ID do artigo : S700024649 / Última modificação : 12-07-2018

Como substituir o teclado da série C


    nível de dificuldade Nível de dificuldade:
    Difícil
    tempo necessário Tempo necessário:
    actividade de 20 minutos

    AVISO
    !! Estas instruções são apresentadas de forma generalizada. A Sony VAIO da Europa vem por este meio informar que os utilizadores devem substituir os teclados com cuidado. Se os componentes do seu VAIO sofrerem danos durante a substituição do teclado, a respectiva reparação ou substituição não será contemplada pela garantia e, como tal, deverá ser paga. !!


    1. Encerre o computador e desligue todos os dispositivos periféricos.
    2. Desligue o computador do transformador AC e remova a bateria.
    3. Toque num objecto de metal com ligação à terra para descarregar a electricidade estática, por exemplo, um radiador ou uma torneira.

    4. Remova o parafuso (assinalado a vermelho na figura 1).

      Figura 1 - Remover o parafuso existente na parte inferior


    5. Vire o aparelho e abra-o na posição de trabalho. Incline ao máximo o ecrã para trás sem forçar.

    6. A extremidade superior do teclado está fixa com quatro patilhas de mola existentes nas teclas F2, F6, F10 e PrintScreen (consulte a figura 2), bem como com duas patilhas fixas nos cantos superiores esquerdo e direito.

      Figura 2 - Posição das patilhas de mola


    7. Primeiro, solte as duas patilhas de mola existentes ao centro; em seguida, a patilha da direita e, por fim, a patilha da esquerda.
      Com um palito ou com um objecto suave e pontiagudo semelhante, pressione a patilha na direcção do ecrã enquanto insere um dedo por baixo da extremidade de uma tecla e o utiliza para puxar cuidadosamente o teclado para cima. Após soltar a primeira patilha, mantenha o teclado levantado para evitar que esta volte à posição de bloqueio enquanto solta a segunda patilha. Faça o mesmo para a terceira e a quarta patilha.

      Figura 3 - Soltar as 4 patilhas de mola existentes na extremidade superior do teclado


    8. Após soltar as quatro patilhas, mova cuidadosamente o teclado alguns milímetros na direcção do ecrã e, em seguida, dobre-o na direcção do painel táctil.

      Figura 4 - Preparação para desligar o teclado da placa principal


    9. Se o conector plano em plástico do teclado estiver preso ao conector com fita adesiva, descole-a cuidadosamente.

    10. Atenção:
      • Se o conector do teclado estiver danificado, a placa principal tem de ser substituída. O custo de substituição da placa principal pode ultrapassar o valor de um VAIO usado.
      O conector do teclado da placa principal é composto por duas partes: uma parte fixa (bege) e um suporte (castanho), que fixa o cabo plano do teclado. Desbloqueie cuidadosamente o suporte do conector empurrando lentamente os cantos, como ilustrado na figura 5.

      Figura 5 - Desligar o cabo plano 
      do teclado

      O cabo plano do teclado solta-se e desliga-se facilmente do conector da placa principal.

    11. Para colocar o novo teclado, inverta o procedimento tendo o seguinte em atenção:
      • Para evitar trabalho desnecessário, teste o cabo plano do teclado para ver se está bem ligado antes de continuar a montar. Para tal, ligue o transformador AC ao VAIO, carregue primeiro no botão de alimentação e, em seguida, em F2 assim que o logótipo da VAIO for apresentado, para entrar no BIOS. Se funcionar, volte a encerrar o VAIO, desligue o transformador AC e continue a montar.