Quando comecei na fotografia, adorava fotografar retratos e contar as histórias das pessoas da minha vida e, após 17 anos, ainda o faço.
Apresentar o objeto
Os fotógrafos de retratos precisam de pensar de forma diferente sobre a maneira como abordam os seus objetos. Quando se é fotógrafo de paisagens ou fotógrafo macro, o objeto permanece o mesmo, mas o trabalho de um fotógrafo de retratos é sobre os seus objetos e, por isso, temos de compreender comportamentos humanos. Sempre que fotografo o retrato de uma pessoa, faço dele uma conversa com a mesma. Faço perguntas sobre as suas emoções, carreira, amores, tristeza ou esperança. Quando aprendo sobre as suas vidas, consigo retratá-las melhor na composição final e na fotografia.
Compor a imagem
Atualmente, fotografo os meus objetos com uma Sony Alpha 7R IV. A câmara tem uma resolução incrível de 61 milhões de píxeis, o que é fantástico ao fotografar imagens comerciais ou projetos pessoais. A resolução é excelente, quando preciso de cortar uma imagem para a reestruturar para uma determinada utilização, para um anúncio de diferentes tamanhos ou relações. Permite-me ser criativo na minha composição durante a edição das fotografias.
Focar
Quando fotografo retratos e moda, uma das coisas que adoro na câmara é o AF de olhos. Tenho sempre a funcionalidade AF de olhos ligada, pelo que posso simplesmente retirar a minha Alpha 7R IV da mala e começar a fotografar imediatamente. Sou então capaz de me concentrar em fazer conversa e comunicar com o meu objeto, nunca me preocupando com o facto de os olhos estarem em foco.
Ser criativo com a luz
A forma mais significativa de me manter criativo e explorar é jogar com a luz. Nos últimos 17 anos, tenho vindo a aprender sobre luz e ainda estou a aprender e a experimentar. Tenho muitos tipos diferentes de iluminação, incluindo luzes LED, lanternas e muitos modificadores de luz. Ao longo dos últimos anos, tenho trabalhado num projeto que utiliza luzes negras ultravioletas com maquilhagem ultravioleta, em que a maquilhagem se torna a própria luz, pois só se vê sob luz ultravioleta. Estou sempre a comprar novos tipos de luz para o meu estúdio, experimentar com luz pode fazer toda a diferença e produzir formas de filmar novas e criativas.
As luzes podem ajudar-me a contar as histórias dos meus objetos. Tirei uma fotografia de uma modelo com o que eu chamaria de um "olhar frio", ao criar a fotografia com uma luz Fresnel que iluminava apenas a metade superior do seu rosto. Queria tirar alguns dos detalhes da imagem para poder estudar esta parte do seu rosto. Por isso, criei um contraste entre o fundo azul frio, quase preto, e os tons laranja e amarelos no seu rosto e maquilhagem. Isto criou uma sensação de contraste, não só com a cor, mas também com a luz.
A escolha da lente
Como utilizador da Sony, tenho a sorte de ter muitos tipos de lentes diferentes e entusiasmantes que posso utilizar. Eu utilizo algumas lentes de eleição para as minhas fotografias de retratos. A primeira é a lente FE 85mm f/1.4mm G Master. Produz um bokeh tão cremoso ao fotografar com a abertura grande. É excelente para fotografar ao ar livre, para que possa separar o objeto do fundo.
Também adoro a minha lente FE Sonnar T* 55mm f/1.8 ZA quando fotografo retratos longos ou médios. Oferece um nível de contraste e nitidez excelente. Depois, a FE 24-70mm f/2.8 G Master é uma lente versátil quando fotografo ao ar livre ou no local e tenho um tempo limitado. O zoom permite-me alterar rapidamente a composição.
Uma última lente, talvez surpreendente, que eu uso é a lente Sony FE 90mm f/2.8 Macro G OSS. Utilizo muito esta lente em fotografias comerciais, pois é uma das lentes mais nítidas que existem. Utilizo-a frequentemente quando crio retratos, mas também para quando preciso de tirar algumas fotografias de grande plano ou macro, talvez de maquilhagem ou joias. É uma distância focal excelente para tirar fotografias de retratos padrão e tem uma distância focal mínima muito próxima, por isso só preciso de me aproximar mais para conseguir tirar uma fotografia detalhada.
Manter a fluidez
Finalmente, outra característica útil é poder amarrar sem fios a minha Sony Alpha 7 IV. Transmito o ecrã da minha câmara para um tablet para que o cliente ou o diretor artístico possa ver o que estou a fotografar e dar feedback ao vivo. Ajuda a manter a fluidez de uma sessão fotográfica, sem ser necessário parar e rever as imagens.
São funcionalidades práticas das câmaras da Sony como estas que me oferecem liberdade criativa. Se eu pudesse dar um conselho a qualquer pessoa que pretendesse embarcar num projeto de retratos comerciais, dir-lhe-ia para conhecer a sua luz, mas para conhecer melhor as suas sombras. Quem tem medo da sombra, não conhece a luz!
"A minha câmara é a minha única ferramenta que me permite comunicar no idioma da luz com mundo e as pessoas que fotografo."