olivier schmitt sony alpha 6400 olhar do fotógrafo através da câmara sony alpha com o pôr do sol atrás

Um dia na vida: primeiras impressões da Alpha 7S III

Olivier Schmitt

O meu nome é Olivier Schmitt e sou fotógrafo e realizador profissional freelancer residente em França. Após concluir o meu mestrado em Artes e Tecnologias de Imagem, trabalhei como diretor técnico em filmes como "Gru - O Maldisposto 2" e "Minions". Gosto muito de conhecer e trabalhar com outros entusiastas e partilho muitas das minhas experiências e conhecimentos no meu canal do YouTube. Tive a feliz oportunidade de testar a nova Alpha 7S III e a ideia de partilhar a vida diária de um realizador independente, usando a minha história como base para o guião. Além de ilustrar as capacidades da câmara, quis adicionar uma dimensão emocional e uma forma de os espetadores se identificarem com a personagem principal na edição final. Em termos de local, escolhi a cidade de Annecy, nos Alpes franceses, o que me permitiu captar diferentes atmosferas com paisagens incríveis.

Fiquei muito entusiasmado com a ideia de testar a Alpha 7S III, especialmente as capacidades de gravação 4K 120p full frame. Utilizo uma Alpha 7 III há alguns anos e nunca me deixou ficar mal, mas a Alpha 7S III é mais fácil de utilizar e mais eficiente em campo graças às novas funcionalidades incorporadas. O menu redesenhado é mais fácil de navegar e o AF em tempo real é incrivelmente eficaz, por isso, não precisei de um sistema de seguimento de focagem. O ecrã tátil rebatível para fora também facilitou muito a captação em situações exigentes. Apesar de gravar todo o dia ao sol, não tive problemas de sobreaquecimento e apenas utilizei uma bateria por dia, o que é impressionante.

olivier schmitt sony alpha 6400 selecionar as definições de vídeo numa câmara alpha com o ecrã tátil

Sony α6400 + E PZ 18-105mm f/4 G OSS | 1/200s @ f/4.0, ISO 100

Também tive a oportunidade de testar a nova 12-24mm f/2.8 G Master e devo dizer que é um prodígio! Senti-me tentado a gravar todo o filme com esta lente, mas acabei por utilizar também as minhas 24mm f/1.4 GM, 16-35mm f/2.8 GM, 24-70mm f/2.8 GM e 70-200mm f/2.8 GM. Também pude experimentar a 70-200mm num sistema Ronin S. É pesada, mas os resultados foram espantosos! Quero partilhar algumas dicas sobre o meu fluxo de trabalho com a câmara: passei algum tempo a configurar as minhas predefinições de vídeo no seletor de modo, como costumo fazer. Poupa-me tempo e dá-me consistência entre diferentes situações de captação. Por exemplo: configuro as minhas 3 predefinições de vídeo na roda superior. Modo 1 para 4K 25p All-Intra, modo 2 para 4K 100p (porque gravo em PAL) com o novo codec XAVC HS e, finalmente, o modo 3 para o meu perfil noturno especial. Também configurei os botões de atalho, para tornar as operações mais fáceis e rápidas.

olivier schmitt sony alpha 6400 operador de câmara verifica o enquadramento de homem prestes a mergulhar em piscina

Sony α6400 + E PZ 18-105mm f/4 G OSS | 1/320s @ f/4.5, ISO 100

No que toca à gravação propriamente dita, gravei muitas vezes em contraluz, pois queria testar a gama dinâmica do sensor (em incrementos de 15+) nos modos 4:2:2 de 10 bits. Não tive de me preocupar com realces excessivos ou diferenças de exposição entre interior e exterior, já que a câmara resolve muito bem estas mudanças de luz extremas.
olivier schmitt sony alpha 6400 operador de câmara enquadra casal sentado ao pequeno-almoço

Sony α6400 + E PZ 18-105mm f/4 G OSS | 1/160s @ f/4.0, ISO 100

Gostei muito de produzir este projeto e foi uma excelente oportunidade para experimentar esta câmara incrível. Independentemente do nível ou experiência, rodearmo-nos de outros criadores permite-nos avançar nos nossos projetos e abre novas oportunidades. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a toda a equipa e atores que tornaram este projeto possível. Outro ponto importante é o planeamento das sessões. Esta curta-metragem precisou de mais de um mês de preparação e organização. Este tipo de projeto obriga-nos sempre a despender mais tempo no planeamento do que na gravação. Confie em si e nas suas capacidades para criar ótimos conteúdos!

olivier schmitt sony alpha 6400 olivier verifica o enquadramento na sua A7SM3 com a câmara montada num gimbal ronin

Sony α6400 + E PZ 18-105mm f/4 G OSS | 1/500s @ f/4.0, ISO 400

Produtos incluídos

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito