Focagem da imagem

Jan Tichy | Bailarina

A rapariga na imagem é uma bailarina muito talentosa. Quando fotografo bailarinos ou modelos, deixo que se movimentem e expressem. Tento não lhes dar demasiadas instruções; em vez disso, tento seguir e captar as suas emoções.

Tenho sempre uma visão da luz perfeita. Em geral, quero que esteja totalmente no rosto do objeto, disposta de uma determinada forma. É nessa altura que dou pequenas instruções na medida em que consigo ver aquilo que o objeto não consegue. Mas, para esta fotografia, a bailarina já sabia instintivamente como se movimentar, o que me deu a liberdade de fotografar continuamente.

Neste caso, a iluminação era constituída por duas potentes caixas de luzes parabólicas LED de 120 cm, que proporcionaram uma iluminação bonita e suave. Fotografei com a minha Alpha 9 II e a lente FE 85mm f/1.4 G Master. A distância focal de 85 mm não se utiliza todos os dias, não é como uma lente de 35 mm ou 50 mm que podemos transportar e utilizar diariamente. Adoro a 85mm porque tem uma perspetiva perfeita para retratos, não distorcendo cabeças nem corpos como acontece com uma lente grande angular.

retrato de uma rapariga com as mãos no rosto

© Jan Tichy | Sony α9 II + FE 85mm f/1.4 GM | 1/1000s @ f/1.4, ISO 100

A qualidade de imagem da combinação entre a Alpha 9 II e a FE 85mm f/1.4 GM é excelente, pois ajuda a dar a tudo o que há no enquadramento uma focagem adicional. Nesta imagem, podemos ver como o detalhe nos olhos é extremamente nítido. Utilizo a AF de olhos para retratos como este, na medida em que é prática e funciona na perfeição sempre que pretendo focar os olhos do objeto. A tecnologia AF de olhos da Sony é incomparável!

Adoro o facto de se manter o caráter e a suavidade na imagem. Há um bokeh bonito e muito suave, sendo fantástica a forma como a lente 85mm G Master trata as áreas fora da focagem, começando logo atrás das áreas nítidas.

Numa imagem destas, procuro uma atração, algo que me cative, como se a estivesse a ver pela primeira vez. Assim, costumo captar algumas composições semelhantes e examiná-las durante a edição. Concentro-me para encontrar essa atração na imagem, e demoro o que for necessário à procura dessa chama. Pode ser o contacto visual, a iluminação, a cor, a textura ou até algo na composição. Neste caso, é uma combinação de tudo isto, com um extra: um rasgo agressivo que acrescenta dinâmica ao mesmo tempo que cria tensão e mistério.

A Alpha 9 II permite-me fazer o que quero com as minhas imagens. Geralmente, fico feliz com um único disparo, o que nem sempre é possível com uma câmara, mas sinto que a Alpha 9 II consegue captar uma imagem tal e qual como os meus olhos a viram.

Produtos incluídos

Jan Tichy

Jan Tichy | Czech Republic

“A fotografia deu-me a maior dádiva de todas: ver o mundo de uma perspetiva única. Existe tanta beleza e magia à nossa volta a captar. Basta procurar e estar sempre pronto…”

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito