O ecrã tátil não está a funcionar corretamente
Pode experimentar várias soluções caso o ecrã tátil esteja excessivamente sensível, a funcionar sozinho, sem responder ou com pouca sensibilidade.
- O desempenho do ecrã tátil pode ser afetado pela sujidade, pelo calor ou pela utilização de capas do dispositivo ou protetores de ecrã.
- Se tiver aplicado um protetor de ecrã no seu dispositivo, certifique-se de que está corretamente instalado e que não existem bolhas de ar, sujidade ou humidade sob o protetor de ecrã.
- Remova qualquer bolsa ou capa de proteção do dispositivo para confirmar que não está a interferir com o ecrã tátil.
- Limpe o ecrã tátil com um pano limpo e seco para se certificar de que está limpo. Certifique-se de que tem as mãos e os dedos limpos e secos antes de utilizar o ecrã tátil.
- Se o dispositivo ficar demasiado quente, a funcionalidade de toque pode ser afetada. Deixe-o arrefecer e, em seguida, tente utilizar novamente o ecrã tátil.
- Desligue e volte a ligar o dispositivo. Esta ação desliga todas as aplicações em execução e liberta memória, o que por vezes resolve automaticamente o problema.
- Pode forçar o dispositivo a reiniciar ou a desligar quando deixar de responder ou não reiniciar normalmente. Durante um reinício forçado, não são eliminadas definições nem dados pessoais.
Forçar o dispositivo a reiniciar ou desligar
- Se o seu dispositivo suportar o Modo luva, certifique-se de que a funcionalidade está desativada quando não estiver a utilizar luvas.
- Se o problema ocorrer quando o dispositivo estiver a carregar, certifique-se de que está a utilizar um carregador e um cabo USB originais da Sony, especificamente concebidos para carregar o seu dispositivo. Outros carregadores podem ter um impacto negativo na funcionalidade do ecrã tátil.
- Se o seu dispositivo tiver um cartão de memória, retire-o e reinicie o dispositivo. Se a remoção do cartão de memória resolver o problema, o seu cartão SD pode estar danificado. Nesse caso, tem de obter um cartão SD de substituição para o seu dispositivo.
- Utilize o Modo de segurança para verificar se existem aplicações transferidas a causar problemas. No Modo de segurança, o dispositivo arranca apenas com o software e as aplicações já instaladas quando adquiriu o seu dispositivo. Se o desempenho do dispositivo melhorar no Modo de segurança, é provável que uma ou mais das aplicações transferidas após a compra estejam a afetar negativamente o dispositivo. Pode sair do Modo de segurança e reiniciar o dispositivo para desinstalar a aplicação ou as aplicações que suspeita estarem a causar o problema. Se o problema for recente e não tiver a certeza de que a aplicação está a causar o problema, pode começar por desinstalar a aplicação transferida mais recentemente.
Desinstalar uma aplicação no ecrã de aplicações (Android 11/Android 10)
Desinstalar uma aplicação no ecrã de aplicações (Android 9/Android 8)
- Efetue um teste rápido para avaliar a funcionalidade do ecrã tátil no seu dispositivo.
Efetuar um teste utilizando a Assistência
- Atualize o seu dispositivo para garantir que tem o melhor desempenho e as melhorias mais recentes.
- Recomenda-se que faça uma cópia de segurança e sincronize os seus dados importantes com uma conta Google.
- Utilize a aplicação de computador Xperia Companion para efetuar uma reparação do software e repor o seu dispositivo. Tenha em atenção que todos os dados são eliminados do armazenamento interno do seu dispositivo quando efetua uma reparação do software. O conteúdo guardado num cartão SD externo, como por exemplo, fotografias, vídeos e música, não é eliminado.
Fazer uma cópia de segurança dos seus dados utilizando um computador
Reparar o software do dispositivo utilizando o Xperia Companion
- Verifique se o ecrã apresenta algum tipo de danos físicos.