ID do artigo : 00198383 / Última modificação : 02-11-2018

O áudio e o vídeo estão dessincronizados

    Para alguns televisores lançados em 2013, podem ocorrer atrasos na saída de som na reprodução de conteúdo de um dispositivo que esteja ligado com um cabo HDMI e a saída de áudio do dispositivo esteja definida para Dolby Digital. O ficheiro de áudio Dolby® Digital de um filme, jogo de vídeo ou programa de televisão demora mais tempo a descodificar do que o ficheiro de vídeo e provoca o atraso do som. Este não é um problema que possa ser resolvido pela assistência. Como alternativa, a definição de Audio Output (Saída de áudio) no dispositivo ligado deve ser definida para Linear PCM (PCM Linear) ou Stereo (Estéreo).

    O cliente pode ter de consultar o manual de instruções ou contactar o fabricante do dispositivo ligado para alterar a definição de Audio Output (Saída de áudio).

    Há várias situações que podem fazer com que o áudio e o vídeo fiquem dessincronizados:

    • Se estiver a ver um programa de televisão, pode ser devido à própria transmissão ou a uma má ligação entre o seu descodificador de cabo/satélite (se aplicável).
    • Se estiver ligado um leitor de DVD ou de Blu-ray Disc, uma má ligação ou o próprio disco podem ser a causa.
    • Se tiver ligado um sistema de cinema em casa com um cabo ótico digital, pode ocorrer um atraso de áudio que requer um ajuste manual do som no sistema de cinema em casa. Pode até haver uma definição no próprio televisor que provoca este problema.

    NOTA: Se o televisor estiver ligado a uma barra de som ou a um sistema de cinema em casa (com um cabo HDMI ou um cabo ótico), podem ocorrer atrasos na saída de som. Isto deve-se a atrasos no processamento de áudio dos dispositivos de ligação externa. Nesses casos, não há problemas com as colunas do televisor.

    Como cada etapa abaixo representa uma solução possível, verifique se o problema está resolvido depois de concluir cada passo.

    1. Certifique-se de que o televisor tem instalada a atualização mais recente do software (firmware) do sistema.

      NOTAS:

      • Nem todos os televisores têm software que possa ser atualizado. Para ver se o seu televisor pode ser atualizado, verifique as especificações do televisor. 
      • Se o televisor estiver ligado a uma ligação à Internet de alta velocidade, pode ser transferida uma atualização de software do menu do televisor.
    2. Se estiver a ver um programa de televisão, experimente mudar de canal para ver se o problema ocorre em outros canais. Se ocorre apenas num canal, então o problema é com a transmissão.

      NOTA: Se o problema só ocorre num canal, contacte o fornecedor de rede de transmissão.

    3. Certifique-se de que todos os cabos estão ligados ao televisor e ao dispositivo de origem (descodificador, leitor de DVD, leitor de Blu-ray Disc, sistema de cinema em casa ou consola de jogos).
    4. Experimente reproduzir uma fonte de vídeo diferente para determinar se o problema ocorre com outros dispositivos ligados.
    5. Se o seu televisor tiver uma definição Game Mode (Modo de jogo), tente um dos seguintes métodos:
      • Defina o Game Mode (Modo de jogo) para Off Desativar quando estiver a ver televisão ou a utilizar um leitor de DVD ou de Blu-ray Disc.
      • Defina o Game Mode (Modo de jogo) para On (Ativar) durante um jogo de vídeo.
    6. Se o problema ocorrer quando utiliza as colunas do televisor, execute uma reposição de alimentação no televisor.
    7. Se houver um sistema de cinema em casa e for utilizado um cabo ótico digital na ligação, mude manualmente a definição de Audio/Video Sync (Sincronização áudio/vídeo) ou de Audio Delay (Atraso de áudio) no sistema de cinema em casa (se disponível).

      NOTAS:

      • Normalmente, os ajustes de atraso de áudio variam entre 0 ms e aproximadamente 250 ms.
      • Para mais informações sobre a disponibilidade da definição de Sincronização AV ou de Audio Delay (Atraso de áudio), consulte as instruções de funcionamento fornecidas com o produto. 
      • Para sistemas de cinema em casa de terceiros, consulte o manual de instruções ou contacte o fabricante para mais informações sobre como ajustar a definição de Sincronização AV.

    Se o problema persistir, o produto poderá ter de ser reparado.