Sugestões de fotografia > Fotografar Paisagens com Céu

    Nível: Principiante

    LIÇÃO 6Fotografar Paisagens com Céu

    Distância focal: 11 mm/número F: 7.1/Velocidade do obturador: 1/30 s

    O céu mostra-nos várias faces todos os dias. Neste capítulo, irá aprender a acabar a sua fotografia do céu como uma "obra de arte" com base na sua própria imagem. Primeiro, defina a câmara para o modo P e, em seguida, siga estes passos para obter a fotografia que pretende.

    Ajuste a cor para reproduzi-la da forma que pretende

    Primeiro, ajuste a cor de acordo com as suas preferências com o equilíbrio de brancos. Os efeitos do equilíbrio de brancos diferem consoante a hora e as condições climatéricas ao fotografar. Experimente cada definição para encontrar a sua cor favorita.
    As seguintes fotografias retratam um céu matinal captado com 3 definições de equilíbrio de brancos diferentes.

    [Luz do dia][Sombra][Incandescente]

    Enquanto a fotografia mais próxima da imagem real é captada com [Luz do dia], selecionar a definição [Sombra] realça o calor da luz do sol. Por outro lado, selecionar a definição [Incandescente] acrescenta uma tonalidade de azul forte e cria um ambiente tipo fantasia.

    Melhorar a profundidade da imagem

    Para além do ajuste da cor, o contraste e o brilho também fazem uma grande diferença no ambiente de uma fotografia. O contraste pode ser ajustado com o Estilo criativo.
    Por exemplo, se pretender melhorar a profundidade e a instabilidade do céu, apresentando as nuvens de forma nítida, tal como na fotografia [1] abaixo, recomenda-se a opção [Paisagem]. Esta definição melhora o contraste e a profundidade na fotografia. Por outro lado, se pretender apresentar um céu de inverno com um aspeto tranquilo, como na fotografia [2], selecione a definição [Padrão] e reduza os valores de "Saturação" e "Contraste" nas definições da opção.

    [1] [Paisagem] [2] Saturação [Padrão]: -2

    Por último, experimente alterar o brilho. O brilho pode ser ajustado com a compensação de exposição.
    No exemplo abaixo, a exposição foi ajustada para o lado - para apresentar a cor de forma mais nítida e melhorar o contraste. Uma vez que o nível adequado de compensação de exposição varia consoante as condições do céu e a preferência pessoal, capte várias fotografias com diferentes níveis.

    Compensação de exposição: 0 Compensação de exposição: -1

    Ajustar a exposição para o lado - aprofundou a cor do céu e conferiu uma profundidade melhorada à fotografia.
    Ao contrário, ajustar para o lado + é eficaz se pretender um acabamento mais suave com um contraste mais baixo.

    Utilize estas 3 funções - equilíbrio de brancos, Estilo criativo e exposição - para acabar o seu trabalho como pretende.

    Experimentar filtros polarizadores circulares

    Se utilizar um filtro polarizador circular, a luz refletida no ar pode ser eliminada, para que o céu azul e as folhas verdes possam ser apresentados de forma mais viva. Também suprime reflexos da superfície da água ou de vidro.

    Sem o filtro Com o filtro

    VF-xxCPAM2

    Este filtro polarizador circular suprime reflexos indesejados de vidro e água, conferindo às fotografias um aspeto mais profissional. Também inclui o revestimento Carl Zeiss T* para reduzir brilhos e efeitos fantasma.