Sugestão
Os passos seguintes podem variar entre as versões de Android. Para saber qual é a versão de Android do seu dispositivo, localize e toque em Definições > Acerca do telemóvel > Versão do Android. Se não encontrar a opção Acerca do telemóvel em Definições, toque em Sistema.
- Reinicie o dispositivo e, em seguida, desligue e volte a ligar a opção Wi-Fi.
Ligar ou desligar a opção Wi-Fi
- Localize e toque em Definições > Rede e Internet > Wi-Fi.
- Toque no comutador para ativar ou desativar a opção Wi-Fi.
Nota
Pode demorar alguns segundos até a opção Wi-Fi ser ativada.
- Remova qualquer capa de proteção do seu dispositivo para verificar se a força do sinal Wi-Fi melhora.
- Reinicie o router. Verifique se o seu router tem certificação Wi-Fi. O seu dispositivo tem certificação Wi-Fi, por isso, se o router não tiver, os dispositivos podem não comunicar corretamente.
Verificar se o seu router tem certificação Wi-Fi
- Procure o logótipo ou a expressão Wi-Fi CERTIFIED na embalagem do produto ou na brochura do produto, ou procure na base de dados de produtos Wi-Fi CERTIFIED no website da Wi-Fi Alliance.
- Verifique se está dentro do alcance do router Wi-Fi. Verifique a potência do sinal de Wi-Fi
(ícone de Wi-Fi) na barra de estado. Se o sinal for baixo ou não existir sinal, aproxime-se do hotspot Wi-Fi, ou seja, o dispositivo que fornece a rede Wi-Fi. - Certifique-se de que o router está a utilizar a versão de software mais recente. Contacte o fabricante do router para obter instruções sobre como atualizar o software do router.
- Utilize um endereço IP estático. Contacte o seu fornecedor de serviços de Internet para obter informações sobre as definições do endereço IP.
Modificar o endereço IP manualmente (Android 11/Android 10)
- Localize e toque em Definições > Rede e Internet > Wi-Fi.
- Toque sem soltar no nome da rede a que não está ligado.
- Toque em Modificar.
- Toque em Opções avançadas.
- Desloque para baixo e, em Definições de IP, selecione Estático.
- Desloque para baixo e introduza as definições necessárias.
- Toque em Guardar.
Modificar o endereço IP manualmente (Android 9/Android 8)
- Localize e toque em Definições > Rede e Internet > Wi-Fi.
- Toque sem soltar no nome da rede a que está ligado.
- Toque em Modificar rede.
- Toque em Opções avançadas.
- Desloque para baixo e, em Definições de IP, selecione Estático.
- Desloque para baixo e introduza as definições necessárias.
- Toque em Guardar.
- Altere a segurança da rede Wi-Fi do seu router para uma encriptação de segurança diferente. Para obter instruções sobre como alterar a segurança da rede, consulte o manual do utilizador do router ou contacte o fabricante do router.
- Certifique-se de que os dispositivos ou aparelhos potencialmente interferentes não estão colocados perto do router Wi-Fi.
Os telefones sem fios, os micro-ondas, os intercomunicadores de bebés, as colunas sem fios, os monitores e os transmissores de vídeo que funcionam na largura de banda de 2,4 GHz ou 5 GHz podem interferir com uma rede Wi-Fi. Se o problema persistir, tente alterar as definições da banda de frequência do router para 5 GHz ou 2,4 GHz.
Para obter instruções sobre como alterar as definições do canal do router, consulte o manual do utilizador do router ou contacte o fabricante do router. - Faça uma reposição dos dados de fábrica. Por vezes, esta é a melhor solução se o seu dispositivo deixar de funcionar corretamente, mas tenha em atenção que irá eliminar todos os conteúdos pessoais guardados na memória interna do seu dispositivo. Certifique-se de que faz uma cópia de segurança dos dados que pretende manter.
Fazer uma cópia de segurança dos seus dados utilizando um computador
- Desbloqueie o ecrã do seu dispositivo e ligue o dispositivo ao computador utilizando um cabo USB.
- No computador, selecione os ficheiros a incluir na cópia de segurança e, em seguida, copie e cole, ou arraste e largue, os ficheiros para uma localização no seu PC.
Fazer cópias de segurança e sincronizar aplicações, definições do telemóvel e o histórico de chamadas
- Localize e toque em Definições > Sistema > Cópia de segurança. Pode localizar o item em Avançadas.
- Toque no comutador para ativar a função. Será efetuada automaticamente uma cópia de segurança dos dados de aplicações, das definições do dispositivo e do histórico de chamadas.
Nota
Também pode ativar a cópia de segurança no menu de definições do Google Drive. Pode sincronizar automaticamente os dados de aplicações, as definições do dispositivo e o histórico de chamadas ao iniciar sessão na conta Google utilizada para sincronizar dados no seu dispositivo antigo. Quando ligar o seu novo dispositivo pela primeira vez, inicie sessão na conta Google durante o assistente de configuração.
Efetuar uma reposição dos dados de fábrica (Android 11/Android 10)
Nota
Para evitar danos permanentes no seu dispositivo, não interrompa um procedimento de reposição dos dados de fábrica.
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do seu dispositivo num cartão de memória ou noutra memória externa. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Localize e toque em Definições > Sistema > Opções de reposição. Pode localizar o item em Avançadas.
- Toque em Apagar todos os dados (reposição de dados de fábrica) > Eliminar todos os dados.
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Eliminar todos os dados.
Sugestão
O seu dispositivo não reverte para uma versão anterior do software Android ao fazer uma reposição dos dados de fábrica.
Efetuar uma reposição dos dados de fábrica (Android 9)
Nota
Para evitar danos permanentes no seu dispositivo, não interrompa um procedimento de reposição dos dados de fábrica.
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do seu dispositivo num cartão de memória ou noutra memória externa. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Localize e toque em Definições > Sistema > Opções de reposição. Pode localizar o item em Avançadas.
- Toque em Apagar todos os dados (reposição de dados de fábrica) > Repor telefone.
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Eliminar tudo.
Sugestão
O seu dispositivo não reverte para uma versão anterior do software Android ao fazer uma reposição dos dados de fábrica.
Efetuar uma reposição dos dados de fábrica (Android 8)
Nota
Para evitar danos permanentes no seu dispositivo, não interrompa um procedimento de reposição dos dados de fábrica.
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do seu dispositivo num cartão de memória ou noutra memória externa. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Localize e toque em Definições > Sistema > Repor.
- Toque em Reposição dos dados de fábrica > Repor telefone.
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Eliminar tudo.
Sugestão
O seu dispositivo não reverte para uma versão anterior do software Android ao fazer uma reposição dos dados de fábrica.