ID do artigo : 00266249 / Última modificação : 27-08-2021

Quais são as especificações de vídeo para os formatos de cartão SD e CFexpress

    À medida que as câmaras digitais e as câmaras de vídeo se tornam mais avançadas e capazes de captar fotografias e vídeo com mais píxeis e resolução de cor, os formatos de cartões SD™ e CFexpress® cresceram em capacidade, classificações de velocidade e capacidades de transferência de dados.
    É por isso que é importante compreender os requisitos do seu dispositivo e combiná-lo com o cartão de memória adequado. Também é interessante considerar a pós-produção de conteúdo de vídeo em computadores ao comprar cartões de memória.

    As tabelas seguintes fornecem as especificações de vídeo completas para cartões SD, SDHC™, SDXC™ e CFexpress. As tabelas estão organizadas para mostrar informações sobre os modos de gravação Normal, e Lento e Rápido do seu dispositivo, conforme aplicável. Consulte o manual do seu produto para obter as capacidades exatas.
    Também pode consultar o website da SD Association para obter explicações mais detalhadas sobre os tipos de cartões SD.

    Definições das tabelas de formato de vídeo

    • Formato - Cada ficheiro de vídeo contém dois elementos: um programa CODEC (compactação-descompactação) que compacta o vídeo, e o formato para o qual o ficheiro é compactado. Os exemplos de compressão incluem H. 264, HEVC, enquanto os exemplos de formato incluem MKV, AVCHS, MP4.
    • Resolução - O número total de pixels apresentados no ecrã e em cada fotograma individual. A alta definição total é definida como 1920 x 1080 pixels, enquanto o 4k é de 3840 x 2160.
    • Long Group of Frame (GOP) vs. Intra-frame Compression - A compressão GOP longa é quando apenas determinados fotogramas são registados individualmente. Quando os dados do fotograma não mudam, o fotograma não é gravado. A Intra-frame Compression regista cada fotograma independentemente dos outros.
    • A GOP longa fornecerá tamanhos de ficheiro mais curtos, menos resolução e é mais difícil de editar num computador, enquanto a Intra-frame cria tamanhos de ficheiro grandes, melhor resolução e é muito mais fácil de editar num computador.
    • Fotogramas captados por segundo (fps) - Quantos fotogramas de vídeo são captados por segundo. Por exemplo, 30 fps significa que a câmara capta 30 fotogramas por segundo. Quanto mais alto for o valor de fps, mais suave será o vídeo. Esta é uma parte importante da gravação em câmara lenta.
    • Fotogramas gravados por segundo - Quantos fotogramas de vídeo o dispositivo está a captar por segundo e a produzir como uma gravação. Assim, 24 fps significa que a câmara está a gravar 24 fotogramas individuais num segundo e, quando reproduzidos, constituem um vídeo contínuo.
    • Taxa de amostragem/Bits - A taxa de amostragem (subamostragem cromática) permite a redução da informação de cor num sinal para reduzir a largura de banda sem afetar significativamente a qualidade da imagem. Uma taxa de amostragem 4:4:4 não tem compressão, enquanto 4:2:0 tem um quarto das informações disponíveis.
      Por exemplo, quando liga um computador a um televisor, pode notar alguma desfocagem no texto que é menos percetível ao ver vídeos e fotografias. A cor de 8 bits permite uma representação de 256 tons de cada uma do espetro de cores RGB (vermelho, verde, azul) para um total de 16,7 milhões de combinações, enquanto a cor de 10 bits permite 1024 tons de cada uma das cores RGB para um total de 1,07 mil milhões de combinações. Para quem valoriza a cor, esta pode ser uma especificação significativa.
    • Taxa de dados - A quantidade de dados codificados (convertidos) por segundo ao gravar um vídeo. Quanto maior for a taxa de bits, maior será a qualidade do vídeo. A contrapartida é um tamanho de ficheiro maior.
    • Tipos de cartão de memória- Os cartões SDHC (alta capacidade) podem armazenar até 32 GB de dados, enquanto os cartões SDXC (capacidade alargada) podem armazenar até 2 terabytes (2000 GB) de dados. Os dispositivos mais antigos podem não conseguir utilizar os cartões SDXC e os dispositivos mais recentes podem necessitar das capacidades mais elevadas que os cartões SDHC não possuem. Os cartões CFexpress foram lançados recentemente para determinadas câmaras e proporcionam velocidades mais elevadas.

    Tabelas de especificação de vídeo

    Especificações do modo de recodificação normal

    Especificações do modo de gravação lenta e rápida