ID do artigo : 00279458 / Última modificação : 28-02-2023Imprimir

Como transferir, instalar e resolver problemas das aplicações Android TV e Google TV

    MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

    A sua Android ou Google TV oferece mais do que apenas ver televisão normal. Tal como no seu smartphone, pode instalar aplicações de terceiros a partir dos seus fornecedores de serviços, organizações ou estúdios de jogos favoritos. Este artigo explicará brevemente como pode transferir, gerir e resolver problemas de aplicações. Toda a navegação explicada neste artigo é feita com as setas do telecomando. Cada ação (OK, ENTER) é efetuada premindo o botão central das teclas de seta.

    Pode premir ou tocar na pergunta abaixo para avançar rapidamente para o parágrafo adequado:


    Como posso transferir aplicações na minha Android ou Google TV?

    Pode transferir aplicações acedendo à Google Play Store na sua Android TV e Google TV. A Google Play Store é onde pode encontrar todas as aplicações disponíveis na Android TV e na Google TV. Se não conseguir encontrar a aplicação na Google Play Store, é possível que a aplicação não exista ou ainda esteja indisponível nas plataformas Android TV e Google TV. É perfeitamente possível que uma aplicação para smartphone não tenha um equivalente em Android TV ou Google TV. Nesse caso, pode recorrer à transmissão de conteúdo.

    Transferir aplicações na Android TV

    1. Existem vários separadores na parte superior do ecrã inicial: Procurar Home Discover (Descobrir) e Apps. Utilize as teclas de seta do telecomando para navegar para o separador Apps.
    2. Ao navegar para baixo no separador Apps, verá primeiro um botão para abrir a Google Play Store antes de continuar para baixo na lista de mosaicos de aplicações. Prima OK para aceder à Google Play Store.
    3. A Google Play Store inclui exemplos de aplicações populares, mas também pode utilizar a função de procura localizada na parte superior do ecrã. Prima OK para utilizar a procura por voz ou desloque-se para a direita para ativar a procura do teclado.

    Em alternativa, pode utilizar a procura por voz ou a procura do teclado no ecrã inicial para procurar aplicações sem utilizar o separador Apps. Se a aplicação estiver disponível, obterá um resultado de procura na Google Play Store e poderá transferir a aplicação imediatamente.

    Transferir aplicações na Google TV

    1. Existem vários separadores na parte superior do ecrã inicial: ProcurarHomeApps e Biblioteca. Utilize as teclas de seta do telecomando para navegar para o separador Apps.
    2. O ecrã do separador Apps começa com as suas aplicações listadas numa linha. Existe uma barra de procura por baixo dessa linha que lhe permite procurar aplicações e jogos. Também pode procurar algumas categorias de aplicações.

    Em alternativa, prima a tecla INPUT no telecomando (). Pode adicionar aplicações ao menu de entrada, movendo-as para a direita e selecionando-as na lista disponível. A Google Play Store é uma dessas aplicações. Desta forma, a Google Play Store torna-se rapidamente acessível através do menu de entrada.
    Por fim, pode utilizar a procura por voz ou a procura do teclado no ecrã inicial para procurar aplicações sem utilizar o separador Apps. Se a aplicação estiver disponível, obterá um resultado de procura na Google Play Store e poderá transferir a aplicação imediatamente.


    Por que motivo não consigo encontrar aplicações ou por que motivo estão indisponíveis para mim? Como sei que a minha Android TV ou Google TV suporta uma aplicação?

    Existem dois motivos principais para não conseguir encontrar ou utilizar uma aplicação: disponibilidade e localização. Neste caso, a localização pode significar o seu país, região e, por vezes, até territórios.

    Primeiro, um fornecedor de serviços nem sempre tem uma aplicação no mercado. É possível que a sua aplicação para smartphone favorita não tenha um equivalente (ainda) na Android ou na Google TV. O Google tem uma lista online de aplicações Android TV disponíveis.

    Em segundo lugar, a sua localização (país, região, território) também é importante. Algumas aplicações só estão disponíveis numa determinada região ou país. No entanto, estas aplicações poderão um dia estar disponíveis em mais países se o fornecedor da aplicação decidir expandir o seu suporte. Sim, é uma verdadeira manta de retalhos complicada. Em caso de dúvida, é sempre melhor contactar o fornecedor de serviços e consultar o respetivo website para obter informações e países suportados.


    Gerir aplicações na sua Android TV ou Google TV

    Agora que está pronto para instalar todas as suas aplicações favoritas no seu televisor, está na altura de facilitar a navegação e a gestão de todas estas aplicações. Vejamos o mini menu das aplicações.

    O mini menu de aplicações

    Cada aplicação tem um mini menu que lhe permite efetuar várias ações. Passe com o rato sobre a aplicação (como se fosse para a abrir) e mantenha o botão OK pressionado no telecomando. Se abriu acidentalmente a aplicação, não pressionou o botão OK durante tempo suficiente porque deveria aparecer um menu pop-up:

    Mini menu da Android TV

    • Abrir
    • Mover
    • Adicionar aos favoritos
    • Info
    • Desinstalar

    Mini menu da Google TV

    • Mover
    • Abrir
    • Ver detalhes

    Adicionar aplicações de TV ao menu rápido de favoritos

    Android TV

    • No ecrã inicial, existe um banner com as suas aplicações favoritas. É uma barra de seleção rápida.
    • Navegue para a direita para chegar a um sinal de mais. Prima OK para adicionar novas aplicações à barra de seleção rápida.

    Também pode utilizar o mini menu de aplicações para marcar uma aplicação para os Favoritos.

    Google TV

    Por baixo da barra de recomendações no ecrã Home, encontrará a barra rápida "Your Apps" (As suas Apps). Desloque-se para a direita e selecione o botão "Ver tudo". Pode mover as aplicações à volta desta grelha e alterar a respetiva posição de visualização.

    Mover aplicações de TV no menu de favoritos e no ecrã da aplicação

    Isto aplica-se tanto à Android TV como à Google TV

    1. Passe com o rato sobre a aplicação (como se fosse para a abrir) e mantenha o botão OK pressionado no telecomando para abrir o mini menu de aplicações.
    2. Selecione "Mover" e navegue no mosaico da aplicação para a sua posição preferida.
    3. Pressione "Back" no telecomando para parar de mover a aplicação.

    Como posso atualizar uma aplicação Android TV ou Google TV?

    Não é totalmente necessário atualizar manualmente uma aplicação. Se a Android ou Google TV estiver ligada à Internet, irá atualizar automaticamente as suas aplicações sempre que o fornecedor de serviços lançar uma nova versão. As suas aplicações devem executar a versão mais recente, se o seu televisor estiver ligado à Internet.

    O Google atualiza as aplicações por fases, pelo que é possível que o seu televisor ainda não tenha recebido uma atualização da aplicação, mesmo que esteja disponível. Nesse caso, existe uma forma de verificar as atualizações manualmente:

    • Android TV: navegue até ao separador Apps e aceda à Google Play Store.
    • Google TV: aceda à Google Play Store através de procura por voz ou do menu de entrada.

    Uma vez na Google Play Store, pode verificar a gestão de aplicações e jogos, que está oculta sob o ícone da sua conta Google no canto superior direito. No ícone da Conta Google, encontrará a gestão de aplicações e jogos, na qual pode verificar as atualizações de aplicações disponíveis.


    Como desinstalo aplicações na Android TV ou Google TV?

    Se já não estiver a utilizar uma aplicação, pode removê-la e libertar alguma memória:

    • Utilize as teclas de seta do telecomando para navegar para o separador Apps.
    • Navegue para baixo para ver todas as aplicações listadas numa grelha.
    • Pode passar com o rato sobre qualquer aplicação que pretenda eliminar e aceder ao mini menu (mantenha pressionado o botão OK) para selecionar Uninstall (Android TV) (Desinstalar (Android TV)) ou View details (Google TV) (Ver detalhes (Google TV)) para desinstalar.
    • Se a opção de desinstalação estiver a cinzento, não é possível desinstalar a aplicação (por exemplo, YouTube). As aplicações de TV pré-instaladas não podem ser removidas.

    O que devo fazer se uma aplicação Android TV ou Google TV não estiver a funcionar?

    Uma aplicação pode ter um problema como uma ligação à Internet perdida, um menu congelado ou algumas falhas de som e imagem. Se sentir que algo está errado com uma aplicação, o mais simples é repor a aplicação fazendo uma paragem forçada.

    Android TV

    • Pressione o botão Home no telecomando para sair e aceder ao ecrã Home.
    • Pode ver vários separadores na parte superior do ecrã Home. Utilize as teclas de seta do telecomando para navegar para o separador Apps.
    • Aceda à lista de mosaicos de aplicações e passe com o rato sobre a aplicação que está a ter um problema.
    • Mantenha pressionado o botão OK no telecomando para abrir o mini menu de aplicações. (O botão OK é o botão central no meio das teclas de seta).
    • No menu de contexto, selecione Info (Informações) e prima OK no telecomando.
    • Na seção de informações, selecione "Force stop" (Forçar encerramento) e confirme duas vezes com o botão OK no telecomando.
    • Depois de forçar o encerramento da aplicação, pode abrir a aplicação e verificar se funciona conforme esperado.

    Resumindo: aceda ao mini menu de aplicações e force a paragem da aplicação na secção Info.

    Google TV

    • Aceda às definições do televisor através do botão Quick settings (Definições rápidas) (é a primeira opção).
    • Utilize as teclas de seta para baixo até Apps e prima o botão OK (O botão OK é o botão central no meio das teclas de seta).
    • Em Recently opened apps (Aplicações abertas recentemente), pode selecionar See all apps (Ver todas as aplicações).
    • Desloque-se para a aplicação que pretende repor, prima OK e selecione a segunda opção: confirme para forçar a paragem.

    Suponha que não consegue aceder ao ecrã Home ou da aplicação, prima sem soltar o botão de alimentação e selecione "Restart TV” (Reiniciar televisor). Este simples reinício também pode resultar. (Este truque também pode ajudar se notar que a sua Android TV ou Google TV já não está ligada à Internet.)