Como medir e melhorar a potência de receção do sinal de televisão
Um dos motivos possíveis para a inexistência ou interrupção de vídeo e/ou áudio é a fraqueza do sinal de transmissão, tipicamente devido a um cabo da antena quebrado ou avariado, mau posicionamento da antena de satélite ou interferência de outros dispositivos. Para melhorar o sinal de transmissão, é necessário alterar a configuração do equipamento de sintonização.
Como medir a intensidade do sinal
Como resolver problemas relacionados com fraqueza do sinal
3. Problemas de satéliteComo medir a intensidade do sinal
IMPORTANTE: Ao utilizar um descodificador, é necessário verificar através do menu do descodificador e não através do menu do televisor da Sony. Para obter mais detalhes, consulte o manual do utilizador do descodificador.
NOTA: As capturas de ecrã do seu modelo de televisor específico podem ser diferentes das existentes no artigo abaixo.
1. Configuração digital
1. No telecomando, prima OPTIONS (Opções)
2. Percorra até Informações do Sistema. Confirme premindo em Enter
NOTAS:
- Em alternativa, pode aceder ao ecrã de Informações do Sistema premindo em [HOME] > [Definições] > [Product or Customer Support] (Assistência ao produto ou cliente) > [Informações do Sistema] > prima o botão verde (dos quatro botões coloridos (vermelho/verde/amarelo/azul) situados no meio do telecomando)
- Consoante o nome do modelo, pode não ser necessário premir o botão verde
- Alguns televisores mais antigos não dispõem de uma barra de medição de qualidade
3. É apresentado um ecrã de Informações do Sistema detalhado. As barras de qualidade/intensidade do sinal são apresentadas na parte inferior
Televisor Android da Sony:
- Prima o botão HOME, selecione [Ajuda] > [Diagnóstico de sinal]
Quando é que a intensidade do sinal é suficiente?
Idealmente, a barra alcança a área verde
- Apenas vê uma barra VERMELHA: A qualidade do sinal é fraca. Provavelmente reparou em vários problemas de vídeo e de áudio graves, enquanto alguns canais e serviços não estão disponíveis de tempos a tempos ou permanentemente. Tente melhorá-la seguindo as indicações em "Como resolver problemas relacionados com fraqueza do sinal" mais abaixo neste artigo
- Também vê a barra LARANJA: A qualidade do sinal é aceitável, mas recomenda-se que a melhore. Caso contrário, poderá ser esporadicamente confrontado com ruído de imagem, cortes de áudio ou problemas com o guia eletrónico de programas
- Também vê a barra VERDE: A qualidade do sinal é excelente. Não deverá encontrar qualquer problema com os canais ou os serviços
2. Configuração analógica
1. No telecomando, clique no botão HOME > navegue até [Definições] > selecione [Configuração analógica]
2. Percorra até [Predefinição programação manual]
3. Verá a barra de nível de sinal na parte inferior.
- Barra VERMELHA: A qualidade do sinal é (demasiado) fraca. Tente melhorá-la seguindo as indicações em "Como resolver problemas relacionados com fraqueza do sinal" mais abaixo neste artigo
- Barra LARANJA: A qualidade do sinal é aceitável, mas recomenda-se que a melhore. Caso contrário, a imagem pode ter ruído. Assim que seja apresentada, pelo menos, metade da barra laranja, o sinal deve ser aceitável
- Também vê a barra VERDE: A qualidade do sinal é excelente, tendo em conta as limitações da transmissão analógica
Como resolver problemas relacionados com fraqueza do sinal
1. Problemas terrestres
Para otimizar o sinal terrestre (analógico), pondere as medidas abaixo consoante o problema que está a enfrentar.
1-1. Sinal fraco/ruído na imagem/som distorcido
- Certifique-se de que a antena do televisor está montada no exterior num local suficientemente alto
- Confirme se a antena do televisor está em boas condições e direcionada para o melhor transmissor local
- A antena do televisor poderá estar quebrada, desalinhada ou ter ligações corroídas. Se for possível, verifique outro televisor (por exemplo, o de um vizinho) ligado a uma antena diferente
- Mantenha a antena e o respetivo cabo afastados de outros cabos ligados
- Não utilize um cabo de antena desnecessariamente comprido
- Verifique se todos os cabos estão bem ligados. Tente cabos diferentes do mesmo tipo e substitua quaisquer cabos avariados
- Certifique-se de que está a utilizar cabos e divisores de alta qualidade, para que estes não enfraqueçam o sinal. A maioria dos problemas de receção são causados pela utilização de cabos de antena quebrados ou de fraca qualidade
- Insira o cabo da antena diretamente no televisor ao testar a receção para reduzir a possibilidade de sinais enfraquecidos causados pelo divisor ou outros dispositivos
- Se utilizar um cabo relativamente comprido, pode utilizar um amplificador de antena externo e de baixo ruído
- Poderá ser necessário sintonizar novamente os canais
- Tente melhorar a receção desligando ou ligando o LNA
O LNA está disponível nas definições digitais: -
- Prima o botão HOME no telecomando
- Aceda a: [Definições], e selecione [Definições / Definições do Sistema / Configuração] > [Channel Set-up] (Configuração de canais) > selecione [Digital Set-up] (Configuração digital) > selecione [Digital Tuning] (Sintonização digital) > [LNA]. (Esta opção pode não estar disponível consoante o modelo/situação/região/país)
- Altere o ângulo da antena e verifique se a imagem melhorou. Uma pequena alteração pode resultar em melhorias significativas.
