salto de esqui à noite

Como fotografo | Tempo frio

Kyle Meyr

Fotografar com tempo frio requer uma preparação antes de sair de casa, não só do kit de câmara, mas também do vestuário. Não se trata de utilizar muita roupa, mas sim a roupa certa. Em vez de usar dez pares de meias, devemos usar o par de meias certo, o casaco certo, uma camada interior em lã e luvas grossas. O vestuário certo mantém-nos quentes e seguros.

Independentemente da indicação do termómetro ou da previsão meteorológica, o vento pode gerar uma sensação térmica duas vezes mais fria. Também devemos manter a água isolada, não podemos hidratar-nos com um bloco de gelo!

snowboarder a grande velocidade à noite

© Kyle Meyr | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/5000s @ f/1.4, ISO 50

Utilizar a câmara e o kit

Quando fotografo pessoas a esquiar, utilizo o estilo "correr e disparar", tal como um fotógrafo de reportagem. Escolho uma lente para a minha Sony Alpha 1 ou Sony Alpha 7R III e fixo a câmara à alça a tiracolo. Esquio com os meus amigos até encontrar o local perfeito. Continuo a esquiar, em seguida, coloco-me de joelhos e fotografo enquanto passam à minha frente. Sem preparação, sem novas tentativas: disparo e avanço sempre.

escalador diante de parede de gelo

© Kyle Meyr | Sony α9 + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/200s @ f/6.3, ISO 500

Posso dizer que nunca tive problemas em fotografar no frio com as câmaras Sony. A Sony Alpha 1 e a Sony Alpha 7R III têm um desempenho igual ao que obtenho em condições normais, embora a autonomia da bateria seja mais reduzida, como acontece com qualquer dispositivo eletrónico. Por isso, levo sempre baterias suficientes e protejo-as o mais possível do frio.

carro vermelho a grande velocidade em estrada com neve

© Kyle Meyr | Sony α9 + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/1600s @ f/8.0, ISO 100

Tirar a fotografia

Nas minhas imagens, quero revelar o poder da natureza. A natureza não se importa connosco, o ser humano não está em pé de igualdade com o seu ambiente. Pertencemos à natureza e temos de obedecer à sua vontade. Pode parecer um lugar comum, mas quando tentamos dormir com -13 °C, ventos fortes e apenas algum tecido e penas de pato como proteção contra a hipotermia, isto torna-se claro. Tento mostrar isso nas minhas imagens: a natureza poderosa e o ser humano frágil.

helicóptero amarelo sobre paisagem de neve

© Kyle Meyr | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/3200s @ f/2.8, ISO 125

Para isso, utilizo uma variedade de lentes diferentes. Para documentar histórias ou locais e trabalhos que requerem reações rápidas, costumo utilizar lentes zoom como a FE 16-35mm f/2.8 GM ou a FE 70-200mm f/2.8 GM OSS. Se procuro um visual criativo ou um efeito específico, utilizo uma lente de distância focal fixa, como a FE 50mm f/1.4 ZA ou a FE 85mm f/1.4 GM.

Escolho a lente e as definições de exposição de acordo com o ambiente e as condições. O ser humano é tão insignificante, por isso, temos de ser flexíveis e trabalhar com o que temos em mãos.

duas pessoas sentadas no exterior de uma tenda em manhã de inverno

© Kyle Meyr | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/4000s @ f/1.4, ISO 125

Alguns dias são tão frios que não existem nuvens, ou podemos ter farrapos de nuvens suaves que abraçam os picos de montanha e evidenciam uma silhueta. Estas nuvens suavizam a luz e permitem fotografar contra a luz, algo que não consigo evitar. A neve é o melhor refletor da luz. Ao fotografar pessoas ou tendas, por exemplo, a luz é refletida pela neve em todas as direções. Preenche as áreas de sombra, quer queiramos, quer não. Isso confere brilho e respiração às imagens.

dois homens montam tenda durante tempestade de neve

© Kyle Meyr | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/1000s @ f/6.3, ISO 400

Existem também dias em que o vento é terrível e o frio nos dá muita luta. A fotografia de cima foi tirada para promover as tendas Helsport, com o lendário Børge Ousland. Foi uma sessão difícil, com -15 °C e ventos até 20 m/s. Nestes dias, temos de aceitar que as condições fazem parte da história e não podemos fingir que será um processo agradável. Com o vento a fazer voar a neve, temos a oportunidade de aproveitar um fundo branco perfeito, sem formas. Mas o vento também pode ocultar o objeto, obrigando-nos a fotografar muito de perto. É incrível como o vento e o frio podem condicionar uma sessão fotográfica.

Um conselho para nos mantermos confortáveis: encontrar uma situação fotográfica que nos distraia do frio. Podemos estar tão concentrados na focagem que o frio deixa de importar, pelo menos, até o sol se pôr. Então começa o frio a sério.

Tudo é mais frio quando anoitece.

Produtos incluídos

Kyle Meyr

Kyle Meyr | Norway

"Não é comum encontrar tanta beleza num só local… Isto é a natureza"

Histórias relacionadas