Quando fotografamos no espaço confinado de um barco de pesca, não temos muito espaço para tirarmos fotografias. No mar, sentimos que temos todo o tempo do mundo, mas os momentos de ação surgem subitamente e tenho de estar preparado com a minha Alpha 1 para captar esses momentos.
O meu trabalho a bordo dos barcos de pesca integra um projeto no qual trabalhei, após um convite mais amplo para a apresentação de propostas com o nome "Radiographie de la France", patrocinado pela Bibliothèque Nationale de France. Os fotógrafos documentais selecionados foram premiados com bolsas para captarem diferentes aspetos da vida contemporânea em França.
Tenho fotografado jovens que estão a treinar para se tornarem pescadores. Muitos deles viajaram para França como imigrantes. O governo pretende que eles desenvolvam independência, de forma a que tenham vontade de trabalhar e se sintam motivados para iniciar uma nova vida.
A vida a bordo do barco é dura. Eles podem trabalhar oito ou nove horas seguidas por dia. Portanto, para conseguir as fotografias perfeitas em estilo de documentário, tenho de esperar e observar. Assim quando algo acontecer, estarei pronto para avançar e compor a imagem com a minha fiável Sony Alpha 1 e a lente 35mm f/1.8. Depois retiro-me rapidamente do caminho. Eles precisam do espaço para trabalhar, por isso tenho de ser móvel, estar sempre a observar e em movimento, pronto para tirar uma fotografia sem os perturbar.
Adoro os ficheiros de grandes dimensões produzidos pelo sensor de 50 megapíxeis da Alpha 1. As imagens têm uma qualidade semelhante às fotografias que eu costumava criar quando utilizava filme fotográfico. As imagens também apresentam um caráter diferente em comparação com outras câmaras digitais.
Mantenho tudo muito simples quando se trata de lentes. No barco utilizo quase sempre a lente FE 35mm f/1.8. É nítida, leve e de rápida utilização. No espaço confinado da embarcação preciso da lente de 35 mm para captar tudo o quero na fotografia. Também não quero estar a mudar as lentes num ambiente tão molhado e húmido. Apesar disso, não tomei precauções especiais com a Alpha 1. Ocasionalmente protegia a câmara com o meu casaco para impedir que esta ficasse completamente encharcada, mas de outra forma, continuava a fotografar em todo o tipo de condições.
Em terra, utilizo a lente 55mm f/1.8 para fotografias de estilo retrato documental. A lente é nítida, mas também produz um belo bokeh de fundo e a abertura f/1.8 ajuda-me a fotografar em condições de pouca luz. Não tenho medo de aumentar a sensibilidade da Alpha 1 até ao ISO 2500, o que é algo que acontece com frequência pois os pescadores e as mulheres também trabalham durante a noite.
Com os longos horários, é comum a tripulação dormir no meio do dia pois, como seria de esperar, estão completamente exaustos. Têm de habituar-se a adormecer rapidamente, em cinco minutos, pois só terão oportunidade de dormir algumas horas e cada minuto é precioso.
Com espaço limitado, temos de mostrar respeito pelas pessoas que fotografamos. Um dos objetos do meu projeto era um homem da República Democrática do Congo. Ele tinha vergonha de estar enjoado, mas fez questão que eu mostrasse isso pois era um dos obstáculos que ele estava a tentar ultrapassar. Não há onde nos escondermos quando estas coisas acontecem num barco.
A Alpha 1 permite-me fotografar discretamente graças ao modo silencioso e ao ecrã articulado que utilizo em vez do visor eletrónico. Estas duas coisas não atraem a atenção para mim enquanto capto fotografias e assim todos continuam o seu trabalho sem ficarem ansiosos com a minha presença.
E posso confiar na focagem automática para obter as fotografias com uma nitidez precisa. A nova geração de focagem automática das câmaras da Sony é maravilhosa. Quando estou a seguir uma pessoa, a câmara foca-se nos seus olhos ou no rosto. Não importa para onde se movam, vão continuar focados. Assim que a focagem estiver definida, irá continuar a focar as pessoas que eu quero, mesmo que outras pessoas estejam no enquadramento. É menos uma coisa com a qual tenho de me preocupar.
Estou muito satisfeito com a forma como o projeto se desenvolveu. Apesar das condições de humidade, sei que o meu kit da Sony consegue resistir a tudo e captar imagens deslumbrantes.