bando de gansos a levantar voo

Na natureza com a Alpha 7S III

Tomasz Gladys

Todos os realizadores de vida selvagem gostam de estar o mais próximo possível da natureza e o polaco Tomasz Gladys não é exceção. Não se trata apenas de conseguir imagens fantásticas, o mais importante é captar o momento e a presença dos animais que está a fotografar. "Uma das sensações mais incríveis que tive", recorda Tomasz, "foi ver um bando enorme de gansos, cerca de quarenta ou cinquenta mil. Eu estava lá com eles."

Tomasz não está a falar de maneira figurativa. Utiliza e criou equipamento que ajuda as suas câmaras Sony Alpha 7S III e Cinema FX3, e por vezes ele próprio, a aproximar-se o máximo possível do objeto.

"Tenho um esconderijo flutuante onde posso colocar a minha câmara Sony Alpha7S III e a lente FE 200-600 mm f/5.6-6.3. Uso um fato de mergulhador e mergulho. Só a minha cabeça fica à tona da água. O esconderijo está camuflado e eu fico por baixo com uma plataforma flutuante para pousar a câmara e a lente. Consigo ver claramente o que se passa com o ecrã LCD articulado da Alpha 7S III."

esconderijo camuflado a flutuar na água

Foi assim que Tomasz conseguiu a fantástica experiência de ficar dentro de água enquanto os gansos migradores levantavam voo.

"Movi-me lentamente no lago. A maré estava baixa e havia milhares de gansos parados. De súbito, todos levantaram voo, eram milhares a voar a menos de um metro da minha cabeça. Senti o vento das suas asas. Foi um momento incrível."

Tomasz é o primeiro a admitir que esses momentos são raros. "Antes, concebia o plano que queria. Ficava à espera o dia inteiro e não conseguia o que pretendia e ficava desiludido. Agora, fico satisfeito com o resultado. Aprendi a apreciar o facto de estar presente. A natureza cria cenários impressionantes. É necessário passar tempo a observar e, eventualmente, somos gratificados pelo nosso tempo e paciência."

Apesar de haver sempre a vontade de fotografar mamíferos, a paixão de Tomasz é filmar pássaros, em especial garças e gansos. "As garças estão associadas à felicidade, e na Polónia, simbolizam a esperança. Migram para esta região antes da primavera, por isso são o símbolo do ano que se avizinha."

Tomasz normalmente tira fotografias com duas câmaras Sony, a FX3, que pertence à gama de câmaras Cinema, e a Sony Alpha 7S III. As duas câmaras combinam-se na perfeição para fornecer a Tomasz as ferramentas de que necessita para captar momentos da vida selvagem que de outra forma não seriam captados. “Estas câmaras são inovadoras para a filmagem da vida selvagem devido às possibilidades proporcionadas pela elevada sensibilidade ISO.”

Conseguir carregar no sensor das câmaras para fotografar a sensibilidades mais elevadas proporciona aos realizadores de vida selvagem e aos fotógrafos mais tempo para captar filmagens de elevada qualidade.

Lembro-me que estava dentro de água a meio da noite. Vi todos os gansos a dormir na superfície da água. Foi uma cena linda, mas não consegui filmá-la; estava muito escuro. Mas agora, com a Alpha 7S III, consigo filmar essas cenas com uma qualidade de ISO de 12 000 e mesmo superior, e as produções da National Geographic e da BBC vão ficar radiantes quando as utilizarem nos seus documentários.

Como qualquer fotógrafo ou realizador que tenha de passar períodos prolongados a explorar o exterior, o tamanho e o peso são essenciais na escolha de uma câmara e da lente, em que cada grama faz a diferença. Esse é um dos motivos pelos quais Tomasz prefere utilizar lentes de zoom em vez de lentes fixas; as lentes de zoom proporcionam a flexibilidade de se adaptarem ao objeto e ao ambiente sem ser necessário mudar de lente, o que é impossível quando se está parcialmente submerso dentro de água.

"Sei que a lente de 200-600 mm tem uma abertura de apenas f/5.6-6.3, mas isso não é importante porque, com a Alpha 7S III e a FX3, consigo aumentar o ISO para compensar sem degradar a imagem. Assim, a combinação de lentes Alpha 7S III e FE 200-600 mm f/5.6-6.3 funciona na perfeição. Tenho tudo o que necessito numa pequena embalagem."

Outra das lentes favoritas de Tomasz é a PZ FE 28-135 mm f/4. Esta lente de zoom motorizado tem motores integrados que permitem a Tomasz controlar o zoom de maneira remota.

carro telecomandado com a sony alpha 7sm3 montada

"Utilizo um sistema que me permite controlar a minha Alpha 7S III a 1 km de distância. Criei um esconderijo flutuante controlado de maneira remota. Funciona como um barco telecomandado camuflado com um estabilizador de 3 eixos para suportar a Alpha 7S III. Tenho controlo total do barco, do movimento do estabilizador, da câmara e da lente. Tenho um sistema semelhante ao de um enorme carro telecomandado, mas é silencioso e muito lento. Tive de aprender a utilizar cada dispositivo para me aproximar. Por exemplo, a criatura tem noção se eu me dirigir a ela diretamente em linha reta. Por isso, tenho de fazer um movimento lento em ziguezague, parar, recomeçar e aguardar até ficar numa boa posição antes de filmar."

"Todas estas ferramentas permitem-me aproximar a minha Sony Alpha 7S III dos animais", conclui. "É excelente que a Sony permita aos fabricantes de terceiros a capacidade de criar este tipo de produtos. Dá-me muitas oportunidades."

Produtos incluídos

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito