Encenação com fatos de fantasia

Mathias Kniepeiss

A fotografia pode ser como uma série de testes. Testes de criatividade, técnica, planeamento e engenho. A forma como superamos estes testes define as nossas imagens e projetos. Enfrentar estes testes com uma câmara que nunca usámos torna-se mais interessante. Será que a câmara também testa o fotógrafo? Fá-lo pensar de formas diferentes e ver novas possibilidades? O recente projeto de fatos de fantasia em Veneza de Mathias Kniepeiss revela isso mesmo.

mathias kniepeiss sony alpha 7RIII modelo mascarado de fato vermelho posa em sala sumptuosa

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R III + FE 24-105mm f/4 G OSS | 1/125s @ f/4.5, ISO 1250

Mathias, um fotógrafo e diretor artístico de nível internacional na área do desporto, retratos e comercial, também fotografa encenações históricas, com fatos sumptuosos. Assim, foi parar a Veneza.

"Tenho um amigo que é designer de fatos e que trabalha no carnaval. Tínhamos realizado um projeto para um casino na Áustria e ele pediu-me para ir a Veneza e fotografar o seu trabalho num fantástico hotel de cinco estrelas. Cheguei com uma equipa de cinco elementos, mas no final, com toda a diversão, já éramos 14 e passámos três fins de semana a fotografar."

mathias kniepeiss sony alpha 7RIII 2 modelos em fatos venezianos fingem um beijo

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R III + FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/80s @ f/8.0, ISO 640

Normalmente, este tipo de projeto envolve muito trabalho. "Seis meses de preparação, visitas ao local e estudo das fantasias," diz Mathias, "mas desta vez, foi tudo mais espontâneo. Incrivelmente, nunca tinha estado na belíssima Veneza. Era uma cidade nova, uma tela em branco. Foi uma boa oportunidade para testar as nossas capacidades e criatividade." Também serviu para Mathias testar a α7R III e o seu comportamento em pouca luz e focagem contra a luz. A sua opinião? "Fiquei estupefacto com a qualidade".

Antes da sessão de Veneza, Mathias tinha pouca experiência com câmaras mirrorless, mas logo descobriu o que a α7R III podia acrescentar ao seu trabalho. "Gosto de testar câmaras diferentes, de desafiar-me, mas também descobrir o que a câmara consegue extrair de mim. Com a Focagem Automática de Olhos da Alpha, o resultado corresponde ao que vemos realmente. Mudamos as definições, vemos tudo, por isso, é bem mais rápido quando trabalhamos com a luz que já existe nestes locais. Não é preciso testar, já temos a exposição certa."

mathias kniepeiss sony alpha 7RIII 2 palhaços, um palhaço salta no ar

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R III + FE 24-105mm f/4 G OSS | 1/160s @ f/4.5, ISO 1000

Apesar de muitas das suas fotografias serem estáticas, confiou no excelente AF da α7R III para cenas de movimento em que os modelos corriam e saltavam nos seus fatos. "Normalmente, com uma câmara de estúdio, o AF não permite esta rapidez nestas situações. Mas a α7R III reúne o melhor de uma câmara de estúdio com um AF excelente."

Em situações de pouca luz, Mathias também utilizou o peaking de focagem no EVF da α7R III e o AF de olhos para fotografar as máscaras. "Pensei que seria ir longe de mais, que focaria a máscara, não os olhos, no entanto, focou-os perfeitamente."

mathias kniepeiss sony alpha 7RIII modelo mascarado com fato barroco vermelho e preto em pose elegante

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R III + FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/60s @ f/4.0, ISO 800

A α7R III excedeu as expetativas quando Mathias fotografou numa gôndola.

"Esta foi muito desafiante", diz Mathias, "éramos três atrás, dois assistentes com o flash e a gravar o vídeo e eu. A utilizar a FE 12-24mm f/4 G, tinha a câmara suspensa fora do barco, bem longe, para obter o ângulo pretendido. Foi difícil, mas o AF de olhos e o ecrã que utilizei na composição ajudaram muito. Para poder olhar através do visor eletrónico, tinha de estar noutro barco ou teria caído à água!"

mathias kniepeiss sony alpha 7RIII casal em traje de fantasia, de mãos dadas em gôndola

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 1/160s @ f/9.0, ISO 400

Tem alguma fotografia favorita neste projeto? "Muitas, mas esta fotografia de grupo seria a minha escolha. Adoro cenários em que a linguagem corporal e as expressões dizem muito." Esta fotografia é reminiscente de uma pintura barroca, com vários níveis de sentimento dramático, como que a desenvolver uma história. "Tivemos alguns obstáculos pelo caminho," explica Mathias, "um deles foi o facto de os nossos três modelos terem cancelado no último minuto! Tivemos de improvisar. Pedi à equipa para os substituírem e foram extraordinários. O meu artista de maquilhagem, figurinista, videógrafo. Até eu apareço como arlequim!"

mathias kniepeiss sony alpha 7RIII homem e mulher em fatos verdes, homem segura na mão da senhora

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R III + FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/80s @ f/5.6, ISO 640

Ao vermos as suas imagens, sentimos a energia espontânea, uma característica de que Mathias muito se orgulha. "Começou por ser apenas uma ideia, mas mais tarde, proporcionou-me muitas coisas positivas, em parte devido aos testes que superámos. Criámos oportunidades e julgo que captámos a energia e o sentimento nestas imagens. A fotografia no seu melhor acontece quando conseguimos transmitir sentimentos."

mathias kniepeiss sony alpha 7RIII homem e mulher riem e jogam à caçada em fato veneziano

© Mathias Kniepeiss | Sony α7R III + FE 24-105mm f/4 G OSS | 1/160s @ f/5.6, ISO 200

Produtos referidos neste artigo

ILCE-7RM3

Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM3

SEL1224G

FE 12-24mm F4 G

SEL1224G

SEL2470Z

Vario-Tessar T* FE 24-70 mm F4 ZA OSS

SEL2470Z

SEL24105G

Lente FE 24-105 mm F4 G OSS

SEL24105G

Artigos relacionados

Mathias Kniepeiss
Alpha Universe

Mathias Kniepeiss

Áustria

Documentar histórias para a eternidade ou criar novos mundos: nada é impossível na fotografia

Ver perfil


x