ID do artigo : 00193612 / Última modificação : 17-05-2018

Como mudar o DNS (Servidor de Nome de Domínio) predefinido para um DNS Público num televisor BRAVIA?

    AVISO: A utilização de DNS públicos melhora a velocidade de encaminhamento da Internet e ajuda a resolver este problema. No entanto, anote o DNS standard para referência posterior caso o DNS público não funcionar na rede ou a ligação de rede ser mais lenta ou instável.

    Um servidor DNS primário e secundário é atribuído automaticamente pelo seu fornecedor do serviço de Internet (ISP). Se suspeitar que o servidor DNS não é fiável ou não está a funcionar corretamente, é possível escolher um servidor DNS público seguindo os passos abaixo.

    1. No telecomando fornecido, prima o botão HOME.
    2. Selecione Definições.
    3. Selecione Rede.
    4. Selecione Network Settings/Set-up (Definições de rede/configuração).
    5. Selecione Configurar a ligação de rede.
    6. Selecione Personalizado/Avançado.
    7. Selecione Wired/Wireless Set-up (Configuração com fios/sem fios). Em Wireless Setup (Configuração sem fios), ligue o televisor à rede sem fios procurando a rede ou utilizando a função WPS, consoante o router. Para uma configuração sem fios segura, é necessário introduzir a chave de segurança da rede antes de ser apresentado o ecrã Endereço IP e Servidor Proxy.
    8. Selecione a definição Endereço IP manual.
    9. Mantenha o Endereço IP conforme está ou altere o endereço IP manualmente e introduza o DNS segundo os seguintes endereços DNS públicos: 8.8.8.8 para DNS Primário e 8.8.4.4 para DNS Secundário.
    10. Selecione NO (NÃO) se lhe for perguntado se pretende utilizar um servidor proxy.
    11. Selecione Save and Connect (Guardar e ligar) para estabelecer uma ligação de rede.

    Nota: Caso a ligação à Internet fique mais lenta ou instável, é possível encontrar outros servidores DNS públicos procurando na Internet.