Focagem de imagem

Javier Aznar | Safari ao luar

Nas profundezas da floresta boliviana, a cadeia alimentar da floresta está numa luta constante, e a noite traz novos desafios para o caçador e para a presa. Mas, para o fotógrafo de vida selvagem e naturalista Javier Aznar, trata-se de pura oportunidade.
"Quando fotografamos na selva, começamos a caminhar ao anoitecer e trabalhamos ao longo da noite", explica, "e houve uma noite em que estava a fotografar víboras para um projeto sobre os perigos com que os povos indígenas se deparam devido a mordeduras de cobras e, para grande agrado meu, encontrei uma boa das árvores preguiçosamente pendurada ao luar."
Enquadrando a boa com a lua cheia por trás e usando o flash para a iluminar, Javier mistura elementos comportamentais com beleza simples e surpreendente. "Sempre que encontro um animal como este, tento mostrá-lo de uma forma honesta e atrativa", explica. "Aqui, queria ilustrar a forma como caça principalmente à noite, ao mesmo tempo que queria que fosse atraente. Apesar de, normalmente, as cobras não serem do agrado das pessoas, são predadores de elevado nível que precisam de ser protegidas, ou todo o ecossistema sofre."

boa das árvores num ramo à noite © Javier Aznar | Sony α7R IV + FE 20mm f/1.8 G | 30s @ f/14, ISO 400

Então, como é que Javier configurou a sua Sony Alpha 7R IV e a lente FE 20mm f/1.8 G para o conseguir? "Graças à lua, havia uma boa quantidade de luz", relembra Javier, "pelo que a tarefa era focar a boa e acrescentar flash de forma a manter a cena natural e equilibrada. Pratico muito e, por isso, sei que definições irão funcionar e posso reagir às oportunidades."
"Defini a potência do flash para um nível baixo, para que não me tornasse intrusivo", continua, "e a abertura f/14 ajudou a reduzir a luz artificial, isto enquanto mantinha a cena focada. Fotografei recorrendo a um tripé, e a velocidade do obturador de 30 segundos permitiu que a luz natural do luar aparecesse fortemente. Usei um difusor no flash para corresponder à sua suavidade."
Explicando de que forma as duas fontes de luz se combinam na perfeição, Javier acrescenta: "Como é mais forte do que a luz ambiente naquela parte do enquadramento e a sua duração é muito curta, o flash congela o objeto sem desfocagem, apesar de uma velocidade do obturador longa."

Uma função principal que ajudou foi o modo de monitorização da intensidade da câmara", continua. "Quando se trabalha no escuro, ilumina o visor eletrónico sem afetar a exposição, ajudando-me a compor quando não consigo ver nada. As capacidades de focagem da Alpha 7R IV em condições de escuridão também foram essenciais. Uso sempre o modo de ampliação da focagem e defino um botão na estrutura, que me permite verificar rapidamente se está correto."

A lente FE 20mm f/1.8 G não costuma ser associada à vida selvagem, "mas para imagens como esta é perfeita", afirma Javier. "O campo de visão amplo ajudou a adicionar contexto, ao mesmo tempo que mantinha a profundidade e a nitidez, e permitiu-me dar muita presença no enquadramento a esta boa."

Após quatro ou cinco imagens, Javier voltou a ir procurar víboras, mais do que satisfeito com o seu trabalho. "Muitas vezes, as boas estão escondidas pela vegetação ou demasiado alto, na copa das árvores, para serem vistas", conclui. "Por isso, aproximar-me de uma e mostrar esta criatura magnífica da forma que deve ser foi um prazer raro."

Produtos incluídos

Javier Aznar

Javier Aznar | Spain

“Para podermos preservar, temos primeiro de conhecer e de amar aquilo que podemos perder, e a fotografia é uma ferramenta útil para sensibilizar e mostrar tudo o que nos rodeia. Através da minha câmara, tento mostrar os animais na sua forma mais pura, do ponto de vista biológico e também artístico.”

Inscreve-te para receberes a tua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito