Como voltar à versão anterior do Windows após a instalação do Windows 10.
O Windows 10 inclui a funcionalidade Go Back (Voltar) que oferece um período de 30 dias para voltar à versão anterior do Windows (Windows 7 ou Windows 8.1), ou uma compilação anterior do Windows 10, se precisar ou quiser fazê-lo após a atualização.
IMPORTANTE:
- Só pode efetuar esta operação nos primeiros 30 dias após a atualização para o Windows 10.
- Só pode reverter para uma versão anterior do Windows caso tenha instalado o Windows 10 como uma atualização a partir do Windows 7 ou do Windows 8.1. As instalações completas de "origem" do Windows 10 só permitem reverter para compilações anteriores do Windows 10.
- Se utilizava uma palavra-passe para iniciar sessão no Windows 7 ou 8.1, certifique-se de que se lembra da mesma.
- Se não criou uma cópia de segurança antes de atualizar para o Windows 10, recomendamos vivamente que o faça antes de iniciar o processo de mudança para uma versão anterior.
- As aplicações instaladas (ou removidas) após a atualização para o Windows 10 terão de ser reinstaladas.
- Quaisquer alterações de sistema ou às definições efetuadas no computador após a atualização para o Windows 10 perder-se-ão.
- Caso se tenha deparado com um problema de falta de espaço no disco e utilizou um dispositivo de armazenamento USB externo para concluir a atualização original para o Windows 10, terá de utilizar o mesmo dispositivo de armazenamento USB para efetuar o procedimento Go back (Voltar).
- comece por abrir o menu Start (Iniciar) e selecione Settings
(Definições) - no menu Settings (Definições), selecione Update & security
(Atualizar e segurança) - selecione Recovery (Recuperação) no painel esquerdo Verá 3 opções:
- Reset this PC (Repor este PC): elimine tudo e reinstale o Windows 10
- Go back to [your previous version of Windows] (Voltar ao [versão anterior do Windows): restaura a versão anterior do Windows
- Advanced Startup (Arranque avançado): aqui, pode alterar as definições de arranque do PC, restaurar o Windows a partir de uma imagem de sistema, efetuar o arranque a partir de um disco ou dispositivo USB, etc.
- selecione Get Started (Começar) em Go back to [your previous version of Windows] (Voltar ao [versão anterior do Windows]. A Microsoft pedir-lhe-á para dar a sua opinião sobre o Windows 10
- siga as instruções apresentadas no ecrã e selecione Go back to Windows 7/8.1 (Voltar aos Windows 7/8.1)
AVISO: existe um risco de perda de dados. Não desligue o computador nem retire a ficha da tomada de parede durante o processo de mudança para a versão anterior.
O processo de reversão será iniciado. O tempo necessário para a conclusão do processo dependerá dos dados armazenados no computador, do desempenho do hardware, etc. Poderá demorar entre 10 minutos e diversas horas.
NOTA: decorrido o período de 30 dias, a funcionalidade Go Back (Voltar) deixará de aparecer no ecrã Update & security (Atualizar e segurança).
Concluída a reversão, o PC será reiniciado automaticamente e a versão anterior do Windows será carregada.
IMPORTANTE: a funcionalidade Go back (Voltar) poderá falhar caso ocorra uma das seguintes situações:
- a bateria do computador ficar fraca. O computador tem de estar ligado à corrente doméstica
- foi efetuado um procedimento de atualização
- foi efetuado um procedimento de reposição
- o diretório de limpeza do disco (windows.old ou .~bt) foi editado
- os ficheiros foram eliminados manualmente dos diretórios windows.old ou .~bt, ou os próprios diretórios foram eliminados
- foi adicionada uma nova conta de utilizador (promoção da conta local a Conta Microsoft não disponível)
Se a funcionalidade Go Back (Voltar) não estiver disponível, terá de efetuar uma recuperação do sistema .