Focagem da imagem

Nicholas Mastoras | Fotografia de modelo

É preciso levantarmo-nos cedo para obter uma fotografia como esta. Na Grécia, o calor é insuportável para se fazer uma sessão de retratos no verão, pelo que começámos logo ao nascer do sol, por volta das 6 da manhã.

Para além disso, ainda temos os turistas. A fotografia foi captada na bela ilha de Milos, nas Cíclades. É um local muito especial, com o branco da praia e as rochas de Sarakiniko. A paisagem é deslumbrante, mas, se quisermos fotografar, temos de terminar por volta das 10 da manhã, por causa do calor e dos turistas.

A sessão foi com Evelyn Kazantzoglou, uma modelo e influenciadora grega, e esta fotografia faz parte da sessão para a capa da revista InStyle, que captei com a minha Sony Alpha 7 IV e com a lente FE 70-200mm f/2.8 GM OSS II. É uma imagem deslumbrante, uma vez que a modelo é muito alta e o seu cabelo ruivo complementa os tons azuis do céu e do seu fato de banho. À exceção de alguns retoques na pele, a imagem é a mesma do ficheiro raw da câmara. Tornei a imagem um pouco mais quente, mas, como fotografei de manhã cedo, já havia uma luz quente e fraca. Captei esta fotografia sozinho, sem assistentes a segurar em luzes ou refletores. As rochas brancas a toda a volta serviram de refletor natural, ajudando a preencher as áreas sombreadas. Foi tudo feito de maneira orgânica.

modelo de pé em cima de rochas brancas na grécia © Nicholas Mastoras | Sony α7 IV + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS II | 1/6400s @ f/2.8, ISO 200

Gosto de trabalhar desta forma, apenas eu e a modelo, com a maior frequência possível. O facto de não termos de nos preocupar com a iluminação nem com uma equipa grande torna a experiência mais uniforme. Pode parecer um cliché, uma vez que todos falam sobre isso, mas algo que também ajuda bastante numa sessão como esta é o AF de olhos nas câmaras Sony Alpha. Antigamente, com uma câmara DSLR, tinha de me preocupar em focar os olhos, mas agora posso ter a certeza de que a focagem está sempre perfeita. Isto permite-me focar na composição e na interação com a modelo. Poupa tempo e o fluxo de trabalho é muito mais rápido. Com a Alpha 7 IV, a resolução de 33 megapixéis é uma maravilha para quando estamos a trabalhar com revistas e impressão.

Captei um retrato mais aproximado com a Alpha 7R V e a lente FE 24-70mm f/2.8 GM II, que será a imagem da capa, mas gosto desta fotografia com uma focagem mais estreita e uma paisagem comprimida. Fotografar com a 70-200mm permitiu-me afastar-me e captar esta perspetiva diferente da modelo na paisagem.

Mal posso esperar para ver as imagens na revista. Continua a ser agradável ver o nosso trabalho impresso quando fazemos trabalhos comerciais. Temos tendência para nos esquecermos disso, dado que, hoje em dia, tudo é consumido digitalmente. Por isso, é gratificante ver o trabalho fisicamente no papel. Para mim, é disso que se trata a fotografia.

Produtos incluídos

Nicholas Mastoras

Nicholas Mastoras | Greece

"No fim de contas, não é a forma como vemos as coisas, mas sim onde estas nos conduzem."

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito