ID do artigo : 00198383 / Última modificação : 30-05-2022Imprimir

O áudio e o vídeo no meu televisor estão dessincronizados ou existe um atraso do áudio

    MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

    Há várias situações que podem fazer com que o áudio e o vídeo fiquem dessincronizados, incluindo as seguintes:

    • Quando estiver a ver um programa de televisão, pode dever-se à própria transmissão ou a uma má ligação entre o seu descodificador de cabo/satélite.
    • Se estiver ligado um leitor de DVD ou de Blu-ray Disc™ ao seu televisor, uma má ligação ou o próprio disco podem ser a causa.
    • Se um sistema de cinema em casa estiver ligado ao seu televisor através de um cabo ótico, pode existir um atraso do áudio que irá necessitar de um ajuste manual no sistema de cinema em casa. Também pode existir uma definição no televisor que esteja a causar o problema.

    Nota: se o televisor estiver ligado a uma barra de som ou a um sistema de cinema em casa através de um cabo HDMI ou cabo ótico, poderão ocorrer atrasos na saída do som devido a atrasos no processamento do áudio na barra de som ou no sistema de cinema em casa. Neste caso, o problema não está relacionado com os altifalantes do televisor.

    Passos para resolução de problemas

    Verifique se o problema de sincronização de áudio e vídeo fica resolvido após concluir cada passo. Se forem necessárias informações específicas do modelo para executar qualquer passo, consulte o para obter mais informações.

    1. Dependendo da causa, este problema é muitas vezes resolvido ao efetuar uma reposição da alimentação do televisor.
    2. Certifique-se de que o seu televisor tem a atualização de software mais recente instalada.
      • Nem todos os televisores têm software que possa ser atualizado.
      • Se o seu televisor estiver ligado à Internet, pode transferir a atualização de software no menu do televisor.
    3. Se estiver a ver um programa de televisão, experimente mudar de canal para ver se o problema ocorre nos outros canais.
      • Caso ocorra apenas num canal, então o problema está relacionado com a transmissão. Contacte o fornecedor da rede de transmissão para obter assistência adicional.
    4. Certifique-se de que todos os cabos estão devidamente ligados ao televisor e ao dispositivo de origem (descodificador, leitor de Blu-ray Disc, sistema de cinema em casa, etc.)
    5. Reproduza uma fonte de vídeo diferente para determinar se o problema ocorre com outros dispositivos.
    6. No seu televisor, defina o Game Mode (Modo de jogo) em conformidade. Nem todos os televisores possuem esta definição.
      • Defina o Game Mode (Modo de jogo) como Desativado quando estiver a ver televisão ou a utilizar um leitor de DVD ou de Blu-ray Disc.
      • Defina o Game Mode (Modo de jogo) para On (Ativar) durante um jogo de vídeo.
    7. Se um sistema de cinema em casa estiver ligado ao televisor através de um cabo ótico, mude a definição A/V Sync (Sincronização A/V) ou Audio Delay (Atraso de áudio) no sistema de cinema em casa (se disponível).
      • Normalmente, os ajustes do atraso de áudio variam entre 0 e aproximadamente 250 milissegundos.
      • Consulte o manual para perceber se as definições A/V Sync (Sincronização A/V) ou Audio Delay (Atraso de áudio) estão disponíveis no sistema de cinema em casa.
      • Para outros sistemas de cinema em casa, consulte o manual de instruções ou contacte o fabricante para obter mais informações sobre como ajustar a definição AV sync (Sincronização AV).
    8. Se estiver a utilizar um modelo Android TV ou Google TV e estiver ligado à porta HDMI In (ARC) ou HDMI IN (eArc/ARC) num sistema de áudio, tal como uma barra de som ou sistema de cinema em casa, experimente mudar as definições Saída de áudio digital, A/V Sync (Sincronização A/V) e Pass through mode (modo de passagem):
      • Defina Saída de áudio digital para PCM.

      • Mude a definição A/V Sync (Sincronização A/V) atual.

      • Defina o Pass through mode (Modo de passagem) para Auto

    Se o problema persistir, poderá ser necessário proceder à reparação.