sedã verde numa garagem com pó

Como fotografo | Fotografia automóvel

Deyan Yordanov

Existem inúmeras formas através das quais posso apresentar um veículo; quero uma cena romântica e melancólica com o automóvel a andar no pôr do sol com a capota aberta? Quero que o mesmo automóvel espreite das sombras com uma iluminação mínima? Ou talvez uma fotografia radical do automóvel a fazer drift rapidamente na pista? Quando começo, a tela está em branco e tenho as ferramentas, a minha Sony Alpha A7 III e a imaginação para pintar a imagem certa.

O importante é tentar sempre contar uma história, provocar reações e despertar emoções. Quero que as pessoas sorriam, se entusiasmem e sintam o espírito da fotografia.

traseira de um sedã verde numa garagem

© Deyan Yordanov | Sony α7 III + FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/125s @ f/8.0, ISO 320

Planear uma fotografia

Geralmente, os meus clientes querem imagens nítidas e polidas dos respetivos produtos, mas isso depende realmente do cliente e do projeto no qual estamos a trabalhar. Independentemente do automóvel e do projeto, preparar a cena e escolher um local de fundo é, geralmente, essencial para toda a imagem. O fundo coloca o automóvel numa situação e num ato, por isso, escolher o mais adequado é fundamental para o produto final e para a sensação que queremos dar à imagem.

Investigo imensos locais. Viajo muito e, às vezes, paro em locais aleatórios, tiro uma fotografia, adiciono-as a uma lista do Google Maps e vou embora. Também reutilizo muitos dos meus locais – escolher diferentes ângulos, iluminações e enquadramentos pode transformar um local ao ponto de deixar de parecer o mesmo.

sedã verde com iluminação forte atrás

© Deyan Yordanov | Sony α7 III + FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/125s @ f/8.0, ISO 500

Conseguir a fotografia

Mantenho o meu kit de câmara bastante simples. Utilizo a Alpha 7 III e combino-a com a FE 24-70 mm f/4 ZA OSS, FE 16-35 mm f/4 ZA OSS, 55 mm f/1.8 ZA e uma Sony FE 85 mm f/1.8. Pode não parecer o kit mais óbvio para um profissional, uma vez que escolhi as versões f/4 das lentes de zoom em vez das versões f/2.8 G Master. Mas para obter as imagens mais nítidas e a profundidade de campo necessária, costumo fotografar em f/8 ou f/11, por isso, não preciso das aberturas maiores que seriam necessárias para outros fotógrafos e, quando preciso, é aí que a FE 85 mm f/1.8 entra em ação.

Existem muitas funcionalidades diferentes na Alpha 7 III que me permitem capturar imagens incríveis de automóveis. Em primeiro lugar, existe a gama dinâmica do sensor de 24,2 megapíxeis, que me permite ter muita margem de manobra para jogar com a exposição na pós-produção.

Quanto mais fotografo, menos regras sigo. Quando comecei a fotografar automóveis, disseram-me repetidamente que não devia fotografar automóveis com uma lente grande angular, que não devia cortar um automóvel assim ou que a iluminação que utilizei não era suficiente. Cheguei à conclusão que, embora fossem bons conselhos, não são verdades absolutas que devem ser seguidas cegamente. Existem determinadas situações em que todos estes cenários funcionam na perfeição, só é preciso saber quando e como utilizá-los.

sedã verde estacionado numa garagem com pó

© Deyan Yordanov | Sony α7 III + FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/60s @ f/5.0, ISO 400

O tipo de automóvel e a forma como quero apresentá-lo são as principais considerações no momento de escolher a iluminação adequada para uma imagem. Por vezes, fotografo apenas com a luz disponível, mas, para a maioria das minhas imagens, utilizei estroboscópios ou outras fontes de luz artificial. Também se utilizam diferentes tipos de modificadores – caixas de luz com grelha, softboxes, estroboscópios básicos, refletores ou uma combinação de todos.

Uma imagem cuja iluminação adoro é uma fotografia detalhada do ornamento do capô chamado “Spirit of Ecstasy”. Esta imagem foi tirada numa garagem mal iluminada com apenas 15 minutos disponíveis, uma vez que íamos fotografar imensos automóveis naquele dia. Utilizei uma única luz estroboscópica projetada num grande refletor de 2 x 1 m. Foi assim que consegui o efeito de luz suave naquela superfície muito brilhante e refletiva.

detalhe em grande plano da traseira de um carro

© Deyan Yordanov | Sony α7 III + FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/200s @ f/8.0, ISO 200

Quando se começa a tirar fotografias automáticas, o meu conselho é sempre "continue a fotografar e a experimentar, o melhor ainda está por vir". Agarre a sua câmara, saia e comece a criar. Tem uma ferramenta muito poderosa nas mãos, por isso, o único limite é a sua imaginação.

Produtos incluídos

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito