ID do artigo : 00172610 / Última modificação : 02-04-2020

O telecomando da TV não funciona corretamente ou não responde de todo

    IMPORTANTE: Caso utilize um sintonizador/descodificador de terceiros, poderá só conseguir mudar de canal com o telecomando fornecido por esses terceiros. O telecomando original da Sony não irá funcionar.

    NOTA: Alguns botões não podem ser utilizados imediatamente após reiniciar. Aguarde alguns minutos depois de reiniciar e, em seguida, experimente.
    Para Android TV, consulta as perguntas frequentes abaixo:
    Depois de reiniciar, porque é que o Android TV não reage a determinados botões do telecomando?


    Ponta superior - a nossa solução rápida recomendada  

    Antes de tentar qualquer uma das etapas de solução de problemas abaixo, recomendamos que você remova as pilhas do controle remoto por aproximadamente 1 minuto. Em seguida, reinsira as pilhas novamente de acordo com a polaridade (-/+).

    Se o problema persistir, recomendamos que você passe por cada seção do artigo usando nosso guia completo de solução de problemas. 


    Nosso guia completo de solução de problemas

    Este artigo é constituído pelos itens que se seguem. Comece por verificar se o problema se deve ao televisor ou ao telecomando. Se o problema se dever ao telecomando, será orientado na secção por tipo de telecomando. Comece a verificação a partir da Secção A.



    Secção A:
    Verificar se o televisor está ou não em funcionamento

    1. Verifique se é possível utilizar os botões do televisor.
      NOTA: Dependendo do modelo, as posições dos botões do televisor variam.
      Verifique as partes laterais, de trás, da frente e superior do televisor.
       Imagem
    2. Certifique-se de que a lâmpada (lâmpada de alimentação/lâmpada de espera) na parte da frente/inferior do televisor está acesa.
      NOTA: Dependendo do modelo, o nome, a posição e o formato
      da lâmpada variam. A lâmpada no esquema à direita constitui um exemplo.
       Imagem
      • Se a lâmpada estiver acesa ou a piscar a vermelho, avance para o Passo 3.
      • Se a lâmpada estiver apagada, verifique se o cabo de alimentação ou o transformador CA não estarão desligados ou soltos.
        Se não houver problemas com a ligação acima, avance para o Passo 3.
         
    3. Execute uma reinicialização da alimentação do televisor.
      Se a causa for um fator externo como, por exemplo, serviço de rede/transmissão de dados/dispositivo ligado, uma reinicialização do televisor poderá melhorar a situação.
    4. Remova os dispositivos externos para confirmar se não há interferências provocadas pelos mesmos.
      Remova os dispositivos ligados (disco rígido USB externo, dispositivo de ligação HDMI, etc.) e os cabos do terminal do televisor.
      NOTA:
      • Não remova o cabo de alimentação do televisor.
      • Se as ligações forem complexas, anote-as e certifique-se de que consegue voltar a montá-las antes de as desfazer.
      • Se for ligado um dispositivo específico e o televisor piscar, é possível que haja um problema com o dispositivo ligado.

    Se não for possível utilizar depois de confirmar o supracitado, poderá ser necessária assistência.
     


    Secção B:
    Verificar itens do telecomando (comum)

    NOTA: Uma vez que cada um destes passos representa uma solução possível, verifique o funcionamento do telecomando depois de concluir cada passo.

    1. Certifique-se de que nenhum dos botões do telecomando está encravado.
    2. Reinicialize o telecomando.
      O telecomando poderá não funcionar temporariamente devido a mau contacto das pilhas ou a eletricidade estática.
      1. Retire as pilhas do telecomando.
        NOTA:
        • Dependendo do tipo de telecomando, o método de abertura da tampa do compartimento das pilhas poderá variar. Abaixo, encontram-se as formas mais comuns de abrir a tampa do compartimento das pilhas.
        • As imagens são da parte traseira dos telecomandos.

          Imagem
           
      2. Prima o botão de alimentação do telecomando durante três segundos.
      3. Coloque as pilhas no telecomando.
    3. Limpe os terminais do telecomando.
      Os terminais das pilhas do telecomando poderão estar sujos. Remova a tampa do compartimento das pilhas e, com o polegar, faça rolar as pilhas ainda no interior do telecomando. Se o telecomando começar a funcionar após fazer rolar as pilhas, retire-as e limpe os terminais do telecomando com um pouco de líquido de limpeza de cabeças de vídeo por cassete, utilizando uma cotonete ou um pano macio. Volte depois a colocar as pilhas no telecomando.
    4. Troque as pilhas por novas.
      NOTA:
      • Introduza a pilha respeitando a indicação de polaridade + e -.
      • Certifique-se de que insere a pilha pelo lado do polo -, conforme indicado na ilustração.
      • Não utilize pilhas novas e pilhas usadas, ou pilhas de diferentes tipos, em conjunto.
      • Não utilize pilhas recarregáveis.
        Imagem
    5. Execute uma reinicialização da alimentação do televisor.
      Se a causa for um fator externo como, por exemplo, serviço de rede/transmissão de dados/dispositivo ligado, uma reinicialização do televisor poderá melhorar a situação.
    6. Remova os dispositivos externos para confirmar se não há interferências provocadas pelos mesmos.
      Remova os dispositivos ligados (disco rígido USB externo, dispositivo de ligação HDMI, etc.) e os cabos do terminal do televisor.
      NOTA:
      • Não remova o cabo de alimentação do televisor.
      • Se as ligações forem complexas, anote-as e certifique-se de que consegue voltar a montá-las antes de as desfazer.
      • Se for ligado um dispositivo específico e o televisor piscar, é possível que haja um problema com o dispositivo ligado.

    Se os sintomas não melhorarem mesmo após os procedimentos até este passo terem sido verificados, avance para a Secção C.


     


    Secção C:
    Selecionar o tipo de telecomando (comum)

    Verifique o tipo de telecomando que apresenta o problema.
    NOTA: O formato do telecomando varia consoante o modelo. Seguem-se imagens de telecomandos de infravermelhos/sem fios típicos.

     Telecomando de infravermelhos

     Telecomando sem fios

     Para o telecomando do Android TV lançado em 2016

        Imagem    

    [A]: Marca de infravermelhos
     Imagem 

     Imagem 

    [B]: Botão de pesquisa por voz

     Se o telecomando apresentar a marca Imagem (IV), trata-se de um telecomando de infravermelhos.
    Se estiver a utilizar um telecomando de infravermelhos, avance para a Secção D.

     Se o telecomando não apresentar a marca Imagem (IV), trata-se de um telecomando sem fios.
    Se estiver a utilizar um telecomando sem fios, avance para a Secção E.

    NOTA: Se é apenas o botão de pesquisa por voz Imagemque não funciona no telecomando do Android TV, verifique Os comandos de voz não funcionam no meu telecomando.

     A marca Imagem (IV) não se encontra em telecomandos de Android TV lançados em 2016, mas estes são, ainda assim, telecomandos de infravermelhos.
    Se estiver a utilizar estes tipos de telecomandos, avance para a Secção D.

    NOTA: Se é apenas o botão de pesquisa por voz Imagemque não funciona no telecomando do Android TV, verifique Os comandos de voz não funcionam no meu telecomando.

     

     


     

     

    Secção D:
    Verificar itens do telecomando de infravermelhos

    Imagem  Verifique o item que se segue.

    NOTA: Uma vez que cada um destes passos representa uma solução possível, verifique o funcionamento do telecomando depois de concluir cada passo.

     

    1. Confirme a localização do sensor do telecomando de infravermelhos (IV) e, em seguida, repare nos pontos que se seguem.
      1. Quando utilizar o telecomando, certifique-se de que aponta diretamente ao sensor remoto no dispositivo.

        NOTA: Dependendo do modelo do televisor, o sensor de infravermelhos poderá estar localizado na parte inferior esquerda, central ou direita do ecrã. Se houver uma marca Imagem (IV), o sensor de infravermelhos estará localizado junto à marca. Para mais informações, consulte o manual fornecido com o produto. Imagem
      2. Retire quaisquer obstáculos que possam encontrar-se entre o telecomando e o dispositivo.
        • Certifique-se de que o recetor/sensor de infravermelhos do telecomando situado no produto não foi coberto ou obscurecido por plantas de interior, mobiliário, etc.
        • Se utilizar uma barra de som, certifique-se de que esta não bloqueia o sensor de infravermelhos do televisor.
        • As estruturas de vidro, bem como lâmpadas fluorescentes ou de halogéneo, podem impedir que o sinal de infravermelhos chegue ao televisor.
        • Sabe-se que as lâmpadas de baixo consumo interferem com as frequências remotas. Tente afastar os produtos da lâmpada ou a lâmpada dos produtos.
      3. Certifique-se de que não há nenhuma luz intensa, solar ou não, a incidir sobre o sensor de infravermelhos.
        A luz intensa, solar ou não, pode, por vezes, interferir com os sinais de infravermelhos, especialmente se incidir diretamente sobre o sensor de infravermelhos do televisor.
    2. Verifique se o telecomando envia um sinal de infravermelhos .
      Ao olhar para a unidade de transmissão do telecomando de infravermelhos através da câmara de um telemóvel ou através de uma câmara digital, pode verificar se o telecomando está a funcionar normalmente.
    3. Se existir a definição Sensor de Luz, experimente configurar a definição Sensor de Luz para Desativar para ver se o problema melhora.

      NOTA: Os passos abaixo constituem um exemplo.

      1. No próprio televisor, prima o botão HOME (MENU).
      2. Utilizando a seta para cima ou a seta para baixo, selecione Preferências.
      3. Prima o botão INPUT.
      4. Prima a seta para cima ou a seta para baixo a fim de selecionar ECO.
      5. Prima o botão INPUT.
      6. Utilize a seta para cima ou a seta para baixo a fim de selecionar Sensor de Luz.
      7. Prima o botão INPUT.
      8. Prima a seta para cima ou a seta para baixo a fim de selecionar Desativar.
      9. Prima o botão INPUT.
    4. Atualize o software do televisor para a versão mais recente .
      É possível que os sintomas melhorem com a atualização para o software mais recente.
      NOTA:
      • Acione utilizando os botões do televisor ou de outro telecomando.
      • Os processos de transferência e atualização demoram algum tempo.

    Os passos de resolução de problemas supracitados deverão resolver o problema. Se tiver concluído todos os passos e o problema não estiver resolvido, poderá ser necessário contactar a assistência ou substituir o telecomando.

     


    Secção E:
    Verificar itens do telecomando sem fios

    IMPORTANTE: Se o problema ocorrer no telecomando Touchpad do Android TV, verifique  Resolução de problemas do telecomando Touchpad .

     

     Imagem  Verifique o item que se segue.

    NOTA: Uma vez que cada um destes passos representa uma solução possível, verifique o funcionamento do telecomando depois de concluir cada passo.

    [A]: Telecomando Touchpad
    [B]: Telecomando com um só toque

    1. Registe/volte a registar o telecomando sem fios.
      Só poderá utilizar o telecomando sem fios depois de efetuar o registo no televisor BRAVIA. Registe/volte a registar o telecomando sem fios utilizando os botões de funcionamento no televisor BRAVIA ou no telecomando de infravermelhos. Mesmo que já tenha efetuado o registo, o problema poderá melhorar se o efetuar novamente.
      Para informações sobre como efetuar o registo, consulte o que se segue.
    2. Se o dispositivo de rádio estiver instalado perto do televisor ou do telecomando, confirme se não há interferência do dispositivo de rádio alterando o local de instalação, etc. O rádio emitido pelo telecomando sem fios poderá ser afetado por dispositivos de rádio como, por exemplo, um ponto de acesso sem fios (router sem fios), radiotelefone sem fios, dispositivo móvel, micro-ondas, telefone sem fios, etc.

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    3. Se houver algum repartidor velho acoplado perto da parte de trás do televisor, verifique se o problema melhora ao removê-lo temporariamente. É possível que a fuga de ondas de rádio do modelo antigo de repartidor interfira com as ondas de rádio do telecomando sem fios. Se retirar o repartidor a fim de melhorar o problema, verifique se melhora depois de substituir o repartidor velho por um novo.
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    4. Atualize o software do televisor para a versão mais recente .
      É possível que os sintomas melhorem com a atualização para o software mais recente.
      NOTA:
      • Acione utilizando os botões do televisor ou de outro telecomando.
      • Os processos de transferência e atualização demoram algum tempo.

    Os passos de resolução de problemas supracitados deverão resolver o problema. Se tiver concluído todos os passos e o problema não estiver resolvido, poderá ser necessário contactar a assistência ou substituir o telecomando.