Perícia de campo
Se há algo que pássaros e mamíferos não gostam é de ver a silhueta de uma pessoa. Deitar-se, sentar-se, esconder-se atrás de plantas ou num esconderijo, ou simplesmente utilizar redes de camuflagem pode ajudar a aproximar-se do seu objeto. No entanto, é importante lembrar-se de que a regra mais importante é não prejudicar a vida selvagem ou o respetivo ambiente; nenhuma fotografia é mais importante do que a saúde e bem-estar dos animais.
Câmaras e kit
Atualmente fotografo com duas emblemáticas câmaras Sony Alpha 1 e são tão rápidas como um falcão-peregrino, captando imagens com 50 milhões de píxeis até 30 fps. Também fotografei anteriormente com a Sony Alpha 9 II, que ainda utilizo ocasionalmente. Tenho as minhas duas câmaras Alpha 1 configuradas de forma idêntica. Para isso, utilizei um cartão SD para copiar todas as definições de uma câmara para a outra. Tenho diferentes lentes em cada câmara, dependendo do que estiver a fotografar e do que me rodeia.
A minha lente preferida para todos os tipos de fotografia de vida selvagem, mas especialmente pássaros, é a lente FE 600mm f/4 G Master. Na verdade, nunca saio de casa sem ela. A combinação entre o sensor de alta resolução e a distância focal longa permitem-me captar facilmente o mais pequeno dos detalhes, o que é particularmente útil quando estou a fotografar pássaros mais pequenos.
Contudo, quando fotografo pássaros de maiores dimensões, como um falcão, esta lente pode fazer com que o objeto pareça demasiado grande no enquadramento. Nestas situações, utilizo a lente FE 400mm f/2.8 G Master, incrivelmente nítida, que também desfoca muto bem planos de fundo e é excelente em condições de pouca luz graças à grande abertura f/2.8. Geralmente, tenho uma lente mais ampla na minha câmara secundária, com um exemplo extremo a ser a lente FE 12-24mm f/2.8 G Master. Utilizo menos essa lente para a vida selvagem, mas para paisagens que ajudem a adicionar contexto às histórias que conto e, com o tempo, produz imagens nítidas na sua totalidade.
Se pudesse escolher mais duas lentes Sony, seriam as lentes FE 90mm Macro e a FE 70-200mm f/2.8 G Master. Esta lente em particular é uma prática lente de zoom "multifunções" e é excecionalmente útil se estiver junto a pássaros de maiores dimensões e tiver de permanecer escondido ou para quando quero tirar uma fotografia de um pássaro e do espaço envolvente. A FE 90mm Macro, que é provavelmente a lente mais nítida que já experimentei, é a lente que tenho sempre na minha mala para câmara. Não a utilizo muito para imagens de pássaros, mas utilizo-a quando procuro fotografar texturas e padrões e, obviamente, fotografias macro.
Definições da câmara
Provavelmente não é uma surpresa que a funcionalidade número um da Sony Alpha 1 é o rastreamento de focagem automática AF. É incrível poder apontar para algum local e focar, enquanto a câmara rastreia constantemente o objeto. É uma lufada de ar fresco utilizar a Alpha 1, mas o desafio seguinte de um fotógrafo de pássaros é manter o objeto no enquadramento.
Dependendo do tamanho e do tipo de pássaro, para além do nível de controlo que tenho da situação, utilizo a funcionalidade AF de ponto único com o tamanho de ponto de rastreamento mais pequeno. Se pressentir que a ação à minha frente pode alterar-se numa fração de segundo, o que acontece sempre naturalmente em fotografias de vida selvagem, passo para um ponto de rastreamento maior para garantir que não perco nada. Em seguida, fotografo na definição Wide AF para ação super rápida, como pássaros a voar e, com facilidade, a câmara foca o objeto mais próximo, o que é ideal para pássaros a voar.
Para mim, creio que as fotografias com um aspeto mais dramático são o resultado de fotografar pássaros com Animal EyeAF. Com a Sony Alpha 1, é mesmo possível rastrear o olho de um pássaro em pleno voo! É extraordinária a forma como funciona e os resultados falam por si.
Planos de fundo
Os planos de fundo são uma parte essencial da imagem. Quando estou a fotografar a partir de um esconderijo portátil, posso posicionar-me de forma a conseguir captar uma parte do plano de fundo que quero especificamente. Se estiver a caminhar e a tentar encontrar coisas para fotografar, não tenho o mesmo nível de controlo do que se ficar num local bem escolhido. Por exemplo, pode ser bastante entediante se o céu não tiver características ou cores especiais. Por isso, tento sempre ter a paisagem por detrás de um objeto como plano de fundo.
Algumas localizações são enevoadas e não têm as cores super fortes em primeiro plano. Adoro cores brilhantes e fotografo frequentemente a horas tardias à noite ou de manhã cedo durante a primavera e o verão para captar algumas das condições perfeitas para melhorar a cor. Pode ser muito arriscado ser um fotógrafo com a ambição de ter imagens coloridas. Consoante o local em que estiver no mundo, essas são frequentemente as alturas em que os pássaros e a luz são mais interessantes.
"Adoro as maravilhas do mundo natural e as expressões de grande beleza que encontramos nas diferentes culturas humanas."