Detalhe da história da Alpha Universe
Detalhe da história da Alpha Universe
Subir ao nível seguinte 

Frank Doorhof 

"No meu trabalho, há sempre um toque de emoção", afirma o fotógrafo de moda e celebridades Frank Doorhof, "podem ser as finas nuances de uma mão que dão a ideia de movimento ou uma pose que cria uma certa curva. Adoro esse tipo de linhas fluidas. Fico imensamente feliz com a imagem de uma modelo que faz um simples movimento com o cabelo!"

O movimento, grande ou pequeno, é a energia vital que perpassa cada imagem de Frank e que é percecionada pelo espectador, atraindo instintivamente o olho da mesma forma que a nossa mente evoluiu para percecionar o movimento, cores fortes ou padrões.

frank doorhof sony alpha 7RM3 senhora de saia vermelha abana a cabeça e move os braços

© Frank Doorhof | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/11, ISO 400

"Procuro sempre essa fluidez, mesmo que não seja grande e óbvia, porque para o espectador, uma imagem dinâmica é sempre mais cativante."

Além do movimento normal do objeto, Frank utiliza adereços e efeitos físicos para infundir energia dinâmica nas suas fotografias. "Quando começamos a perceber como funciona, temos inúmeras opções. Água, fumo e pó são elementos excelentes e também utilizo vestidos longos, lenços com uma máquina de vento em turbo ou apenas com pouca potência. Há imensas coisas que acrescentam movimento. O limite é a criatividade."

frank doorhof sony alpha 7RM4 senhora de vestido preto segura em chicote por cima do ombro enquanto salta no ar

© Frank Doorhof | Sony α7R IV + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/11, ISO 400

Segundo Frank, a atração instintiva pelo movimento reflete-se na forma como este é captado, com a ação decisiva necessária para encontrar o movimento certo numa rotação ou salto. "Quando captamos movimento, cada disparo é diferente, e não é possível obter a mesma coisa duas vezes. Por vezes é frustrante quando conseguimos uma boa captação, mas a expressão do sujeito ou a posição de uma mão não está 100% correta. Podemos criar uma imagem a partir de duas, mas sou o tipo de fotógrafo que gosta de acertar a 99% na câmara. É um desafio que nos obriga a melhorar".

Para Frank agir decisivamente, a velocidade da sua Sony α7R IV é essencial, oferecendo qualidade de formato médio com a urgência de uma câmara de desporto. "Utilizamos strobes de estúdio Hensel que acompanham os 10fps da α7R IV, mas o que mais me ajuda é poder captar fotogramas individuais e confiar nas reações imediatas da câmara", explica. "Já experimentei ambos os métodos inúmeras vezes e prefiro utilizar o meu timing. A diferença de poucos microssegundos pode ditar a perda do momento, por isso, o tempo de reação da câmara é vital."

frank doorhof sony alpha 7RM3 senhora de vestido preto rodopia com luz de projetor atrás

© Frank Doorhof | Sony α7R III + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/125s @ f/11, ISO 200

Em quase todo o seu trabalho, Frank usa o flash, para uma fantástica nitidez às fotografias de movimento, em vez das velocidades de obturador super rápidas. "As pessoas costumam confundir este aspeto. No estúdio ou quando usamos strobes, é a duração do flash que congela o movimento. No interior, ao definir a câmara para f/16 e 1/125s e captar uma imagem a ISO 100, é provável que a imagem saia preta. Mas se dispararmos o flash com as mesmas definições (após medição), o modelo já aparece, definido pela velocidade do flash. Assim, podemos usar uma velocidade do obturador de 1 s e ter o mesmo resultado".

O controlo da velocidade do obturador torna-se vital para Frank na sincronização lenta ou no trabalho de flash de arrastamento do obturador, que combina movimento giratório e objetos super nítidos, num resultado onírico e caótico de formas e cores. "Às vezes, experimento velocidades do obturador e definições que mantêm a luz existente e do flash na imagem e, embora me agradem mais as imagens congeladas super nítidas, o arrastamento do obturador também oferece excelentes resultados. É um estilo muito pessoal e é divertido quando adicionamos efeitos de zoom ou movemos a câmara. O número de imagens aproveitáveis diminui drasticamente, mas não devemos perder a esperança. Por vezes, acerta-se em cheio!"

frank doorhof sony alpha 7RM3 fotografia de exposição múltipla de senhora de vestido púrpura a abanar a cabeça

© Frank Doorhof | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 4s @ f/16, ISO 100

Para as suas fotografias com flash de alta velocidade, Frank costuma pré-focar a sua α7R IV utilizando o ponto de focagem central e fotografa no modo AF de um disparo e, em seguida, "deixo o modelo mover-se e, como costumo fotografar com aberturas reduzidas, o movimento dá-me alguma margem de manobra", explica.

Para outros tipos de fotografia, como em exteriores, o AF de rastreio de olhos e o desempenho ISO da α7R IV provam a sua utilidade.

"Uma das coisas que adoro no sistema Sony é que, quando é preciso combinar a focagem contínua com o flash, a Sony α7R IV e α9 são absolutamente incríveis. Tornam tudo tão fácil."

frank doorhof sony alpha 7RM3 senhora de ar zangado com gotas de água atrás

© Frank Doorhof | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/11, ISO 200

No fim de contas, seja qual for a forma como é captado o movimento, com impressionante nitidez ou desfocagem fascinante, esta é uma marca que define o seu trabalho porque "desde o início que a fotografia de moda nunca foi para mim fotografar apenas caras bonitas, mas sim provocar um impacto."

Produtos incluídos
ILCE-7RM3
Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM3

ILCE-7RM4
Câmara full-frame α7R IV 35 mm com 61,0 MP

ILCE-7RM4

SEL2470GM
FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL70200GM

FE 70-200 mm F2.8 GM OSS

SEL70200GM

Artigos relacionados
Frank Doorhof
alpha universe

Frank Doorhof

Holanda

"Para quê falsear quando se pode criar"

Ver perfil


x