotografia com a FE 50mm f/1.2 GM, a minha preferida, mas penso que essa lente é mais adequada para fotografias de corpo inteiro. Já a 135mm f/1.8 é a que utilizo para imagens em grande plano, visto que nivela a perspetiva da imagem, criando um retrato com um aspeto mais natural.

Muitas vezes, fotografo com uma lente com o máximo de abertura, mas neste caso, fotografei com f/2.2. Isto proporcionou um pouco mais de profundidade de campo e permitiu-me focar mais o rosto, além dos olhos.

retrato de uma senhora com listras de maquilhagem no rosto © Thodoris Markou | Sony α1 + FE 135mm f/1.8 GM | 1/160s @ f/2.2, ISO 100

O AF de olhos e o rastreamento de focagem nas câmaras Sony Alpha são as minhas funcionalidades favoritas no mundo. Quando pressiono o botão AF, sinto-me confiante na capacidade da câmara para fixar nos olhos e rastrear o foco na perfeição. Antes, quando utilizávamos a focagem manual ou gerações mais antigas de focagem automática, a focagem estava sempre no nosso pensamento. "Será que isto vai estar focado?" ou "Será que foquei corretamente?" eram muitas vezes perguntas que me passavam pela cabeça. Agora já não tenho de me preocupar, ou seja, posso concentrar-me nas coisas que importam; na direção da modelo e na luz.

Acredito firmemente em manter a luz o mais simples possível. Quase todos os grandes fotógrafos de retratos utilizavam apenas uma ou duas luzes. Nesta imagem, utilizei uma luz principal no rosto do objeto e depois deixei outra luz cair sobre o fundo branco, criando, assim, uma cor cinzento-clara. Por baixo do objeto, coloquei um quadro de esponja branca para agir como refletor e suavizar as sombras no rosto. Depois, utilizei uma luz pequena atrás da modelo com uma grelha apontada para a parte de trás da cabeça da modelo para atuar como uma luz de cabelo, acrescentando assim um toque de separação do fundo.

Tento manter tudo simples, incluindo as poses. Pode parecer antiquado, mas a simplicidade cria imagens tão limpas e perfeitas. Quero uma imagem onde os olhos, a expressão, a maquilhagem e a luz se combinam, de modo a criar um retrato de beleza simples, mas fascinante, e, sem a Alpha 1, isto não teria sido possível.

Produtos incluídos

Thodoris Markou

Thodoris Markou | Greece

"Aquele tapete compunha mesmo bem a sala"

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito