ID do artigo : 00264692 / Última modificação : 20-07-2021

Como posso resolver problemas de Internet no meu televisor?

    Existem três problemas principais de Internet que poderá ter: um problema de ligação à rede, qualidade da Internet e problemas relacionados com aplicações. Cada parágrafo aborda resumidamente algumas soluções.
    Clique na ligação para aceder rapidamente ao parágrafo:

    O meu televisor está ligado à rede, mas não tenho Internet. 

    Reponha o router

    Primeiro, utilize o smartphone ou o computador para verificar se a rede Wi-Fi está a funcionar. Se houver outros dispositivos que também não conseguem ligar-se à rede, deverá concentrar-se principalmente no router. A maneira mais fácil de resolver problemas de um router é desligá-lo da tomada, deixá-lo desligado durante um minuto e ligá-lo novamente. Este processo simples irá repor o router. Tenha em atenção que o processo de reinício poderá demorar alguns minutos. 

    Se isto não restaurar a rede de Internet, o problema poderá ser causado pelo seu fornecedor de Internet. Se houver uma interrupção no serviço fornecido, o router poderá ter determinadas luzes indicadoras a piscar. Se for o caso, pode contactar o seu fornecedor de Internet e confirmar se este está a ter problemas técnicos. 

    Repor o televisor

    Se o smartphone ou o computador forem ligados com êxito à rede Wi-Fi, é necessário observar o televisor. 

    Desligue o televisor da tomada, aguarde um minuto e volte a introduzir a ficha. Este processo chama-se Ciclo de inicialização e é o método mais rápido para ajudar o seu televisor, caso este esteja com problemas. Se tiver um Android TV, pode manter premido o botão de alimentação no telecomando durante cinco segundos para ativar uma reposição suave. Ambos os métodos funcionam. 

    Se esta reposição não resolver o problema, poderá ter de tentar uma reposição dos dados de fábrica:

    Breve resumo

    1. Verifique a ligação à Internet com outro dispositivo.
    2. Todos os dispositivos são afetados? Execute um ciclo de inicialização do router desligando-o da tomada ou verifique o seu fornecedor de Internet.
    3. Apenas o televisor é afetado? Execute um ciclo de inicialização desligando o televisor da tomada.
    4. Se o problema persistir, experimente uma reposição dos dados de fábrica do televisor.

    O televisor está ligado, mas a minha Internet é lenta e com atrasos.

    A causa mais comum é a sua rede estar lenta. A velocidade da rede diminui quando esta está sobrecarregada (durante as horas de maior utilização, por exemplo) ou se o sinal sem fios não for suficientemente forte.
    Em primeiro lugar, verifique a força do sinal do televisor observando o ícone de rede Wi-Fi nas definições de rede. Um ícone completo indica um sinal forte. 

    Uma possível forma de contornar o problema é trocar o sinal Wi-Fi. A maioria dos routers tem dois sinais: uma frequência de sinal de 2,4 GHz e outra de 5 GHz. Geralmente, são visíveis como duas redes Wi-Fi disponíveis (alguns routers utilizam o mesmo nome para ambas).
    O sinal de 2,4 GHz tem uma velocidade mais reduzida, mas pode atravessar distâncias superiores, enquanto o sinal de 5 GHz é mais rápido, mas tem um alcance inferior ao da frequência de 2,4 GHz. Dependendo da colocação do televisor e do router, a alteração entre estas duas opções poderá melhorar a situação. 

    Por fim, pode sempre optar por utilizar um cabo Ethernet para ligar o televisor ao router a fim de ultrapassar eventuais quedas de desempenho da rede. 

    Breve resumo

    1. Na maior parte das vezes, uma Internet lenta está relacionada com o congestionamento da rede (horas de maior utilização, muitas pessoas a utilizar Wi-Fi, a fazer transferências, a usar serviços de transmissão, etc.).
    2. Tente alternar entre a rede Wi-Fi de 2,4 GHz e a de 5 GHz, se ambas estiverem disponíveis. 
    3. Utilize (temporariamente) um cabo Ethernet para ligar o router ao televisor. 

    O meu televisor está ligado à Internet, mas uma aplicação não está a carregar ou a funcionar (as outras aplicações funcionam bem).

    Se estiver tudo bem com a ligação à rede e o televisor estiver ligado à Internet, mas uma aplicação (por ex., o YouTube ou um serviço de transmissão) não estiver a funcionar corretamente, deverá concentrar-se na aplicação. 

    Primeiro, certifique-se sempre de que tem a versão mais recente da aplicação instalada. Para confirmar, procure a aplicação na Google Play Store. 

    Em segundo lugar, a aplicação pode estar a funcionar mal por motivos técnicos. Para resolver este problema, pode forçar a paragem da aplicação (Android TV) ou desligar o televisor da tomada por um minuto (Ciclo de inicialização). 

    Em terceiro lugar, a aplicação pode não estar a funcionar devido a um motivo específico da mesma (por exemplo, os servidores podem estar em baixo). Pode consultar o website do fornecedor da aplicação para verificar se este está a ter dificuldades técnicas. 

    Breve resumo

    1. Atualize a aplicação.
    2. Force a paragem da aplicação [coloque o cursor sobre o mosaico da aplicação e mantenha premido o botão "OK" até aparecer uma janela pop-up. Selecione Info e Force stop (Forçar paragem)]. 
    3. Ciclo de inicialização. (desligue o televisor da tomada)
    4. Verifique se o fornecedor da aplicação está a ter dificuldades técnicas.