Sem qualquer melhoria? Contacte o operador para que a antena e as ligações sejam verificadas quanto a avarias por um instalador de antenas profissional. Poderá necessitar de uma antena de maior desempenho ou de um amplificador para amplificar o sinal.
1-2. Padrões / pontos / perda de cor / zumbidos / estalidos / padrão de espinha de peixe
- Estes sintomas são tipicamente causados por uma interferência elétrica de aparelhos domésticos, interruptores e computadores em casa ou de um vizinho nas proximidades. A causa mais comum é uma avaria numa caldeira ou num termóstato de aquecimento central, que pode resultar em impulsos regulares de interferência, por exemplo, durante 10 segundos a cada 20 minutos.
- Por vezes, o equipamento elétrico de alta tensão no exterior da casa pode causar interferência.
- Se tiver um monitor de bebé ou um telefone sem fios, certifique-se de que não está próximo do televisor.
- Se tiver aparelhos como um leitor ou gravador de vídeo ou DVD/BD e a antena estiver ligado a estes aparelhos, desligue os aparelhos do televisor e ligue o cabo da antena diretamente ao televisor. Esta ação mostrará se o equipamento está a causar a interferência. Se tiver várias unidades ligadas, volte a ligar cada uma individualmente até encontrar a que está a causar o problema.
1-3. Barras lisas e uniformemente espaçadas na horizontal
- Isto é sinal de interferência entre canais e ocorre quando a pressão de ar elevada (que traz o bom tempo) permite que os sinais alcancem áreas que normalmente não alcançariam. Isto pode causar o enfraquecimento do sinal em áreas de baixa altitude. Não existe solução para este problema. A receção apenas melhorará quando o tempo mudar.
- Se a receção do televisor piorar durante chuvas fortes e se mantiver fraca quando parar de chover, pode ter entrado água na antena ou no cabo que desce da mesma.
2. Problemas da rede de cabos
Em caso de problemas, pode ser necessário sintonizar novamente os canais.
- Mantenha a antena e o respetivo cabo afastados de outros cabos ligados
- Não utilize um cabo de antena desnecessariamente comprido
- Verifique se todos os cabos estão bem ligados. Tente cabos diferentes do mesmo tipo e substitua os cabos avariados
- Certifique-se de que está a utilizar cabos e divisores de alta qualidade, para que estes não enfraqueçam o sinal. A maioria dos problemas de receção são causados pela utilização de cabos de antena quebrados ou de fraca qualidade
- Insira o cabo da antena diretamente no televisor ao testar a receção para reduzir a possibilidade de sinais enfraquecidos causados pelo divisor ou outros dispositivos
- Tente melhorar a receção desligando ou ligando o LNA
O LNA está disponível nas definições digitais: -
- Prima o botão HOME no telecomando
- Aceda a: [Definições], e selecione [Definições / Definições do Sistema / Configuração] > [Channel Set-up] (Configuração de canais) > selecione [Digital Set-up] (Configuração digital) > selecione [Digital Tuning] (Sintonização digital) > [LNA]. (Esta opção pode não estar disponível consoante o modelo/situação/região/país)
- Se utilizar um cabo relativamente comprido, pode utilizar um amplificador de antena externo e de baixo ruído
- Poderá ser necessário sintonizar novamente os canais
- Caso esteja a receber sinal de cabo analógico, selecione: [Home] > [Definições] > [Definições / Definições do Sistema / Configuração] > selecione [Channel Set-up] (Configuração de canais) > [Analog Set-up] (Configuração analógica) > escolha [Sintonia automática] e selecione [OK] para iniciar a sintonização.
- Caso esteja a receber sinal de cabo digital. Se todos os canais / serviços da sua região estiverem indisponíveis, pode dever-se a uma frequência inicial / ID de rede incorreta para a sua região. As definições de frequência e ID de rede estão predefinidas para Auto. Se enfrentar este problema, altere a definição Auto para Manual e introduza os dados corretos. Contacte o fornecedor de serviço por cabo para adquirir estes dados
1. Para aceder ao ecrã de sintonização, prima HOME no telecomando e navegue para: [Definições] > selecione [Definições / Definições do Sistema/Configuração] > [Channel Set-up] (Configuração de canais) > [Digital Set-up] (Configuração analógica) > [Digital Tuning] (Sintonização digital) > Sintonia digital automática (em alguns modelos, é necessário destacar primeiro o ícone da chave) > selecione [Sim] se for necessário confirmar > selecione [Cable TV] (Televisão por cabo) selecione o operador, se for apresentado > tipo de pesquisa [Pesquisa Rápida]
2. É agora possível preencher a frequência e a ID da rede manualmente
3. Selecione Iniciar para começar a pesquisa
3. Problemas de satélite
Em caso de problemas com receção de satélite, pondere as seguintes considerações.
- A antena parabólica ou o LNB (o dispositivo montado no braço preso à antena parabólica) podem estar desalinhados. Contacte o fornecedor de televisão por satélite para obter as coordenadas corretas
- As chuvas fortes podem causar uma perda temporária de todos os serviços por satélite. Os serviços devem voltar ao normal assim que a tempestade passar
O problema não foi resolvido? Volte a sintonizar o televisor (manual para uma antena de satélite)
Ainda não encontrou solução? Contacte a Sony para obter assistência clicando em Support > Contact us (Assistência > Contacte-nos) no website de Assistência da Sony.