homem maquilhado com auscultadores

Momentos de criação

Mathias Kniepeiss

"O que mais gosto neste género de sessões", sorri Mathias Kniepeiss, "é o facto de não olhar para o relógio. É um dia livre para colaborar, aprender, experimentar novas ideias e tirar as melhores fotografias!"

Falámos sobre o seu projeto recente, "The Sound of Silence", captado com a sua Sony Alpha 7R IV, no qual Mathias colaborou com uma empresa de produção multimédia chamada boxquadrat para criar uma série de imagens publicitárias surpreendentes.

senhora com maquilhagem escura e ouro com auscultadores e a sorrir

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R IV + FE 85mm f/1.8 | 1/160s @ f/7.1, ISO 100

"O trabalho em equipa deve ser estimulante", continua, "e, num projeto livre com amigos talentosos como o Philipp Schulz da boxquadrat e a fantástica maquilhadora Jasmin Simak, modelos e videógrafos como Lauren Klocker, foi especialmente divertido. O objetivo era criar retratos publicitários de alta qualidade com um visual de impacto que associasse o rosto humano a um produto, neste caso, os auscultadores Sony".

Além da maquilhagem elaborada, um dos principais elementos necessários neste projeto era uma iluminação inteligente, especialmente, nas imagens a preto e dourado. "Obter o tipo de iluminação contrastante que pretendíamos foi um grande desafio", explica Mathias, "de modo a apanhar igualmente bem os auscultadores e o rosto".

No trabalho com a modelo Lis O, Mathias e a sua equipa utilizaram dois flashes Profoto com stripboxes, de ambos os lados da modelo, e um terceiro flash com uma softbox grande por cima. "Alterámos várias vezes o ângulo das stripboxes até começarmos a fotografar", explica Mathias, "movendo-as 5 cm de cada vez, para a luz apanhar a modelo e os auscultadores e nada mais".

senhora com maquilhagem escura e ouro com auscultadores

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R IV + FE 85mm f/1.8 | 1/160s @ f/8.0, ISO 100

"Para as imagens do outro modelo, Alexander Cohen, o desafio foi diferente, porque quando temos um efeito de grande luminosidade e luzes sobre um fundo branco e o objeto, temos de reter definição suficiente no rosto, para não ficar demasiado neutro. Também é fácil sobre-expor e perder o detalhe em algumas áreas claras. Aqui quisemos realçar a textura da pele e refletir alguma luz nos olhos. Se observarmos com atenção, vemos as stripboxes refletidas, como um olho de animal, e essa foi outra vantagem de ter tempo para aprimorar a iluminação".

homem maquilhado com auscultadores

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R IV + FE 85mm f/1.8 | 1/160s @ f/7.1, ISO 100

O projeto Sound of Silence também foi uma oportunidade para Mathias fazer experiências com a sua Alpha 7R IV e lente FE 85mm f/1.8 no estúdio: "Queria fazer retratos de qualidade realmente alta e a Alpha 7R IV é ideal para isso. A resolução de 60 MP é espetacular e funções como o modo AF de olhos e Estabilização de imagem na estrutura permitem aproveitar cada pixel. Se fizer zoom, verá as texturas subtis da pele, a técnica do maquilhador e até a estrutura delicada da íris".

Apesar da maquilhagem elaborada, a Alpha 7R IV detetou os olhos com facilidade. "O seu desempenho foi fantástico", diz Mathias, "e com o AF de tempo real, detetou as pálpebras, mesmo com os olhos fechados. Tudo isto na penumbra de um estúdio de fotografia! Também gostei da facilidade com que mudamos para outros modos de focagem, por exemplo, quando precisei de focar rapidamente o logótipo dos auscultadores em vez dos olhos. O seu manuseamento permite escolher rapidamente o modo certo".

senhora com maquilhagem escura e ouro com auscultadores a olhar de lado

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R IV + FE 85mm f/1.8 | 1/160s @ f/8.0, ISO 100

Na escuridão do estúdio, Mathias também descobriu a versatilidade do visor eletrónico da câmara.

"A grande vantagem de trabalhar com uma câmara mirrorless e de captar com flash de estúdio numa DSLR", explica, "é o facto de poder alternar o EVF entre os modos de visualização direta e não direta. Foi muito bom, especialmente, na configuração de luz contrastante. Num modo, posso ver o efeito dos flashes e como estes criam a luz e, em seguida, posso mudar para o outro modo para uma visualização normal, que me permite ver as expressões faciais e a composição".
homem maquilhado com auscultadores a olhar de lado

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R IV + FE 85mm f/1.8 | 1/160s @ f/7.1, ISO 100

Resumindo as suas impressões sobre o projeto: "Fiquei muito satisfeito", sorri Mathias, "porque as imagens se aproximaram muito daquilo que imaginei no início. Quando tenho uma ideia no início de uma sessão, tento aproximar-me ao máximo. Podem surgir vários desafios, mas adaptamo-nos e aprendemos com a ajuda da equipa e da tecnologia ao nosso dispor, como a minha Alpha 7R IV. Acabei por aprender muito e tirar excelentes fotografias e isso deixa-me sempre muito feliz!"

 

 

Produtos incluídos

Mathias Kniepeiss

Mathias Kniepeiss | Austria

“Documentar histórias para a eternidade ou criar novos mundos: nada é impossível na fotografia”

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito