denis barbas com a sua sony fx3

Abraçar o desconforto: captar os extremos com a Sony FX3

Denis Barbas

Explorar e criar é o sonho de muitos aspirantes a fotógrafos e cineastas, mas tornar esse sonho realidade não é algo que Denis Barbas tome por garantido.

"Por vezes, paro e penso sobre isto. Porque é que faço isto? Como é que cheguei até aqui? Pegar na minha primeira câmara e seguir esta paixão mudou a minha vida."

Ao refletir naquilo que o motiva, Denis foi inspirado a criar a curta-metragem "Embracing Discomfort" (Abraçar o desconforto) filmada com a Sony FX3 durante a sua aventura glacial na Islândia. Denis explica que "queria testar a FX3 até ao limite. É fácil filmar com tempo bonito e ensolarado; toda a gente o faz. Mas eu queria fazer algo diferente: testar-me a mim e à câmara em condições rigorosas. O inverno na Islândia pode ser duro, alguns ventos podem ser suficientemente fortes para levantar um carro da estrada. E depois temos as temperaturas extremamente baixas. As nossas mãos podem ficar congeladas, mesmo com luvas, e não é fácil premir os botões na câmara para filmar. Mas era isso que eu queria. Queria estar fora da minha zona de conforto".

homem em pé numa caverna de gelo a olhar para cima

Apesar dos desafios da preparação para a sua caminhada glacial, Denis revela que "podemos planear o que quisermos, mas quando chegamos lá, e o tempo fica mau, tudo pode mudar num instante". A caminhada no glaciar proporcionou os melhores momentos de aventura para Denis e a sua FX3. "Parámos no glaciar no meio do nada, montámos uma cama de rede e fizemos café com a água glacial. Foi fantástico. Não é algo que façamos todos os dias e vou lembrar-me daquele momento para o resto da minha vida."

mulher em pé em frente a uma cascata gelada

A Sony FX3 esteve à altura dos desafios e do ambiente extremo a que Denis a sujeitou. "Normalmente, caminho muito", afirma Denis, "e ao caminhar e filmar em ambientes tão severos, quero uma câmara com uma estrutura pequena, mas com a melhor qualidade de imagem possível. Por isso é que considero que a Sony FX3 é a melhor."

Um dos motivos pelos quais Denis adora utilizar a FX3 é a capacidade de pré-visualizar ou incorporar LUTs diferentes, uma funcionalidade adicionada à câmara através de uma atualização de firmware.

"As atualizações de firmware são uma das melhores coisas que a Sony faz; para além de a Sony se preocupar com os novos clientes, também melhora as câmaras dos utilizadores existentes. Tenho um estilo particular de gradação de cores e agora posso incorporar as minhas LUTs e ver com que aspeto a filmagem vai ficar quando a editar mais tarde. Faz com que me seja mais fácil indicar as definições certas ao filmar com S-log3 e obter a exposição perfeita para a pós-produção."

Montada na FX3 estava uma Sony FE 24-70mm F/2.8 GM II, que Denis utilizou para cerca de 85% do vídeo, ou a FE 70-200mm f/2.8 GM OSS II, que foi utilizada para o restante. Mais uma vez, o foco consistia em manter tudo o mais simples e leve possível para as difíceis caminhadas glaciais.

"Só tinha estas duas lentes comigo e graças à estabilização SteadyShot baseada na lente e à estabilização SteadyShot na câmara, podia deixar o estabilizador em casa e manter-me leve. A imagem produzida é extremamente estável, mas também a posso ajustar na edição ou desligar totalmente a estabilização e utilizar o software Sony Catalyst Browse para estabilizar durante a edição. É revolucionário!"

grande plano de um homem a segurar a sony fx3 na neve

O plano favorito de Denis no vídeo foi captado com a lente FE 24-70mm com uma distância focal de 70 mm.

"Filmei o plano na água em 4K a 120 fps para a câmara lenta. Queria mostrar neve no primeiro plano, pelo que filmei a 70 mm à distância para captar estes grandes pedaços de neve a cair perto da lente. Não foi um plano fácil. Tivemos de esperar pela neve e a água da cascata estava a voar em todas as direções. Não gosto de usar luvas quando filmo, porque gosto de sentir a câmara, mas estava tão frio e húmido que não conseguia manter as mãos fora das luvas por mais de 10 segundos de cada vez. Mas estou tão feliz com aquele plano. É o meu favorito. É tão dramático."

A videografia de Denis da sua aventura na Islândia realçou o motivo pelo qual a FX3 é a melhor câmara de vídeo para videógrafos. "É uma das melhores câmaras no que diz respeito à qualidade de imagem e aos cenários de pouca luz. Sei que tenho a mesma qualidade de imagem que algumas das câmaras maiores, como a FX6, numa estrutura pequena que é fácil de transportar. E isso foi o que acabou por me fazer escolher a FX3."

Produtos incluídos

Denis Barbas

Denis Barbas | Italy

"A vida é demasiado curta para jogar pelo seguro. Sonha em grande, corre riscos e faz aquilo que te faz feliz!"

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito