Focagem da imagem

Sandra Åberg | Noiva em Fuga

Ao captar uma noiva no seu grande dia, procuro criar uma visão do tipo de casamento que eu própria gostaria de ter. Quero que pareça divertido e livre, mas mantendo, ao mesmo tempo, a beleza e nobreza do ambiente.

Captei esta imagem específica em Roma, nos belos jardins paisagísticos de Villa Borghese, um dos maiores parques da cidade. Quando encontrei este local, soube logo que era perfeito. Foi, particularmente, o longo passadiço que atravessava o parque quase todo que acabou por me convencer.

Queríamos fazer algo criativo e divertido, por isso tivemos a ideia de fotografar com uma estética do tipo "noiva em fuga". Fotografei com a Sony Alpha 1 e a lente FE 50mm f/1.2 G Master. É a minha combinação preferida: fotografo quase tudo com aquela lente e normalmente fotografo entre f/1.2 e f/2.

Com uma câmara mais antiga seria quase impossível obter a focagem perfeitamente precisa, mas com a Alpha 1 nunca tenho de me preocupar com a focagem das fotografias graças à impressionante tecnologia de focagem automática (AF) de olhos da Sony. Adoro utilizar essas aberturas amplas e criar uma profundidade de campo reduzida.

Criar uma ligação com o meu objeto é fundamental. Falo com ele e oriento-o quanto ao tipo de imagem que quero captar, para que quando aquele pequeno segundo de magia acontecer, eu esteja pronta para ativar o obturador. Ter a AF de olhos concede-me a liberdade de criar e brincar com a pessoa à frente da câmara. Para mim, também é importante passar bastante tempo a criar uma ligação com o objeto, para que a sessão flua melhor e consigo fazê-lo porque não tenho que me preocupar em garantir que os olhos estão perfeitamente focados.

noiva a olhar por cima do ombro enquanto se afasta © Sandra Åberg | Sony α1 + FE 50mm f/1.2 GM | 1/250s @ f/1.2, ISO 100

Chovia ligeiramente durante esta sessão, pelo que tive de ser rápida. É em situações como esta que a velocidade de captação de 30 fps da Alpha 1 brilha. Com um kit tão bom, é sempre difícil escolher apenas uma imagem! Algumas das fotografias que tirámos eram retratos mais clássicos, mas adoro esta em que ela está com as costas ligeiramente voltadas e o longo passadiço transmite aquele sentimento de liberdade de uma "noiva em fuga". Identifiquei-me bastante com isso. É apenas uma imagem, mas conta toda uma história.

Quando editei a imagem, queria que a noiva se destacasse da cena e que fosse o único foco. Ela está a usar um belíssimo vestido branco, pelo que o fundo tinha de ser secundário para não desviar a atenção do design. Para esse efeito, diminuí os verdes durante a edição para fazer com que tudo na imagem destacasse a noiva.

Adoro quando acontece um momento como este, em que sabemos logo que temos "a fotografia". É mais uma intuição do que algo técnico. Enquanto fotógrafos, é isso que todos procuramos: “a fotografia”, e depois aquela sensação de que acabámos de captar a cena perfeita.

 

Vestido:  Millia London

Cabelo & maquilhagem:  Alessandro Mancino

Produtos incluídos

Sandra Åberg

Sandra Åberg | Denmark

"Se lhe suscita tanto entusiasmo quanto medo, significa que provavelmente o deve fazer!"

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito