Sugestão
Os passos seguintes podem variar entre as versões de Android. Para saber qual é a versão de Android do seu dispositivo, localize e toque em Definições > Acerca do telemóvel > Versão do Android. Se não encontrar Acerca do telemóvel em Definições, toque em Sistema.
- Se não tiver cobertura de rede, experimente o seguinte:
- Desligue e volte a ligar o dispositivo. Esta ação desliga todas as aplicações em execução e liberta memória, o que por vezes resolve automaticamente o problema.
- Certifique-se de que o Modo de avião está desligado.
Desligar o Modo de avião
- Localize e toque em Definições > Rede e Internet.
- Toque no comutador do Modo de avião para desativar a função. Pode localizar o item em Avançadas.
- Verifique o ícone de potência do sinal
na barra de estado para se certificar de que o seu dispositivo está ligado a uma rede. Se o sinal for baixo ou não existir sinal, desloque-se para um local amplo ou aproxime-se de uma janela. - Se o seu dispositivo não estiver a receber sinal de rede, ou se o sinal for demasiado fraco, contacte o seu operador de rede e certifique-se de que a rede tem cobertura na sua localização.
- Certifique-se de que definiu o seu dispositivo para utilizar o tipo de rede suportado pelo seu cartão SIM. Se não souber que tipos de rede são suportados, contacte o seu operador de rede.
Selecionar um modo de rede
- Localize e toque em Definições > Rede e Internet > Rede móvel.
- Se estiver a utilizar dois cartões SIM, selecione um cartão SIM.
- Toque em Tipo de rede preferido e, em seguida, selecione um modo de rede. Pode localizar o item em Avançadas.
- Certifique-se de que o cartão SIM está a funcionar corretamente. Insira o cartão SIM noutro dispositivo. Se funcionar, é provável que o seu dispositivo esteja a causar o problema. Neste caso, contacte um parceiro de serviço autorizado da Sony.
- Procure uma rede no dispositivo para verificar se existem redes disponíveis.
Procurar redes móveis disponíveis (Android 11/Android 10/Android 9)
- Localize e toque em Definições > Rede e Internet > Rede móvel.
- Se estiver a utilizar dois cartões SIM, selecione um cartão SIM.
- Toque em Avançadas e, em seguida, toque no comutador Selecionar rede automaticamente para desativar a função.
- Selecione uma rede.
Procurar redes móveis disponíveis (Android 8)
- Localize e toque em Definições > Rede e Internet > Rede móvel.
- Os utilizadores de Dual SIM devem selecionar um cartão SIM.
- Toque em Fornecedores de serviços > Procurar redes.
- Selecione uma rede.
- Se não existir uma ligação de dados móveis, experimente o seguinte:
- Desligue e volte a ligar o dispositivo. Esta ação desliga todas as aplicações em execução e liberta memória, o que por vezes resolve automaticamente o problema.
- Se o seu dispositivo suportar o Modo STAMINA, desative-o e reinicie o dispositivo. Para poupar energia da bateria, o Modo STAMINA desativa os dados móveis quando o ecrã está desligado.
Desativar o Modo STAMINA (Android 11/Android 10)
- Localize e toque em Definições > Bateria > Modo STAMINA.
- Toque em DESATIVAR AGORA.
Desativar o Modo STAMINA (Android 9/Android 8)
- Localize e toque em Definições > Bateria > Modo STAMINA.
- Toque no comutador para desativar o Modo STAMINA.
Reiniciar o seu dispositivo
Nota
O dispositivo pode não reiniciar se o nível da bateria estiver baixo. Ligue o dispositivo a um carregador e tente reiniciar novamente.
- Prima sem soltar a tecla Ligar/Deslig.
- No menu apresentado, toque em Reiniciar. O dispositivo reinicia automaticamente.
- Certifique-se de que subscreveu um serviço de Internet através de uma rede móvel. Contacte o seu operador de rede para obter informações detalhadas.
- Desloque-se para outra área e volte a tentar. Em áreas com má receção onde possam existir problemas com a estação base do seu fornecedor de rede, pode perder a ligação de dados móveis e, por conseguinte, necessitar de se deslocar para uma área diferente.
- Quando utiliza o seu dispositivo em movimento, pode perder a sua ligação de dados móveis devido a problemas com a rede do seu fornecedor de rede.
- Defina manualmente o seu dispositivo para utilizar apenas uma rede WCDMA (3G) ou GSM (2G). O seu dispositivo está definido para selecionar automaticamente a rede mais rápida disponível. Se a força do sinal da rede mais rápida for instável, o dispositivo pode alternar repetidamente entre redes móveis. Sempre que o dispositivo muda de rede, a ligação é desativada. Se definir o seu dispositivo para utilizar apenas uma rede WCDMA (3G) ou GSM (2G), tenha em atenção que pode demorar alguns minutos até o seu dispositivo se ligar à rede selecionada.
Selecionar um modo de rede
- Localize e toque em Definições > Rede e Internet > Rede móvel.
- Se estiver a utilizar dois cartões SIM, selecione um cartão SIM.
- Toque em Tipo de rede preferido e, em seguida, selecione um modo de rede. Pode localizar o item em Avançadas.
- Se nenhuma das soluções mencionadas resolveu o problema, experimente estas ações de forma sequencial. Após a primeira ação, verifique se o problema foi resolvido antes de tentar a seguinte.
- Atualize o seu dispositivo para garantir que tem o melhor desempenho e as melhorias mais recentes.
- Faça uma reposição dos dados de fábrica. Por vezes, esta é a melhor solução se o seu dispositivo deixar de funcionar corretamente, mas tenha em atenção que irá eliminar todos os conteúdos pessoais guardados na memória interna do seu dispositivo. Certifique-se de que faz uma cópia de segurança dos dados que pretende manter.
Fazer uma cópia de segurança dos seus dados utilizando um computador
- Desbloqueie o ecrã do seu dispositivo e ligue o dispositivo ao computador utilizando um cabo USB.
- No computador, selecione os ficheiros a incluir na cópia de segurança e, em seguida, copie e cole, ou arraste e largue, os ficheiros para uma localização no seu PC.
Fazer cópias de segurança e sincronizar aplicações, definições do telemóvel e o histórico de chamadas
- Localize e toque em Definições > Sistema > Cópia de segurança. Pode localizar o item em Avançadas.
- Toque no comutador para ativar a função. Será efetuada automaticamente uma cópia de segurança dos dados de aplicações, das definições do dispositivo e do histórico de chamadas.
Nota
Também pode ativar a cópia de segurança no menu de definições do Google Drive. Pode sincronizar automaticamente os dados de aplicações, as definições do dispositivo e o histórico de chamadas ao iniciar sessão na conta Google utilizada para sincronizar dados no seu dispositivo antigo. Quando ligar o seu novo dispositivo pela primeira vez, inicie sessão na conta Google durante o assistente de configuração.
Efetuar uma reposição dos dados de fábrica (Android 11/Android 10)
Nota
Para evitar danos permanentes no seu dispositivo, não interrompa um procedimento de reposição dos dados de fábrica.
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do seu dispositivo num cartão de memória ou noutra memória externa. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Localize e toque em Definições > Sistema > Opções de reposição. Pode localizar o item em Avançadas.
- Toque em Eliminar todos os dados (reposição de fábrica) > Eliminar todos os dados
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Eliminar todos os dados.
Sugestão
O seu dispositivo não reverte para uma versão anterior do software Android ao fazer uma reposição dos dados de fábrica.
Efetuar uma reposição dos dados de fábrica (Android 9)
Nota
Para evitar danos permanentes no seu dispositivo, não interrompa um procedimento de reposição dos dados de fábrica.
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do seu dispositivo num cartão de memória ou noutra memória externa. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Localize e toque em Definições > Sistema > Opções de reposição. Pode localizar o item em Avançadas.
- Toque em Eliminar todos os dados (reposição de fábrica) > Repor telemóvel.
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Eliminar tudo.
Sugestão
O seu dispositivo não reverte para uma versão anterior do software Android ao fazer uma reposição dos dados de fábrica.
Efetuar uma reposição dos dados de fábrica (Android 8)
Nota
Para evitar danos permanentes no seu dispositivo, não interrompa um procedimento de reposição dos dados de fábrica.
- Faça uma cópia de segurança de quaisquer dados importantes guardados na memória interna do seu dispositivo num cartão de memória ou noutra memória externa. Se tiver quaisquer ficheiros encriptados armazenados num cartão SD, deve também remover a encriptação para garantir que mantém o acesso aos ficheiros após a reposição.
- Localize e toque em Definições > Sistema > Repor.
- Toque em Reposição dos dados de fábrica > Repor telemóvel.
- Se necessário, desenhe o padrão de desbloqueio do ecrã ou introduza a palavra-passe ou PIN de desbloqueio do ecrã para continuar.
- Para confirmar, toque em Eliminar tudo.
Sugestão
O seu dispositivo não reverte para uma versão anterior do software Android ao fazer uma reposição dos dados de fábrica.